QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

domingo, 7 de julho de 2013

Interação e consumo

A natureza trabalha em ciclos – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com a ação de milhões de micro-organismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando os nu¬trientes que vão alimentar outras formas de vida.
Até o início do século passado, o lixo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos – reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema, a sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matérias-primas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. Como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.
Fonte: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005.

Quais os resultados da sua investigação acerca de itens como embalagens e produção de lixo?

43 comentários:

  1. A natureza tem sofrido no decorrer dos anos com as ações do homem, que a cada dia produz mais lixo. Todo esse lixo produzido muitas vezes acabam parando em lixões, que prejudicam não só a saúde humana como também contaminam os solos. Se formos parar para pensar em quantidade de lixo produzido diariamente teríamos:
    Em média um brasileiro produz 1kg de lixo por dia;
    240 mil toneladas de lixo são produzidos diariamente no Brasil;

    Desta forma podemos pensar em como fica o meio ambiente e a saúde do ser humano com todo esse lixo produzido , assim como seu devido fim que nem todas as pessoas teem o hábito de reciclar e diminuir a quantidade de lixo levados para os aterros sanitários e lixões. Nos dias atuais há várias formas de se processar o lixo e tentar de uma forma mais sustentável, separar e reutilizar materias e deixar o lixo orgânico fazer seu ciclo natural, ajudando o solo e se degradando de forma natural.

    Essa tabela divulgada pelo IBGE mostra a quantidade de lixo gerado por dia pelo Brasil e em cada estado brasileiro.

    http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado110.shtm

    Muitas das embalagens acabam parando em lugares errados, porque foram dispensadas de forma errada e até mesmo por pessoas que ao invés de jogá-las em lixeiras acabam jogando no chão, ou seja, resulta em lixo futuramente irão causar algum tipo de problema onde os prejudicados serão os mesmos que jogaram a embalagem na rua. Grande parte das embalagens produzidas hoje podem ser recicladas e reutilizadas, desta forma utilizando menos matéria prima agindo de forma sustentável. Porém, convém lembrar que, nem todos tem a consciência de jogar as embalagens em lixeiras de reciclagem ou não jogá-las nas ruas. O problema de grandes quantidades de embalagens produzidas poderiam ser reduzidas se todos fizessem a sua parte e ajudassem, dando um fim correto as mesmas e reciclando-as.

    Essa cartilha "Meio ambiente e a industria de embalagem" elaborado pela Associação Brasileira de Embalagem - ABRE, apresenta a forma de variados temas envolvendo o meio ambiente juntamente com a coleta seletiva de lixo, como separar os mesmos e o que afeta o acumulo de lixo na natureza. Explica também como é feito a reciclagem de vários materiais e em uma breve explicação fala sobre as formas de gerenciar o lixo orgânico.

    http://www.abre.org.br/wp-content/uploads/2012/07/cartilha_meio_ambiente.pdf

    Kerolyn Luana Holek - EGQ 141

    ResponderExcluir
  2. INVESTIGANDO EMBALAGENS

    Embalagens são muito utilizadas por profissionais de publicidade, pois uma bela embalagem chama a atenção aos olhos de quem admira, porém não paramos para pensar de onde vem, e para onde vão as embalagens, após o consumo do que esta em seu interior.

    Ao elaborar uma embalagem para alimentos, vários fatores são estudados como, a eficiência na conservação do produto, o formato, a praticidade para armazenar, tipo de material, estética e etc.

    Hoje um dos componentes mais utilizados para embalagem é o plástico, que tem facilidade de modelagem, mas vêm os malefícios da não reutilização.

    Certo grupo de estudantes da Costa Rica desenvolveu um projeto para incentivar as pessoas a reutilizar as embalagens, após o consumo dos produtos, reutilizando em forma de artesanato, onde as pessoas devem criar uma consciência de reciclagem e reutilização, porém a falta de criatividade, tempo e conhecimento tem sido um empecilho para realizar a tarefa.

    A necessidade de embalar as coisas ganhou destaque quando houve a necessidade de transportar as mercadorias, pois alguns produtos necessitavam de embalagens mais resistentes. Após esse período, surgiu as embalagens para acondicionar cada produto segundo sua necessidade. Atualmente o setor das embalagens vem sofrendo uma grande revolução no Brasil, que esta entre os dez maiores produtores mundiais de embalagem. Em termos de oportunidades de trabalho é ótimo, entretanto as embalagens geram impacto para o meio ambiente como qualquer atividade humana.

    O interessante seria a reutilização, e se caso não fosse possível, fazer a reciclagem, mas sabemos que nem sempre ocorre desta maneira, pois cada material, dependendo de sua condição pós-consumo tem um fim de vida ideal, que pode ser: compostagem, reciclagem mecânica, reciclagem energética, aterros sanitários, entre outros.

    A reciclagem energética do plástico - processo de geração de energia por tratamento térmico do lixo - é uma realidade que começa a ser discutida no Brasil ainda que de forma recente e com poucos interessados, mas com certeza vem para somar na reciclagem de embalagens.

    Enfim a maioria das embalagens acabam indo para o lixo, e parte desses são reciclados, incinerados ou acabam em lixões.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ341

    ResponderExcluir
  3. É impossível vivermos sem gerarmos lixo, mas podemos reduzir a produção do lixo e consequentemente diminuir a quantidade de lixo. Um dos meios para que isso ocorra é prolongando o tempo de vida útil do produto, ou optando por matérias recicláveis quando a reutilização não é possível. Em quase todas nossas ações acabamos por gerar abundancia de lixo, como por exemplo, um simples fato de realizar uma anotação em um papel, este certamente após realizar sua função será descartado. O lado ruim é que muitos ainda não têm consciência que a quantidade de matérias jogados no lixo após o consumo cria sempre um problema ambiental, e muitas cidades ainda não tem suporte para dar a coleta de lixo eficiente, e acabam poluindo solos, rios e mares. Muitas substâncias descartadas ao solo podem causar impactos ambientais graves, tendo consequência na saúde humana.
    Segundo a Abrelpe, a produção de lixo cresceu seis vezes mais que a população, levantamento realizado em 2010. Tal fato explica-se pela teoria de que quanto maior for à economia, mais lixo o país irá produzir. Isto é um sinal de que as pessoas estão consumindo mais, e o país consequentemente esta produzindo mais.

