QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

sábado, 2 de março de 2013

ALQUIMIANDO A QUÍMICA

Leia o artigo “Alquimiando a química” de Attico I. Chassot. Disponível em:
Neste artigo, o autor descreve que o domínio do fogo foi um dos primeiros conhecimentos ligados à química, adquirido pelo homem primitivo. Era uma tarefa que provavelmente se lhe apresentava como algo muito perigoso e difícil, associada que era a seres ou forças sobre-humanas e, por conseguinte, ao culto místico e religioso. Parece indiscutível que dessa descoberta vieram importantes benefícios relacionados à melhoria da qualidade de vida.
Agora é a sua vez: após a leitura do artigo, faça uma busca das principais descobertas no campo da química. Sua atividade é selecionar uma importante descoberta, o ano e a quem foi atribuída.
Bom trabalho!

22 comentários:

  1. Um grupo de cientistas alemães e norte-americanos sintetizaram o Ferro VI (6 elétrons que o íon deve perder ou ganhar para ficar estável). Essa descoberta abre caminho para criação de novos compostos bem diferentes, para uso tanto na indústria quanto na biomedicina.

    Para ver o artigo na integra, segue o link: https://www-ssrl.slac.stanford.edu/research/highlights_archive/fevi.pdf

    Cientistas: J. F. Berry, E. Bill, E. Bothe, S. DeBeer George, B. Mienert, B. F. Neese, K. Wieghardt.

    Ano: 2006

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Diego! Os autores escreveram em 30 de junho de 2006 na revista Science, então a descoberta deve ter sido ali por 2005...será? Vamos pesquisar!

    ResponderExcluir
  3. Existe um artigo da usp que discute alquimia: ciência ou seita. O artigo é muito bom, vale apena ler!
    http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_25/alquimia.html

    ResponderExcluir
  4. Mecanoquímica: uma nova ferramenta para a química verde

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mecanoquimica&id=010160121203

    Bibliografia:

    Real-time and in situ monitoring of mechanochemical milling reactions
    Tomislav Friscic, Ivan Halasz, Patrick J. Beldon, Ana M. Belenguer, Frank Adams, Simon A.J. Kimber, Veijo Honkimäki, Robert E. Dinnebier
    Nature Chemistry
    Vol.: Published online
    DOI: 10.1038/nchem.1505

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski

    ResponderExcluir
  5. Em busca das principais descobertas da Química, encontram-se os Fulerenos que em 1985, Harold W. Kroto, Robert F.Curl e Richard E. Smalley, relataram a descoberta de mais uma forma alotrópica de carbono, sendo a primeira molecular: o Buckminsterfulereno ou Fulerenos (C60). Uma nova classe de compostos de carbono com uma estrutura tipo gaiola. Isto leva à descoberta de estruturas semelhantes tube-like de carbono. As moléculas são compostas inteiramente de carbono e assumir a forma de uma esfera oca, elipsóide, tubo ou um anel. Nomeado para Richard Buckminster Fuller, o arquiteto que criou o domo geodésico, são às vezes chamados de "buckyballs" ou "buckytubes".
    Entretanto, suas propriedades vêm sendo estudadas utilizando uma enorme gama de técnicas, e algumas futuras aplicações vêm sendo vislumbradas, como por exemplo na área de materiais.

    Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/atual.pdf

    Thays Karoline Andrioli EGQ 131

    ResponderExcluir
  6. Maria Gabriela Souza da Silva3 de março de 2013 às 08:41

    Um forte descobrimento que envolve química é do bronze, que é uma liga metálica homogênea composta pela mistura de cobre e estanho. Datada de mais de 3000 anos atrás, está e uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade, e a importância de sua descoberta foi tamanha que o período ficou conhecido como Idade do Bronze.

