QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

sábado, 2 de março de 2013

ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM QUÍMICA

Leia o texto “Estratégias de estudo em química” da autora Cindy Arem. No texto são trabalhadas sugestões para os estudantes estudarem e aprenderem de forma significativa. O termo interdisciplinaridade é muito importante aos conceitos estudados em química. A interdisciplinaridade busca romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes.
Reflita: Qual a relação entre a interdisciplinaridade e o texto disponibilizado? Qual a importância deste conceito nos estudos da química?
Bons estudos!

13 comentários:

  1. Assim como um corpo é formado por pé + cabeça + cotovelo + rim + unha do dedão + ect... um profissional é formado, por exemplo, de matemática + geometria + ... + ... + BOM SENSO.

    Quanto a esta última relação ‘interdisciplinar’, ela é a característica comum que se deve dar a todos os profissionais.
    Mas, vamos focar na Química!

    Que tal acrescentarmos na rotina casa-trabalho-escola, a CIDADANIA?
    Assim, teoria vira prática.

    Foi o que fizeram alunos do ensino médio de Floripa. Eles foram ver se as mercadorias nas prateleiras das lojas são realmente aquilo que os rótulos prometem. E as surpresas vieram.
    Por exemplo: embalagens não diziam qual era a concentração de um ácido; outros diziam de outro ácido “ ’produto 100% puro’ quando, tecnicamente, o mais puro possível é o HCl 37%”

    E outros exemplos no artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A07.pdf

    Enfim, a importância de tudo isso é que, tendo uma visão mais ampla, não ‘ficar pra trás’ e ajudar os ‘leigos’ no assunto a saberem o que realmente estão adquirindo.

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  2. Estudar para qualquer curso exige horários, regras. O que muitas vezes nos falta essa disciplina pessoal.
    Essa reportagem da superinteressante dá passos de como estudar sozinho por um professor de neurologia da Unifesp.
    http://super.abril.com.br/cotidiano/como-estudar-sozinho-casa-681879.shtml

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  3. No livro "Interdisciplinaridade em Ciência. Tecnologia & Inovação".

    O autor relata que para sair do campo seguro da tradição disciplinar, o cientista deve trilhar um caminho com base teórica clara e firme, e isso certamente depende dos horários dedicados aos estudos.

    No site www.usp.br/imprensa/?p=11893
    Encontramos um resumo do livro, que é bem aplicável ao tema exposto acima.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski

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  4. A interdisciplinaridade é um desafio que apresenta uma nova abordagem científica e cultural. Ela permite uma abrangência mais avançada do conteúdo relacionada ao progresso científico e tecnológico. No ramo das profissões, por sua vez, aceita o estímulo por estabelecer novas competências, habilidades e conhecimentos que vão além da competente especialização profissional. A interdisciplinaridade proporciona uma visão inovadora da ciência e da tecnologia, desinstalando como consequência os posicionamentos e as estruturas tradicionais aplicadas. Ainda mais quando relaciona conteúdos diferentes como Biologia e Química. A intervenção interdisciplinar proposta permitiu a discussão de conceitos bioquímicos, favorecendo a integração de conteúdos da Biologia e da Química.

    Encontra-se abaixo o link de um artigo da Bioquímica como ferramenta interdisciplinar:

    http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc19/a06.pdf

    Com relação à inovação na academia, não satisfaz desenvolvermos apenas a habilidade de resolver dificuldades de forma inovadora. Hoje é mais importante identificarmos qual o problema a ser resolvido. Levando este aspecto em consideração, a importância da interdisciplinaridade no ramo da química é indispensável, pois a mesma possui um proveito abrangente em nosso cotidiano de alguma forma a entender como a matéria funciona e como se desenvolvem suas variações é importante para que não fiquemos expostos a perigos desnecessários como radiação e afins. A química está em tudo.

    Thays Karoline Andrioli EGQ 131

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  5. Todo curso exige do aluno dedicação, empenho e acima de tudo interesse pelo assunto estudado. Esses três fatores são de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes ao longo dos anos. Estudar é muito mais do que apenas ir para uma sala de aula e assistir às aulas, estudar envolve o querer se aprofundar e compreender o porque das coisas. Como a própria autora descreve ao longo do texto, é de fundamental importância relacionar os conteúdos aprendidos aos que serão estudados posteriormente, já que uma vez um depende do outro para se chegar a uma conclusão. No estudo da química um fator depende do outro, uma interação depende da outra, é como se um dependesse do outro para existir. E ai entra a interdisciplinaridade, o aluno deve conseguir conciliar as matérias e mais do que isso, ler, pesquisar e se aprofundar nos assuntos abordados para uma boa compreensão do que está aprendendo, desta forma o mesmo irá aprender de uma forma mais fácil e divertida, pois nada será forçado mas absorvido de uma forma tranquila e didática.

    Kerolyn Luana Holek EGQ 131

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  6. Eduarda Cani de Souza3 de março de 2013 às 16:46

    A interdisciplinaridade permite a mistura de conteúdos, onde duas ou mais matérias são relacionadas para ampliar seus conhecimentos, enriquece os conteúdos com a intenção de despertar mais interesse em relação aos assuntos, assim as discussões são estendidas a todas a disciplinas.
    Os conteúdos administrados de uma dada disciplina, por exemplo a química, interagem entre si, logo o entendimento deve ser total da matéria pois um depende do outro. Da mesma forma se dá a outras disciplinas, até mesmo profissões, ambiente de trabalho, bem como uma sociedade no geral.