    O grande problema é que as pessoas acreditam que basta jogar o lixo na lixeira e tudo vai estar resolvido, pelo contrário o problema só esta começando.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ341

    ResponderExcluir
  4. A vida moderna e a sociedade em si tornaram-se acomodadas à consumir cada vez mais produtos (isto é relativo ao crescimento populacional), que ao momento do descarte destas embalagens, já não sabia-se mais onde depositar certos resíduos ou juntava-se quaisquer embalagens diferentes em um mesmo ambiente e ali permanecia até serem levados para um aterro ou onde fosse depositados os lixos domiciliares.
    O grande erro começa na própria residência do indivíduo, pois se cada um fizesse sua parte em separar corretamente as classificações de determinados produtos, certos itens poderiam ser reaproveitados para gerar novos. Hoje em dia, isto ainda não tornou-se uma prática com 100% de eficiência em alguns domicílios. Porém muitas pessoas já têm contribuído com o meio ambiente ao praticar o ato da reciclagem.
    A quantidade e a variedade de embalagens que certos produtos contém, nem 1/3 das mesmas são utilizadas. Não podemos desconsiderar o fato de as embalagens protegem os seus conteúdos de sujeira e insetos. Mas após a sua função ser realizada estas embalagens irão parar no lixo. Será que tudo isso é necessário? Neste texto abaixo ''Lixo: um grave problema no mundo moderno'' é interessante pois exibe maneiras de como resolver o problema do lixo, como fazer uma composteira, formas da coleta seletiva e também comenta o fato das embalagens. O setor das embalagens poderão contribuir de forma substancial para o consumo sustentável se encarar o desafio de respeitar à demanda e ao mesmo tempo eliminar os resíduos pós consumo que comprometam o futuro.

    http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao09062009031109.pdf

    Produzir embalagens que protejam os alimentos, de maneira com que não agridam os recursos naturais e não necessitem de muita energia na sua fabricação e etc, fez com que surgissem assim as embalagens cartonadas ou embalagens Longa Vida. Na sua estrutura contém 75% de papel cartão, 4% de alumínio e 21% de polietileno. Um ótimo aspecto quanto à este tipo de embalagens é que são leves, podem ser empilhadas com facilidade e também podem ser mantidas fora da refrigeração. Sua facilidade quanto ao aspecto reciclagem chama atenção, porque para reaproveitar estas caixinhas basta lavá-las, dobrar e depositar na coleta seletiva. As fibras do papel, plástico e alumínio são processadas para serem reaproveitadas.
    Curiosidade: Com menos embalagem é possível envasar mais produto: uma caixinha de 28g contém 1 litro de bebida, por exemplo. Além disso, elas são 100% recicláveis.
    A estrutura química dos polietilenos de alta e baixa densidades contidas na embalagem estão neste link, no qual maiores informações podem ser obtidas:

    http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=44

    Thays Karoline Andrioli EGQ 141

    ResponderExcluir
  5. Um dos grandes problemas à cerca desde assunto foi a conscientização tardia da população mundial. Para se ter uma ideia foi-se em pensar em coleta de lixo em 1874 na Inglaterra, antes tinha-se a ideia de joga-lo para baixo do tapete. Vale ressaltar que em 500 a.C Atenas (Grécia) já tinha um aterro para lixo.
    As grandes epidemias da idade média tiveram como contribuinte sim o acumulo de lixo indevido.
    Com o aumente desordenado da população, tudo tende a piorar, não há espaço para tanto lixo e nem se sabe o que fazer com ele.
    Há muitas ideias sobre o que fazer com o lixo orgânico, mas o não mencionado que grande parte do lixo é formado por objetos que podem ser reciclados. Falta peso na consciência de cada um, investimento e conhecimento de descartes apropriados para lixos eletrônicos e derivados e principalmente incentivo governamental.

    Esse artigo trás o cronograma histórico do lixo, o que o governo está fazendo sobre e a arte vinda do lixo.

    http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/14-Estamira-e-Lixo-Extraordin%C3%A1rio-Ipotesi-1521.pdf

    Aline Celestino EGQ141

    ResponderExcluir
  6. As embalagens garantem a segurança e a qualidade de um produto, elas vêem evoluindo junto com a sociedade mudando padrões, necessidades e se adequando ao mercado consumidor.
    As indústrias de embalagem estão trabalhando na adoção de técnicas de produção limpa, redução de consumo de recursos naturais, aprimoramento dos materiais utilizados, reutilização e reciclagem desses materiais. O qual tem como único objetivo: melhoria na qualidade de vida da população.
    As embalagens no geral se encaixam na categoria de lixo inorgânico que não são de origem biológica, por exemplo, os papéis secos, plásticos, vidros, metais ferrosos e não ferrosos. Esses materiais são difíceis de decomporem na natureza devido as suas moléculas serem muito complexas. Logo, a conscientização da sociedade a respeito da reciclagem é muito importante, pois é a população que faz a separação do lixo orgânico e inorgânico.
    Cada tipo de lixo tem uma forma de reciclagem. O lixo orgânico, por exemplo, uma das formas de reciclar é através da biogasificação em usinas termoelétricas para produção de energia com base no gás que emite.
    No entanto o lixo inorgânico possui várias formas de reciclar. Primeiro terá que ser realizado uma analise de qual material a ser reciclado e depois verificar o processo adequado para aquele material. No caso do plástico existem três processos de reciclagem que é a reciclagem mecânica, a energética e a química.