    ResponderExcluir
  7. A radiação foi uma das grandes descobertas da química que contribui e continua contribuindo de forma muito importante para o ser humano, uma vez que através da radiação podemos obter a energia nuclear. Tudo começou quando Henri Bacquererl percebeu que o urânio emitia uma radiação penetrante, mas o mesmo o interpretou como um fenômeno de fosforescência invisível. Bacquerel seguiu a ideia de Poincaré que dizia que alguns materiais luminescentes talvez emitissem raios X. Desta forma Bacquerel assim como outros pesquisadores da época, descreveu fenômenos inexistentes atribuindo à radiação do urânio propriedades como reflexão regular, refração, polarização e aumento de intensidade quando estimulado a luz. Somente a partir de 1898 começou a desenvolver o estudo da radiação, fazendo assim as correções nos estudos de Bacquerel, com a descobertas de outros elementos (além do urânio) que emitiam radiações penetrantes e a própria formulação do conceito de "radioatividade"por Marie Curie e Pierre Curie, que em seus estudos, isolando materiais radioativos descobriu os elementos Polônio e o Rádio. Porém foi em 1899 que começou a ser esclarecida a natureza das próprias radiações emitidas pelos corpos radioativos, mostrando-se que não se tratava de raios X. E em 1902-1903 finalmente foi formulada a teoria da transformação radioativa por Rutherford e Soddy. Os raios alfa, beta e gama foram descobertos através de estudos ao longo dos anos.

    Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s02.html

    Este documentário da BBC de 45 minutos sobre as Grandes descobertas da química é muito interessante, pois aborda as principais descobertas realizadas ao longo da história. Vale a pena assistir!
    Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=15lAbXGuC-U


    Kerolyn Luana Holek EGQ 131

    ResponderExcluir
  8. Eduarda Cani de Souza3 de março de 2013 às 15:44

    Em 1869, o químico russo Dmitri Mendeleev apresentou para a Sociedade Química da Rússia a sua Tabela periódica. Baseado em experimentos que mediam as propriedades químicas dos elementos conhecidos, ele os classificou em forma de tabela. A tabela de Mendeleev ainda previa a existência de novos elementos que foram descobertos posteriormente. O link abaixo é de um artigo retratando os marcos da história da tabela periódica, muito interessante.
    http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0249-3.pdf

    ResponderExcluir
  9. As 13 maiores descobertas da Química, de acordo com a Discovery Channel:

    Oxigênio (1770)
    Teoria atômica (1808)
    Combine átomos em moléculas (1811 em diante)
    Síntese de uréia (1828)
    Estrutura química (1850)
    Tabela Periódica dos Elementos (1860 - 1870)
    Transforma energia elétrica Chemicals (1807 - 1810)
    O Electron (1897)
    Elétrons para Obrigações de Química (1913 em diante)
    Átomos têm assinaturas da Luz (1850)
    Radioatividade (1890 - 1900)
    Plásticos (1869 e 1900)
    Fulerenos (1985)

    Disponível em:http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2011/07/confira-quais-foram-as-13-maiores.html

    ResponderExcluir
  10. As 13 maiores descobertas da Química, de acordo com a Discovery Channel:

    Oxigênio (1770)
    Teoria atômica (1808)
    Combine átomos em moléculas (1811 em diante)
    Síntese de uréia (1828)
    Estrutura química (1850)
    Tabela Periódica dos Elementos (1860 - 1870)
    Transforma energia elétrica Chemicals (1807 - 1810)
    O Electron (1897)
    Elétrons para Obrigações de Química (1913 em diante)
    Átomos têm assinaturas da Luz (1850)
    Radioatividade (1890 - 1900)
    Plásticos (1869 e 1900)
    Fulerenos (1985)

    Disponível em:http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2011/07/confira-quais-foram-as-13-maiores.html

    Bárbara Hoffman

    ResponderExcluir
  11. Antoine Lavoisier descobriu que a combustão de uma matéria só acontece com o oxigênio (elemento que identificou e classificou), derrubando a teoria do alemão Stahl. Junto com Claude-Louis Berthollet, publicou o estudo "Método de Nomenclatura Química", propondo uma reforma na linguagem da química. Desvendou a composição química da água: dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Além disso, com o clássico “Tratado Elementar da Química”, separou definitivamente a química da alquimia. A sua mania de sempre pesar na balança tudo o que analisava levou-o a descobrir que a soma das massas dos reagentes é igual à massa do produto de uma reação e criar a Lei de Conservação das Massas. A famosa frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” é a definição do químico francês para sua teoria de conservação da matéria.

