QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

sábado, 2 de março de 2013

ESTUDO DE CASO ONLINE

Após a leitura dos textos disponibilizados pela revista Época na web, reflita e preencha os componentes de estudo.


Componentes de estudo:

Área de estudo:
Problemas ambientais diagnosticados:
Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais:
Ações já realizadas acerca do diagnóstico:
Possíveis soluções de prevenção:
Possíveis soluções de correção:

Bom trabalho!

ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM QUÍMICA

Leia o texto “Estratégias de estudo em química” da autora Cindy Arem. No texto são trabalhadas sugestões para os estudantes estudarem e aprenderem de forma significativa. O termo interdisciplinaridade é muito importante aos conceitos estudados em química. A interdisciplinaridade busca romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes.
Reflita: Qual a relação entre a interdisciplinaridade e o texto disponibilizado? Qual a importância deste conceito nos estudos da química?
Bons estudos!

ALQUIMIANDO A QUÍMICA

Leia o artigo “Alquimiando a química” de Attico I. Chassot. Disponível em:
Neste artigo, o autor descreve que o domínio do fogo foi um dos primeiros conhecimentos ligados à química, adquirido pelo homem primitivo. Era uma tarefa que provavelmente se lhe apresentava como algo muito perigoso e difícil, associada que era a seres ou forças sobre-humanas e, por conseguinte, ao culto místico e religioso. Parece indiscutível que dessa descoberta vieram importantes benefícios relacionados à melhoria da qualidade de vida.
Agora é a sua vez: após a leitura do artigo, faça uma busca das principais descobertas no campo da química. Sua atividade é selecionar uma importante descoberta, o ano e a quem foi atribuída.
Bom trabalho!