    Neste link fala sobre uma estimativa que o Brasil no de 2014 terá somente 60% do lixo descartado corretamente, neste ano de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os municípios brasileiros deveriam estar com seus lixões desativados e substituídos por aterros sanitários.
    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-brasil-destino-incorreto-2014-lixoes-residuos-solidos-743246.shtml

    Neste outro link é uma cartilha sobre meio ambiente e indústria de embalagem, falando sobre os processos de reciclagem do lixo inorgânico, fala também sobre a conscientização da coleta seletiva.
    http://www.abre.org.br/wp-content/uploads/2012/07/cartilha_meio_ambiente.pdf

    Eduarda Cani de Souza - EGQ 141

    ResponderExcluir
  7. As embalagens retornáveis estão crescendo.
    Há casos que nem é preciso mais embalagens e uma pitada de criatividade é capaz de dar muito lucro à natureza. Trago o exemplo do Primeiro Bar com embalagens comestíveis. A WikiBar, lançada ontem, em Paris, trás drinks e alimentos em membranas baseadas em cascas de frutas, que protegem o alimento de invasores.
    Claro que nem tudo é simples. Os agrotóxicos por exemplo necessitam que boas embalagens, mas que devem ter muito cuidado. Segundo a revista exame, "Em dez anos, o recolhimento e a destinação ambientalmente correta de embalagens de agrotóxicos utilizados nas áreas rurais do país geraram uma economia de energia suficiente para abastecer 1,4 milhão de casas no período".

    ResponderExcluir
  8. De acordo com MUCELIN e BELLINI, 2007 "Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo urbano produzido estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água. Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças, tais como cães, gatos, ratos, baratas, moscas, vermes, entre outros. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente".

    http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1.pdf


    Tendo como base a leitura do artigo LIXO E IMPACTOS AMBIENTAIS PERCEPTÍVEIS NO ECOSSISTEMA URBANO, observei que o aumento de lixo iniciou com o crescimento da população e aumento do sistema de produção industrial (tecnologias), nesse seculo o que a mídia passa é CONSUMO, se não somos consumidores somos excluídos e discriminados pela sociedade moderna, isso gera lixo, lixo e mais lixo.

    Muitas vezes encontramos embalagens que na sua maioria são encontradas em rios, mar, beira do esgoto..sendo que elas poderiam ser reutilizadas, poupando assim a natureza. Tenho como exemplo minha vizinhança, o caminhão passa uma vez por semana na minha rua. Aqui em casa normalmente por semana gera um saco de lixo cheio ou dois de material reciclado, ainda assim nem metade da rua recicla.

    Muitos animais sofrem com isso, pássaros, peixes, mamíferos, engolem tampinhas, bolinhas, plastico, cordas, ficam presos em anéis de plástico, comem muito lixo, sendo assim crescem deformados, ou mesmo morrem. Muito triste, olhem essa foto:

    http://nunoanjospereira.wordpress.com/2012/05/15/atirar-o-lixo-pro-mar/


    Site interessante sobre LIXO URBANO:
    http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_lixo_urbano.pdf


    Bárbara Hoffman EGQ 341

    ResponderExcluir
  9. Então, está aí a importância de reciclar o lixo! Se pudéssemos reciclar todos nossos lixos estaríamos livres de muitos problemas sociais e ambientais como enchentes, doenças, contaminação do lençol freático e etc.
    A coleta seletiva, reutilização e reciclagem são medidas que o governo e órgãos competentes buscam para diminuir as consequências. A reciclagem do papel, latinhas ou garrafas pet, por exemplo, poderia ajudar a resolver o problema do excesso de lixo nas cidades, além de colaborar com a economia, pois as prefeituras gastariam menos com o lixo gerando mais renda para os catadores. Contudo, o material reciclado tem um custo mais elevado que o material normal. Assim a concorrência seria uma maneira de diminuir o preço criando uma competitividade no mercado.

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/117393.html

    http://packbyday.blogspot.com.br/2008/04/embalagem-lixo.html

    Walquiria Teles EGQ 341

    ResponderExcluir
  10. Certamente diariamente jogamos no lixo oque não é lixo, peguemos por exemplo um sabonete ou um creme dental, podemos abrir tais produtos de um forma que não rasgue as suas embalagens, sem contar que o esforço e tempo, que para tal feito é o mesmo, senão menor, que se tivéssemos rasgado as embalagens, e isso se aplica a muitas outras. Mas para que teríamos esse cuidado em abrir os produtos de uma forma correta e menos agressiva as suas embalagens se elas irão de fato para o lixo?
    Não ganhamos nada com isso, essa é a resposta. Se os distribuidores dos produtos aceitassem de volta esses resíduos “que nos pagamos”, junto com o produto, nos dando em troca um pequeno desconto na compra de um novo produto, estaríamos todos fazendo uma boa ação ao meio ambiente, e de fato no caminho de uma vida melhor e mais sustentável.
    Oque nos falta e consciência de consumo, e por outro lado a consciência capitalista dos empresários do ramo mercantil tem que ser mudada, dando lugar a uma mais respeitosa ao nosso dinheiro que vai fora com as embalagens e ao nosso planeta que receberá sem pedir esses resíduos.

    Eduardo C. do Amaral
    EGQ 341

    ResponderExcluir
  11. O acúmulo de lixo é um problema tanto socioeconômico quanto ambiental, ao passo que causa a liberação de gases do efeito estufa e contaminação das águas subterrâneas e superficiais, causando também a proliferação de insetos e transmissão de doenças. Grandes quantidades de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano, sendo grande parte ainda resultado do trabalho de catadores de lixo independentes. Este problema está ligado ao modo de vida atual, não só pelo crescimento industrial e tecnológico das últimas décadas, mas também pela descartabilidade atual dos produtos, reduzindo a vida útil de produtos como celulares, computadores, entre outros – a vida útil de um computador, nos anos 90, era em média 6 anos; atualmente, utiliza-se o mesmo por apenas 2 anos.
    Esse problema pode ser reduzido, existindo uma conscientização da população e maiores investimentos do governo, além de fiscalização das indústrias e apoio à coleta seletiva. Precisa-se destinar o lixo, tendo em vista sua origem, o melhor destino para este e se é possível reutilizá-lo, reciclando-o em produtos novos ou utilizando-o para geração de energia. A energia do lixo, por exemplo, poderia abastecer 18 milhões de casas no país, utilizando-se o gás liberado na decomposição do lixo urbano. Para maiores detalhes, deixo este link: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/501594-energia-do-lixo-abasteceria-18-milhoes-de-casas-no-pais