    Disponível em:
    http://www.cientistadidatico.com.br/2012/04/grandes-descobertas-da-quimica.html

    Regina Guimarães - EGQ331

    ResponderExcluir
  12. A descoberta da existência do elétron foi um acontecimento que revolucionou tanto a química quanto a física. Atualmente sabemos que o elétron é uma partícula que possui carga negativa e que ele pode ser encontrado nos átomos que constituem toda e qualquer substância. Essa descoberta deu-se no final do século XIX e foi resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo físico J. J. Thomson em conjunto com uma serie de pesquisas em vários locais do mundo por vários séculos. A descoberta do elétron não apenas acrescentou e muito a área do conhecimento como também modificou a vida das pessoas. Um exemplo é a energia elétrica, que se deve à descoberta desta partícula e à sua correta manipulação. Em vários ramos do conhecimento humano esta partícula está envolvida, como no meio ambiente e no combate a poluição industrial.

    Disponivel em: http://cienciaehumanidade.blogspot.com.br/2010/01/descobreta-do-eletron.html

    http://www.brasilescola.com/fisica/a-descoberta-eletron.htm

    Bruna Lopes EGQ 131

    ResponderExcluir
  13. A Academia Real de Ciências da Suécia deu na manhã desta quarta-feira (5) o Nobel de Química ao israelense Daniel Shechtman, 70 anos, do Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa, pela descoberta dos chamados quase-cristais, que têm aplicações experimentais em inúmeras finalidades, dos motores a diesel às frigideiras.
    A pesquisa de Shechtman trouxe uma mudança de paradigma de como os átomos são organizados em materiais sólidos. “Ao contrário da crença prévia de que átomos ficam dentro de cristais em padrões simétricos, Schechtman mostrou que eles poderiam se organizar em um padrão que não se repetia.”
    Nas últimas três décadas, centenas de semicristais foram sintetizados em laboratórios, e, há dois anos, cientistas relataram a inédita descoberta de um semicristal natural, numa amostra russa contendo alumínio, cobre e ferro.
    Schechtman foi comunicado que ganhou o prêmio durante o anúncio, mas ao contrário do costume, a ligação foi particular, e não em viva voz durante a cerimônia. Os organizadores afirmaram que ele ficou extremamento surpreso com a honraria e que já havia desistido de ganhar o Nobel um dia.

    Disponível em:
    http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/nobel-de-quimica-2011-vai-para-descoberta-dos-quasecristais/n1597257248466.html

    Walquiria Teles EGQ 131

    ResponderExcluir
  14. Muitas descobertas foram feitas ao longo dos anos e dentro delas existe uma muito importante que foi a descoberta do átomo, onde isso deu um grande avanço a ciência.
    Teoria atômica (1808)
    John Dalton fornece uma maneira de ligar os átomos invisíveis para quantidades mensuráveis, como o volume de um gás ou massa de um mineral. Sua teoria afirma que os elementos atômicos consistem em partículas minúsculas chamadas átomos. Assim, um elemento puro consiste de átomos idênticos, todos com a mesma massa, e compostos consistem de átomos de diferentes elementos combinados.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A muitas descobertas feitas pela quimica. E muitas ainda sendo pesquisadas e descobertas. Algumas estao nos sites a seguir , mais a que me chama a atencao , e que a quimica e a medicina , trabalharam juntas para descobrirem maneiras de criar produtos biomedicos, orgaos artificiais , que hoje mantem muitas pessoas vivas.

    http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/ciencia/engenharia-quimica-descobertas/
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300008


    Emily Vigolo
    EGQ 331

    ResponderExcluir
  17. Realmente a química esteve presente desde os primórdios terrenos, e acredito que os alquimistas forneceram um bom “gancho” para os químicos historicamente. Porém infelizmente, o novo nem sempre foi bem aceito pela sociedade, alquimistas e depois químicos sofreram e sofrem ainda com o ceticismo, e também com o monopólio do conhecimento, para muitos uma forma de assegurar o poder, onde por inúmeras vezes novas descobertas não foram repassadas por este motivo ou mesmo pela incapacidade de compreensão da mesma. Um assunto a exemplo disto é a fusão a frio citada no texto, que diverge opiniões do porque não ser um estudo mais explorado se a ideia aparenta ser tão promissora e necessária, seria a inviabilidade ou o controle de grandes empresas sobre tal fato? A Fusão a Frio foi descoberta pelos químicos Martin Fleischmann, 62 anos, da Universidade inglesa de Southampton, e seu ex- aluno Stanley Pons, 46, da Universidade americana de Utah, no ano de 1989. Nos links abaixo tem mais informações sobre o assunto.
    http://super.abril.com.br/ciencia/misterio-fusao-frio-439092.shtml
    http://fusaoafrio.com/

