QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

domingo, 7 de julho de 2013

O ambiente modificado

A ação do homem sobre o ambiente produziu e produz transformações em todo o planeta. O homem elimina a vegetação original para produzir alimentos. As alterações são ainda mais intensas quando passa de uma agricultura de subsistência para uma agricultura comercial. O processo de modernização do campo, com o uso de máquinas, fertilizantes e agrotóxicos, acelera essas alterações. Quando usados de forma incorreta, esses produtos trazem danos ao ambiente. Nas cidades, as transformações vão ser mais intensas do que no campo. Essas transformações e o próprio funcionamento das cidades trazem, muitas vezes, problemas ambientais, como a poluição do ar e da água e o acúmulo de detritos, como o lixo residencial ou industrial. Escreva sobre suas reflexões acerca das alterações de origem antrópica. 
Fonte: Telecurso2000



A qualidade de nossas escolhas

A qualidade da alimentação das pessoas mudou muito. O consumo excessivo de gorduras animais e de proteínas, o crescente consumo de produtos químicos (aditivos) presentes nos alimentos industrializados e, por fim, o excesso de calorias, são condições que facilitam o aparecimento de muitas doenças crônicas não transmissíveis.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd10_03b.pdf

(Acidulante, regulador de acidez, antiespumante, antioxidante, aromatizante, corante, conservador, emulsificante, espessante, estabilizante, realçador de sabor, espumante, umectante, sequestrante, antiumectante, antiaglutinante).
Reflita e escreva acerca de suas escolhas diárias.



Interação e consumo

A natureza trabalha em ciclos – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com a ação de milhões de micro-organismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando os nu¬trientes que vão alimentar outras formas de vida.
Até o início do século passado, o lixo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos – reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema, a sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matérias-primas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. Como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.
Fonte: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005.

Quais os resultados da sua investigação acerca de itens como embalagens e produção de lixo?

Condições básicas

O conceito de desenvolvimento que nos orienta é o de Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS), criado em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tal conceito sustenta que é preciso perseguir o desenvolvimento das pessoas, para as pessoas e pelas pessoas. Essa orientação teve como consequência a criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que visa medir o desenvolvimento a partir da realização de três dimensões relativas à vida humana: longevidade, que envolve o acesso à alimentação adequada, abrigo, saneamento básico e saúde; condição de acesso à educação e ao conhecimento; e condição de acesso a uma renda suficiente para uma vida digna. O IDH visa verificar, portanto, em que medida o crescimento econômico de um país resulta em bem-estar e qualidade de vida da população. Temas como água e tratamento de água, saneamento básico, poluição e seus tipos são importantes para entender como manter as condições básicas da vida.

Fonte: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, Ministério da Educação, 2006.

Quais as suas reflexões acerca das condições básicas da vida?