    Karoline Juliana de Camargo - EGQ 341

    ResponderExcluir
  12. O acúmulo desenfreado de geração de resíduos é um dos novos desafios do século.E a princípio há duas formas onde podemos trabalhar:

    A primeira é criando novas formas de processamento de resíduos. Novas tecnologias de reaproveitamento.Já há muitos estudos para favorecer beneficiamento de resíduos.E com isso excelentes descobertas foram feitas. Segue abaixo sites de algumas ideias de econegócios:
    http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI114166-17152-2,00-BOAS+IDEIAS+DE+NEGOCIOS+NA+AREA+DE+ECONEGOCIOS.html

    http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI114166-17152-1,00-BOAS+IDEIAS+DE+NEGOCIOS+NA+AREA+DE+ECONEGOCIOS.html


    A segunda, que julgo ainda mais difícil,é a reeducação da população quanto a geração de resíduos. Segundo o site a geração de resíduos cresce 6x mais que a crescimento da população.
    (http://rmai.com.br/v4/Read/670/estudo-mostra-que-geracao-de-residuos-solidos-cresce-seis-vezes-mais-do-que-a-populacao-brasileira.aspx)

    Greice Patricio - EGQ 341

    ResponderExcluir
  13. Bárbara Hoffman EGQ 3416 de setembro de 2013 às 07:20

    De acordo com MUCELIN e BELLINI, 2007 "Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo urbano produzido estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água. Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças, tais como cães, gatos, ratos, baratas, moscas, vermes, entre outros. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente".

    http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1.pdf


    Tendo como base a leitura do artigo LIXO E IMPACTOS AMBIENTAIS PERCEPTÍVEIS NO ECOSSISTEMA URBANO, observei que o aumento de lixo iniciou com o crescimento da população e aumento do sistema de produção industrial (tecnologias), nesse seculo o que a mídia passa é CONSUMO, se não somos consumidores somos excluídos e discriminados pela sociedade moderna, isso gera lixo, lixo e mais lixo.

    Muitas vezes encontramos embalagens que na sua maioria são encontradas em rios, mar, beira do esgoto..sendo que elas poderiam ser reutilizadas, poupando assim a natureza. Tenho como exemplo minha vizinhança, o caminhão passa uma vez por semana na minha rua. Aqui em casa normalmente por semana gera um saco de lixo cheio ou dois de material reciclado, ainda assim nem metade da rua recicla.

    Muitos animais sofrem com isso, pássaros, peixes, mamíferos, engolem tampinhas, bolinhas, plastico, cordas, ficam presos em anéis de plástico, comem muito lixo, sendo assim crescem deformados, ou mesmo morrem. Muito triste, olhem essa foto:

    http://nunoanjospereira.wordpress.com/2012/05/15/atirar-o-lixo-pro-mar/


    Site interessante sobre LIXO URBANO:
    http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_lixo_urbano.pdf

    ResponderExcluir
  14. Karoline Juliana de Camargo - EGQ3418 de setembro de 2013 às 14:36

    O acúmulo de lixo é um problema tanto socioeconômico quanto ambiental, ao passo que causa a liberação de gases do efeito estufa e contaminação das águas subterrâneas e superficiais, causando também a proliferação de insetos e transmissão de doenças. Grandes quantidades de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano, sendo grande parte ainda resultado do trabalho de catadores de lixo independentes. Este problema está ligado ao modo de vida atual, não só pelo crescimento industrial e tecnológico das últimas décadas, mas também pela descartabilidade atual dos produtos, reduzindo a vida útil de produtos como celulares, computadores, entre outros – a vida útil de um computador, nos anos 90, era em média 6 anos; atualmente, utiliza-se o mesmo por apenas 2 anos.
    Esse problema pode ser reduzido, existindo uma conscientização da população e maiores investimentos do governo, além de fiscalização das indústrias e apoio à coleta seletiva. Precisa-se destinar o lixo, tendo em vista sua origem, o melhor destino para este e se é possível reutilizá-lo, reciclando-o em produtos novos ou utilizando-o para geração de energia. A energia do lixo, por exemplo, poderia abastecer 18 milhões de casas no país, utilizando-se o gás liberado na decomposição do lixo urbano. Para maiores detalhes, deixo este link: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/501594-energia-do-lixo-abasteceria-18-milhoes-de-casas-no-pais

    ResponderExcluir
  15. Os problemas ambientais tornaram-se graves com a chegada da revolução industrial no século XVIII na Inglaterra e desse evento em diante o lixo vem sendo tratado com urgência. Vive-se hoje uma era de consumismo, onde o coserto de um produto não é viável pelo avanço tecnológico, descarta-se muitos produtos e desses muito pouco se reutiliza. O lixo sólido é um dos principais problemas encontrados nas cidades, principalmente nas grandes por não ter um destino ou um tratamento adequado. Esse problema tende a aumentar tomando em conta que a população mundial aumenta e eleva o consumo e consequentemente o lixo. Só em São Paulo se produz 15000 toneladas diarias de lixo, correspondendo a 3750 caminhões de lixo em um dia, e em um ano esses caminhões cobririam o trajeto de São Paulo a Nova Iorque. Além do interrompimento do ciclo natural, essa produção exponencial de lixo, formam lixôes que com eles trazem pragas e doenças para os moradores. É preciso uma política de reciclagem muito melhor do que se têm atualmente, para aliviar o problema, e pensar logo em uma solução