    Caroline Rettore Moraes
    EGQ 131

    ResponderExcluir
  18. Oxigênio (1770)
    Joseph Priestley descobre o oxigênio, mais tarde, Antoine Lavoisier esclarece a natureza dos elementos. Priestley produz oxigênio em experimentos e descreve o seu papel em combustão e da respiração. Então, dissolvendo ar fixo na água, ele inventa água gaseificada. Priestley, ignorando a importância de sua descoberta, chama o novo gás "ar deflogisticado". Lavoisier dá oxigênio seu nome e descreve corretamente o seu papel na combustão. Lavoisier, em seguida, trabalha com outros para elaborar uma nomenclatura química, que serve como base do sistema moderno.
    Uma das primeiras experiências conhecidas sobre a relação entre combustão e o ar foi realizada por Philon de Bizâncio, escritor grego do século II a.C., que tinha como um de seus interesses a mecânica. Em sua obra Pneumatica, Philon observou que invertendo um recipiente sobre uma vela acesa e colocando água em torno do gargalo do vaso resultava que um pouco de água subia para o gargalo.[1] Philon supôs erradamente que partes do ar no recipiente foram convertidas em elemento clássico fogo e, portanto, foram capazes de escapar através dos poros do vidro. Muitos séculos mais tarde, Leonardo da Vinci, com base no trabalho de Philon, observou que uma parte do ar é consumida durante a combustão e a respiração.[2]

    No final do século XVII, Robert Boyle provou que o ar é necessário para a combustão. O químico inglês John Mayow refinou este trabalho, mostrando que o fogo requer apenas uma parte do ar, que ele chamou de nitroaereus spiritus ou apenas nitroaereus.[3] Num experimento, ele verificou que a colocação ou de um rato ou de uma vela acesa em um recipiente fechado sobre a água levava a água a subir e substituir um décimo quarto do volume do ar antes de sufocar os objetos da experiência.[4] A partir disso, ele supôs que nitroaereus é consumido tanto na respiração como na combustão.

    Mayow observou que o antimônio aumentava de peso quando aquecido, e inferiu que o nitroaereus deve ter combinado com ele.[3] Também pensava que os pulmões separavam o nitroaereus do ar separada e passavam-no para o sangue e que o calor animal e o movimento dos músculos resultava da reação do nitroaereus com determinadas substâncias no organismo.[3] Relatos dessas e de outras experiências e ideias foram publicadas em 1668 em sua obra Tractatus duo no tratado "De respiratione".[4]

    O elemento oxigênio foi descoberto pelo farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele em 1771, porém o seu trabalho não obteve reconhecimento imediato. Muitos atribuem a Joseph Priestley o seu descobrimento, que ocorreu independentemente em 1 de agosto de 1774.

    Thiane Tais Lando

    ResponderExcluir
  19. Ok pessoal? São apenas essas as descobertas? Vamos lá!
    O vídeo postado pela Kerolyn é muito interessante:
    http://www.youtube.com/watch?v=15lAbXGuC-U

    A Bárbara comentou sobre as descobertas desse vídeo, com exceção dos Nanotubos e Nanotecnologia.

    De qualquer forma vale a pena assistir ao vídeo e a partir dele encontrar novos vídeos e novas descobertas!