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  7. Tudo exige força de vontade e treinamento, para aprender basta querer.
    A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89).
    Como dito no artigo acima há várias linguagens diferentes para o entendimento de qualquer aluno, se você não entende um livro de determinado autor com certeza entenderá outro autor.

    Bárbara Hoffman

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  8. A questão da interdisciplinaridade está atualmente em alta quando falamos em educação, afinal é uma “integração interna e conceitual que rompe a estrutura de cada disciplina para construir uma axiomática nova e comum a todas elas com o objetivo de dar uma visão unitária de um setor do saber”, conforme Guy Palmade e conforme a visão de Soler “ é um conjunto de intercâmbios mútuos e integrações recíprocas entre as várias ciências”.
    A interdisciplinaridade é objeto de debate em tudo o que envolve o saber. Pode e deve ser caminho certo para a melhoria do ensino e em geral no sistema educacional como um todo. Pode ser considerada como uma maior integração entre as diversas áreas do conhecimento.
    Um trabalho interdisciplinar que abranja vários conhecimentos onde seja possível uma verdadeira conexão e sentido entre as diversas áreas , sejam elas relacionadas ao ensino fundamental, médio e principalmente no ensino superior. Embora na prática podemos perce3ber que apesar do termo interdisciplinaridade estar bastante em alta, quando se observa na prática percebemos que a maioria dos professores oferecem resistência para colocar em prática a interdisciplinaridade.
    A interdisciplinaridade vai além de unir algumas disciplinas, faz uma integração entre os professores com a comunidade em geral propiciando projetos que contribuam para o crescimento intelectual e ssócio ambiental do indivíduo. Dessa forma é importante integrar os vários saberes com um só propósito de explicar o mundo em que estamos inseridos permitindo vários caminhos onde qualquer conexão é possível.


    Encontra-se abaixo o link

    http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/metodologia-do-ensino-ii/interdisciplinaridade/


    Ana Paula Cercal

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  9. Com o arquivo que a professora disponibilizou, acaba mostrando que a matéria pode ser mais fácil que imaginamos. Pois se usarmos um tempo só para a matéria que temos dificuldades, o raciocínio entenderá que “aquilo” é importante. Assim com o decorrer do tempo, o aprendizado é mais rápido e mais prático.
    E isso equivale nas matérias em geral, o roteiro que foi ali proposto é bem valido para o aluno que quer aprender, se destacar e mostrar que todos tem a capacidade de entender toda a matéria que é passada para o mesmo.

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  10. O estudo da química pode ser de fácil compreensão desde que associado com o nosso dia a dia, por que não chamar cloreto de sódio em vez de sal de cozinha?? essas associações ajudam a solidificar o seu estudo, assim como o Diego Carvalho postou " a teoria vira a pratica".
    A interdisciplinaridade na química esta sendo um tema muito debatido devido a rejeição ou ate mesmo a dificuldade que os alunos estão encontrando para estuda-la.
    Por traz de qualquer objeto, alimento...etc esta envolvida a química, afinal ela estuda todas as coisas, basta olha-los com olhos de engenheiros quimicos para compreendê-la.

    http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-497-10851.htm

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  11. O conceito de interdisciplinaridade está longe de um consenso. Segundo Silva (2008), a interação de professores de química com a interdisciplinaridade é um aspecto importante para o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para compreensão do assunto em discussão. Ela pode ser entendida como um recurso de comunicação entre as várias disciplinas para facilitação da aprendizagem, entendimento amplo da ciência e preparação do aluno para enfrentar o mundo globalizado. No entanto, esta prática necessita de um professor que tem uma boa compreensão em todas as disciplinas e conhecimentos. Ele precisa abordar temas práticos da dia-a-dia na vida dos alunos. Assim, a interdisciplinaridade proporciona a interpretação de acontecimentos estabelecendo ligações com vários campos científicos, contribuindo para um entendimento amplo do conhecimento químico.

    Thiane Tais Lando

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  12. Isso mesmo Thiane, a compreensão da química envolve outras disciplinas. Por exemplo, em nossas aulas de química inorgânica, se não tivermos o conhecimento da matemática, não chegaremos ao final de uma equação química, que exige o correto balanceamento. Em química inorgânica I, os resultados finais das unidades de concentrações são todos cálculos matemáticos. Este é só um exemplo da importância da matemática para o entendimento da química, mas a nossa disciplina envolve, física, história, geografia, biologia, e as mais diversas disciplinas.

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  13. A relação entre a interdisciplinaridade e o estudo é o uso de outras matérias para auxílio, como a matemática. Balanceamento de reações, unidades de concentração são exemplos de quanto a matemática está presente. Se não tivéssemos esse conhecimento, com certeza o estudo seria bem mais complicado.
    Muito interessante o texto, as vezes nem percebemos o quanto outras matérias se relacionam com o entendimento da química.

    Beatriz Luize de Souza
    EGQ131

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