    http://www.mundoeducacao.com/geografia/os-problemas-provocados-pelo-lixo.htm

    ResponderExcluir
  16. Leticia Trezecik EGQ14111 de setembro de 2013 às 18:13

    * Investigando a produção de lixo

    Cerca de 270 mil toneladas de lixo foram produzidas por dia em 2013, isso que não acabou o ano ainda.
    A produção de lixo, cresce 6 vezes mais do que a população diz a pesquisa do Ministério do meio ambiente.
    E para onde vai todo esse lixo?
    Mais da metade dele não tem seu devido destino, poluindo assim o meio ambiente, como resultado disso, um grande e trágico exemplo é a “ilha de lixo" no oceano pacífico situada a meio caminho entre as costas da Califórnia e o Havaí, se estende por cerca de 1.000 km e é formada por aproximadamente 4 milhões de toneladas de todo tipo de objeto, na maioria deles plásticos.
    Uma proposta para uma possível amenização do problema seria a obrigatoriedade da separação do lixo, e destinar uma coleta só para esses materiais recicláveis, os levando direto para as empresas que os reciclam, quem não seguir essa "lei" deveria receber uma multa. E também uma melhor conscientização para a sociedade, desde as pré-escolas, incentivando a separação do lixo e o descarte correto.
    Mais informações sobre a “ilha de lixo”http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/mar-mais-poluido-projeto-sujeira-virar-moradia-superinteressante-608892.shtml
    Sobre a produção brasileira de lixo
    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/producao-destinacao-residuos-solidos-brasil-panorama-2010-abrelpe-625938.shtml
    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/producao-destinacao-residuos-solidos-brasil-panorama-2010-abrelpe-625938.shtml

    ResponderExcluir
  17. almiro dos santos egq33113 de setembro de 2013 às 06:00

    Desde a revolução industrial a partir do final do século XVlll e início do século XlX, deu-se início às transformações do ecossistema do planeta. o crescimento da população nas cidades, a industrialização da matéria prima estraida dos recursos naturais de forma desordenada, fez com que modificasse a qualidade do meio ambiente, é preciso lembrar que a qualidade de vida das pessoas também foi modificada com isso. De um modo geral houve uma melhora significativa notável na qualidade de vida da maioria das pessoas, tanto na cidade quanto no campo, muitos bens de consumo são adquiridos devido à necessidade, devido a rotina no dia a dia das pessoas, é comum por exemplo, cada um ter o seu carro ou moto para se deslocar para o trabalho e estudar, parte dessa necessidade é falta de política pública de transporte coletivo, que hoje oferece um serviço ruim e de alto custo, é mais vantajoso andar de carro que andar de ônibus nas cidades. essa falta de política pública atinge também os outros meios coma saúde e educação principalmente, na questão referida, a falta de educação é o principal problema relacionado com a destinação correta dos materiais que deixam de serem etilizados. Muitos destes materiais acabam sendo descartados nas ruas ou em terrenos baldios, isto demonstra ser um fator cultural, das pessoas, durante muitos anos não havia coleta seletiva de materiais ou mesmo reaproveitamento do mesmos, hoje existe coleta seletiva, e mesmo assim em alguns locais as pessoas acabam descartando materiais a céu aberto. Nos locais onde as pessoas são mais esclarecidas é difícil observar esse tipo de comportamento, as pessoas cobram mais conciencias ecológicas inclusive das empresas de industrialização de produtos.
    o consumo faz parte da vida, afinal quem não quer ter conforto? consumir é necessário inclusive para fortalecimento da economia do país, pois vivemos em um sistema capitalista, o que precisamos, é destinar corretamente os resíduos para que não agrave mais ainda a situação do planeta. em tudo na vida é preciso equilíbrio.

    Referencias: www.uniethos .org.br/ consumo ecológico.
    Ambito jurídico.com.br/ em busca do desenvolvimento sutentável.

    ResponderExcluir
  18. Maria Gabriela Souza da Silva EGQ34115 de setembro de 2013 às 06:37

    Com a crescente preocupação ambiental acerca do lixo gerado pelos seres humanos, faz-se necessários estudos acerca de reaproveitamento e reciclagem dos materiais. Os copos plásticos, por exemplo, podem demorar 50 anos pra se desintegrarem no ambiente; as garrafas plásticas podem demorar cerca de 400 anos; as embalagens de vidro podem demorar mais de 4000 anos.

    Tomando como exemplo o copo plástico, façamos um breve cálculo. Se considerarmos que em um ano utilizemos 52 copos, utilizando um copo plástico por semana, e que a população mundial hoje é de 7,2 milhões de pessoas (dados da ONU, publicados no site do jornal Estadão, em 13 de junho: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,onu-populacao-mundial-e-de-72-bilhoes-de-pessoas,1042156,0.htm), em 1 ano a população mundial pode usar, a partir dessa média, 374,4 milhões de copos plásticos. Se a população mundial estagnasse neste número (o que sabemos que é inverídico), daqui a 50 anos já teriam sido utilizados 18 bilhões de copos. Pode-se observar que, apesar de considerar-se o uso de apenas 1 copo por semana por pessoa, que a população não vai aumentar em 50 anos, e sem considerar-se os outros diversos tipos de lixo, já se tem um volume grande de lixo. Dessa forma, faz-se importantíssima a implantação dos 4R: redução, reutilização, reciclagem e reeducação acerca de resíduos.

    Entretanto, para a reciclagem dos materiais, existem alguns fatores complicadores. Para a reciclagem de plásticos, por exemplo, há o trabalho de separar os mesmos dentre os 7 tipos: 1. PET (polietileno tereftalato): impermeável, leve, transparente, inquebrável;
    2. PEAD (polietileno de alta densidade): impermeável, leve, inquebrável, rígido, resistente a baixas temperaturas e quimicamente resistente;
    3. PVC (policloreto de vinila): impermeável, transparente, inquebrável, rígido, resistente à temperatura;
    4. PEBD/PELBD (polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade): impermeável, leve, transparente, flexível;
    5. PP (polipropileno): transparente, brilhante, inquebrável, rígido, resistente a mudanças de temperatura e conserva o aroma;
    6. PS (poliestireno): impermeável, leve, transparente, brilhante, inquebrável e rígido;
    7. Outros (ABS/SAN, EVA, PA e PC): leves, flexíveis e podem ter design diferenciado.
    Pode-se observar a importância de separar os plásticos, pois alguns são resistentes a altas temperaturas, outros resistentes a baixas temperaturas; alguns são rígidos e outros flexíveis, etc. Portanto, o processo de reciclagem de uns e outros devem ser diferenciados.