    ResponderExcluir
  20. A alquimia não pode ser considerada apenas como práticas da Idade Média e do Renascimento e nem mesmo como o marco inicial da química, afinal a química sempre existiu, só não era explorada corretamente. Por exemplo, a descoberta do fogo, nada mais que uma reação química exotérmica, que, entretanto, foi um marco importantíssimo para a evolução do homem. Acredito que a evolução do homem está diretamente ligada com a evolução da química, pois quanto mais descobertas no ramo químico, mais qualidade de vida. Estamos diretamente ligados com a química, por mais que não tenhamos essa noção, ela faz parte até mesmo de nosso DNA, então é teoricamente impossível dizer quando realmente a química teve início.

    Dolvina.

    ResponderExcluir
  21. 1. Oxigênio (1770)
    Joseph Priestley descobre o oxigênio, mais tarde, Antoine Lavoisier esclarece a natureza dos elementos. Priestley produz oxigênio em experimentos e descreve o seu papel em combustão e da respiração. Então, dissolvendo ar fixo na água, ele inventa água gaseificada. Priestley, ignorando a importância de sua descoberta, chama o novo gás "ar deflogisticado". Lavoisier dá oxigênio seu nome e descreve corretamente o seu papel na combustão. Lavoisier, em seguida, trabalha com outros para elaborar uma nomenclatura química, que serve como base do sistema moderno.
    2. Teoria atômica (1808)
    John Dalton fornece uma maneira de ligar os átomos invisíveis para quantidades mensuráveis, como o volume de um gás ou massa de um mineral. Sua teoria afirma que os elementos atômicos consistem em partículas minúsculas chamadas átomos. Assim, um elemento puro consiste de átomos idênticos, todos com a mesma massa, e compostos consistem de átomos de diferentes elementos combinados.
    3. Combine átomos em moléculas (1811 em diante)
    químico italiano Amedeo Avogadro acha que os átomos em elementos se combinam para formar moléculas. Avogadro propõe que volumes iguais de gases em igualdade de condições de temperatura e pressão contêm números iguais de moléculas.
    4. Síntese de uréia (1828)
    Friedrich Woehler acidentalmente sintetiza uréia a partir de materiais inorgânicos, provando que as substâncias feitas por seres vivos pode ser reproduzido com substâncias não vivas. Até 1828, acreditava-se que as substâncias orgânicas só poderia formar com a ajuda da "força vital" presente em animais e plantas.
    5. Estrutura química (1850)
    Friedrich Kekulé figuras a estrutura química do benzeno, trazendo o estudo da estrutura molecular para a vanguarda da química. Ele escreve que depois de anos estudando a natureza de ligações carbono-carbono, ele veio com a forma do anel da molécula de benzeno após sonhar com uma cobra aproveitando a própria cauda. A estrutura incomum resolve o problema de como os átomos de carbono podem ligar com até quatro outros átomos, ao mesmo tempo.
    6. Tabela Periódica dos Elementos (1860 - 1870)
    Dmitry Mendeleyev percebe que se todos os 63 elementos conhecidos estão dispostos em ordem crescente de peso atômico, suas propriedades são repetidos de acordo com determinados ciclos periódicos. Ele formula a tabela periódica dos elementos e prevê a existência de elementos que ainda não foram descobertos. Três desses elementos são encontrados durante a sua vida: de gálio, escândio e germânio.
    7. Transforma energia elétrica Chemicals (1807 - 1810)
    Humphry Davy acha que a eletricidade transforma produtos químicos. Ele usa uma pilha elétrica (uma bateria precoce) para separar sais em um processo hoje conhecido como eletrólise. Com muitas baterias ele é capaz de separar o potássio eo sódio em cálcio, estrôncio, bário e magnésio.
    8. O Electron (1897)
    JJ Thomson descobre que as partículas carregadas negativamente emitida por tubos de raios catódicos são menores do que átomos e parte de todos os átomos. Ele chama essas partículas, agora conhecido como elétrons, "corpúsculos".

    http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2011/07/confira-quais-foram-as-13-maiores.html

    ResponderExcluir
  22. Muitas são as descobertas da química. Todas tem grande importância para a atualidade, pois, sem elas, muito do que temos em alimentos, medicamentos, produtos e outros, não seriam de tal desenvolvimento e qualidade como nos dias de hoje. Encontrei este link com um documentário da BBC que relata as principais descobertas da química.
    http://www.cientistadidatico.com.br/2012/04/grandes-descobertas-da-quimica.html

    ResponderExcluir