    Além disso, outro fator que complica a reciclagem de materiais plásticos são quando as embalagens são constituídas de camadas plásticas e de outros materiais, como por exemplo as embalagens de caixas de leite, que possuem filme de alumínio, evitando que o alimento contido na referida embalagem não troque calor tão rapidamente com o meio. Esse filme de papel alumínio, na etapa de reciclagem, constitui um contaminante, que deve ser retirado; além do próprio leite residual, que deve ser retirado antes do processo de reciclagem. Estes problemas fazem com que a embalagem utilizada como exemplo – de caixas de leite – tenham um valor agregado reduzido para a reciclagem.

    Em virtude destes argumentos apresentados, pode-se afirmar que para que o sistema de reciclagem possa ser implantado e realmente funcione, é importante que medidas culturais, políticas e socioeconômicas sejam tomadas. Isto deve ocorrer visto que é necessária educação para separar dentro de casa os materiais recicláveis; implantação de coleta seletiva e indústrias para promover o processo de reciclagem.

    ResponderExcluir
  19. *Produção de lixo

    Creio que o problema a respeito desse assunto começa na residências, a má conscientização, o comodismo atrapalham na solução desse acumulo de lixo desenfreado. Diversos documentários, artigos, pesquisas e noticias aparecem todos os dias alertando o mundo para como anda a real situação do descarte do lixo.

    Um exemplo é praia de Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia que abriga quase 80 km só de lixo vindo do mar, de embarcações principalmente internacionais. Garrafas de refrigerante, caixas de leite, potes de inseticida e até uma porta de geladeira chegaram à costa sofrendo a influência de uma corrente marítima.
    http://super.abril.com.br/ecologia/lixo-mundo-nosso-444472.shtml
    A matéria publicada pela editora Abril ainda traz uma lista com os principais países que descartam lixo no mar.

    Um documentario-filme bastante interessante a respeito da produção de lixo é o “Lixo extraordinário”, vencedor de 3 prêmios e uma indicação ao Oscar como melhor filme de 2011 também chama a atenção para os problemas ambiental de descarte do lixo. No filme o maior aterro sanitário do mundo no Rio de Janeiro é fonte de sustento para famílias de baixa renda que, por falta de melhores condições acabam ajudando na reciclagem e na manutenção do aterro em funcionamento.O grane foco do filme é sobre um artista que faz do lixo arte. É aí que percebemos como a reciclagem faz toda a diferença e que ela pode acontecer de diversas maneiras.

    http://www.lixoextraordinario.net/index.php

    ResponderExcluir
  20. Encontrei nessa reportagem as seguintes informações:
    http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/05/volume-de-lixo-cresce-em-proporcao-maior-que-populacao-brasileira.html
    Apenas no ano passado, foram descartados 24 milhões de toneladas de resíduos em lugares inadequados. Isso seria suficiente para encher 168 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.”
    Lembrando que isso é apenas o que foi descartado em lugares impróprios, sendo que, a quantidade que é descartada em aterros sanitários é bastante significativa também. Portanto a quantidade de lixo que é gerado é muito superior a informação citada acima.
    Um dos grandes motivos da geração de lixo ter crescido tanto, de 995g em 2003 a 1,223kg em 2013, segunda a reportagem, foi o aumento da renda da população. Hoje com a correria do dia-a-dia, muito se é consumido em alimentos enlatados, embalagens de leite e seus derivados, refrigerantes em latas e garrafas pet e comidas a pronta entrega.
    Se continuar nesse ritmo, sem que tenhamos um consumo mais consciente, uma política de reciclagem severa, e que tenhamos mais aterros sanitários do que lixões, as catástrofes serão cada vez piores, onde o homem é o único responsável e maior prejudicado.
    Em 2010 em Niterói, RJ, na favela chamada Morro do Bumba houve um deslizamento de terra decorrente de fortes chuvas, porém o que foi descoberto é que essas favelas foram construídas em cima de lixões. Após essa acontecimento descobriu-se que outras favelas também foram construídas sobre lixões, como por exemplo em Santo André ABC Paulista. No site http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1564265-5606,00.html encontrei que no Morro do Bumba foram durante 15 anos jogados diversos caminhões de lixo sem tratamento algum.
    EGQ 341

    ResponderExcluir
  21. Thuany Rezende dos Santos EGQ 34117 de setembro de 2013 às 09:28

    A produção de lixo no mundo vem aumentando conforme o desenvolvimento das tecnologias cresce. Mesmo havendo uma parte deste desenvolvimento tecnológico voltado para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e afim, ainda é pouca a atenção dada para a produção de lixo e a destinação do mesmo.
    Acredito que o primeiro passo tem que ser dado pela população. O lixo doméstico é o que, hoje, preenche os lixões e aterros do país. O simples ato de terem-se duas lixeiras, uma para lixo reciclável e outra para lixo comum, já ajuda minimizar os danos que o acúmulo de lixo causa a sociedade e ao meio ambiente.
    Pequenos atos no dia a dia fazem uma enorme diferença e tendo como base a empresa em que trabalho, vejo que isso realmente é verdade. Aqui, há algum tempo, começou a ser padrão que as folhas que utilizadas para impressão de documentos , notas, etc, que antes eram descartadas, agora deve-se utilizar o lado contrário para imprimir, fazer bloquinho de rascunho, etc. Com este "pequeno" ato, a empresa notou uma baixa no custo (devido a menor volume de compra de folhas) e ainda ajuda o meio ambiente e a sociedade em geral.
    Outro fator que considero importante para a destinação do lixo é a criatividade. Hoje, já se veem inúmeros objetos provenientes de embalagem pet, caixotes de madeira.. Abaixo, tem um link de uma pagina do face que mostra exatamente isso.
    https://www.facebook.com/ReciclagemJardinagemEDecoracao?hc_location=stream

    ResponderExcluir
  22. Você já prestou atenção na quantidade e variedade de embalagens que acompanham os produtos que consumimos? Será que precisamos de todas elas? É certo que as embalagens são muito úteis: protegem os produtos contra sujeira e o ataque de insetos e roedores, conservam os produtos por mais tempo e os deixam mais atraentes, facilitam o transporte e trazem informações importantes para o consumidor. O problema é que, depois de cumprir sua função, elas acabam indo para o lixo.
    O pior é que as embalagens estão ficando cada vez mais sofisticadas e, complexas. Com o aperfeiçoamento das técnicas de conservação de produtos, novos materiais foram agregados às embalagens para torná-las mais eficientes. Essas misturas, no entanto, dificultam tanto a sua degradação natural como a sua reciclagem.
    Por esse motivo, o setor de embalagens poderá contribuir de forma substancial para o consumo sustentável se encarar o desafio de atender à demanda e ao mesmo tempo eliminar os resíduos pós consumo que comprometam o futuro. Isso implica desenvolver tecnologias mais limpas e que privilegiem a redução da geração de resíduos, utilizar materiais menos agressivos ao meio ambiente, reduzir o uso de materiais desnecessários, promover a reutilização e a reciclagem.

    -EGQ341

    ResponderExcluir
  23. Desde que surgiram as embalagens têm tido grande importância, pois as mesmas foram criadas para proteção de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de limpeza, dentre outros. As grandes partes das embalagens são de origens poliméricas devido ao fato dos mesmos serem materiais de grande aplicabilidade e também por terem melhores propriedades.
    As empresas normalmente fabricam suas próprias embalagens, colocando nas mesmas informações adicionais dizendo se o material é reciclável ou não. De certa forma muitas embalagens acabam sendo descartadas em lugares indevidos, muitos daquelas que são recicláveis param nos aterros sanitários ou lixões por falta de conscientização da população. Uma das ideias para a diminuir a quantidade de embalagens geradas e também uma forma mais sustentável de consumo, foi a reciclagem, que nada mais é do que o reprocessamento de materiais com características recicláveis, para poder de certa forma reduzir e reutilizar os mesmos para os mesmos ou outros fins. Por isso foi criado à iniciativa 3R's que significam: Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Onde o principal objetivo é a redução do lixo "indevido" gerado em excesso.
    O link abaixo explica de forma mais detalhada como funciona o 3R's também como outros processos de descartes de materiais que não podem ser reciclados e aqueles que podem, aonde descartá-los.

    http://www.reciclevidas.org.br/duvidas.html#3rs

    A substituição das sacolas plásticas pelas chamadas sacolas ecológicas têm sido uma das formas de se reduzir a quantidade de sacolas plásticas nos supermercados, desta forma reduzindo os impactos ambientais.
    O link abaixo esclarece os benefícios e as vantagens de se utilizar as sacolas ecológicas ou "Ecobags" como também são chamadas.

    http://www.sacolaecologica.com/sacolas-ecologicas

    A cartilha disponível abaixo, relata como deve ser feita a reciclagem e o descarte dos lixos orgânicos, bem como outros informativos.

    http://www.abre.org.br/wp-content/uploads/2012/07/cartilha_meio_ambiente.pdf

    ResponderExcluir
  24. Segundo o site www.mma.gov.br/component/k2/item/7586?Itemid=846, 80% das embalagens usadas são descartadas após a utilização. Uma quantidade é destinada a aterros sanitários e outras descartadas em lixões, causando assim morte de animais, poluição da paisagem, danos a redes elétricas entre outros. Conseqüentemente mais utilização de matéria prima para fazer novas embalagens e assim prosseguir com o ciclo.
    Uma boa ação quanto a esse problema é a separação do lixo, como rotina diária em todas as casas, consumo consciente, comprar apenas o necessário. A reutilização também é uma proposta.
    No site acima disponibiliza o tempo de decomposição dos mateirais.
    Decomposição dos materiais
    Material Tempo de decomposição na natureza
    Papel De 3 a 6 meses
    Tecidos De 6 meses a 1 ano
    Metal Mais de 100 anos
    Alumínio Mais de 200 anos
    Plástico Mais de 400 anos
    Vidro Mais de 1000 anos
    Fonte: "Manual de Educação - Consumo Sustentável" - MMA e IDEC.
    EGQ341

    ResponderExcluir
  25. Vanessa Fischer dos Santos / EGQ33119 de setembro de 2013 às 09:39

    Ao fazer uma busca rápida no google acessei o site do IBAMA (http://www.ibama.gov.br/recursos-pesqueiros/download/200/) onde, além de falar sucintamente sobre o lixo, aborda também sobre os três R’s: Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Embora escutemos cada vez mais se falar sobre a reciclagem, é muito interessante pensarmos também na redução e reutilização dos nossos atuais produtos. Porém, num mundo onde as coisas se tornam cada vez mais descartáveis teríamos que ter uma enorme mudança em nossos hábitos. Afinal, a sociedade já está acostumada ao consumismo desfreado e a consequente geração de lixo.

    O ser humano produz tanto lixo gasoso, liquido e sólido, mas esse último é o que mais se torna impactante devido ao grande volume em que se apresenta.

    Em se tratando de embalagens, no começo do semestre apresentei um trabalho sobre polímeros na disciplina de Ciências dos Materiais, e ao pesquisar sobre o tema, encontrei muito sobre pesquisas e desenvolvimento que são feitos para se criar embalagens resistentes, seguras, e até inteligentes, que supram as necessidades em armazenar os mais diferentes produtos. Mas também é desenvolvida muita pesquisa sobre a utilização de embalagens biodegradáveis. Como pode ser encontrado um relato no Blog QMC Sustentável http://qmcsustentavel.blogspot.com.br/2013/05/quimica-do-plastico-biodegradavel.html e no do SEBRAE http://www.sebrae.com.br/setor/mandiocultura/o-setor-1/mandioca/produtos-derivados/1862-fecula-de-mandioca-e-utilizada-na-fabricacao-de-embalag/BIA_1862.

    Assim como os Biocombustíveis, as “bioembalagens” propiciam um clico mais natural e rápido para a interferência do homem no ambiente. Com a obsolescência gerada pelo avanço cada vez mais rápido de novas tecnologias, daqui a pouco, muitas outras coisas mais terão que se tornar biodegradáveis, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  26. É necessário reutilizar ao máximo as coisas que seriam jogadas fora, sempre respeitando as recomendações do fabricante, a durabilidade do material e o bom senso. Reciclar - Por fim, a reciclagem. Reciclagem significa separar, recolher, processar e usar a matéria-prima já utilizada para produzir alguma coisa novamente. Normalmente, nesse processo utiliza-se também matéria-prima nova e energia. A indústria de reciclagem brasileira, apesar de muito deficiente, emprega cerca de 150.000 catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que pode empregar muitas pessoas, principalmente numa situação com altos níveis de desemprego como a atual. Isso é o que tem acontecido em várias cidades brasileiras, onde estão sendo formadas cooperativas de catadores.

    Felizmente, o homem tem a seu favor várias soluções para dispor de forma correta, sem acarretar prejuízos ao ambiente e à saúde pública. O ideal, no entanto, seria que todos nós evitássemos o acúmulo de detritos, diminuindo o desperdício de materiais e o consumo excessivo de embalagens.

    Existem varias formas de criar embalagens reaproveitáveis, recicladas, biodegradáveis e etc, só que depende das indústrias se adaptarem a esse novo conceito. Mas não depende apenas deles vem de nós seres humanos que somos egoístas e queremos sempre mais e mais, compramos com os olhos e não conforme a necessidade!

    ResponderExcluir
  27. O crescimento populacional e com ele o consumismo, não raro tem gerado impactos alarmantes ao planeta. A compra compulsiva por artigos muitas vezes desnecessários, o lixo de suas embalagens ou que seu descarte inadequado produz, é o resultado das montanhas de lixos hoje vistas em qualquer cidade. O consumo desenfreado de produtos desencadeia uma série de agressões ao planeta, ao passo que incentiva o desenvolvimento torna-se necessária mais matéria prima tanto para a produção do produto desejado, quanto para a produção de suas embalagens. O consumo consciente é fundamental para que possamos diminuir o crescente número de resíduos que geramos e contribuir para que o planeta não entre em colapso, os recursos do planeta hoje já estão em 25% a mais do que é capaz de repor, e a produção excessiva de lixo só vem a somar, juntamente com o descarte indevido, e por consequência a poluição das águas, terras e prejudicando não só a vida de nós seres humanos, mas também do meio ambiente como um todo. Uma pequena parcela de cidades brasileira faz o devido descarte do seu lixo em aterros sanitários, e uma parcela menor ainda recicla o seu lixo. Hoje no Brasil movimenta-se cerca de 12 milhões de reais todo o ano pela reciclagem e perde-se 8 milhões de reais que poderiam ser aproveitados se todo o lixo fosse devidamente destinado, esses números não implicam somente no correto manuseio do material reciclável mas também na geração de renda para famílias, mais empregos e uma melhor qualidade de vida tanto em aspectos socioeconômicos quanto na saúde. Também a criação de mais aterros sanitários, com o devido preparo, deveria ser priorizada, sem contar que pode servir como geração energias, com o reaproveitamento do gás metano proveniente do chorume. Um sistema, como o implantado no aterro Bandeirantes em São Paulo, pode ser adequado nestes locais transformando o metano em energia elétrica, onde nesta a energia captada é capaz de abastecer o equivalente a 300 mil pessoas, e o gás extraído é convertido em crédito de carbono e depois comercializado e distribuído.
    Porém o lixo gerado frequentemente recebe o destino fluvial, causando muitas vezes a morte de seres marinhos, ou mesmo a proliferação de agentes causadores de doenças. A reportagem da revista Isto é , informa sobre a “Sopa de Plástico”, assim chamada pelos pesquisadores, descoberta numa região do oceano Pacífico, a região de lixo é gigantesca, causado sérios danos a fauna, ali estão depositados cerca de 100 milhões de toneladas de lixo, o que fica evidente não só a falta de conscientização, mas as leis ineficazes para este tipo de crime ambiental causado na sua maioria por plataformas de petróleo e embarcações. http://www.istoe.com.br/reportagens/790_A+SOPA+DE+LIXO+NO+PACIFICO
    Também é de suma importância o descarte correto de lixo, não somente em nossas residências, mas em qualquer que seja o lugar, que tenhamos atos que gerem o menor impacto possível para o meio, atuando como agentes transformadores e passando adiante a ideia do consumo consciente e fazendo a nossa parte, e finalmente acabar com a ação suicida que a humanidade vem cometendo, acabando com os principais meios de vida e subsistência a água e a terra.

    ResponderExcluir
  28. Atualmente, o lixo é apontado como um dos maiores problemas das grandes cidades. Como ainda não há um sistema de controle e descarte adequado, a consequência disso, são graves problemas a saúde pública e ambiental como a contaminação do solo, subsolo e curso da agua, geram também enchentes e erosões, proliferação de doenças, e obviamente poluição atmosférica. Sendo aproximadamente 7 bilhões de pessoas no mundo inteiro, estimando que cada pessoa produz 1kg de lixo diariamente, já da para se ter uma ideia da quantidade de lixo produzido, mas, para onde vai todo esse lixo? Geralmente vão para aterros sanitários, onde a maioria deles já está saturada, ou muito próxima do seu limite. No Brasil são produzidos 240 mil toneladas de lixo, conforme dados do IBGE, 73% do lixo vão para os aterros sanitários, pois garantem maior controle da poluição ambiental, e os outros 23% seguem para os lixões, terrenos baldios, matas ou beira de rios, sendo esses locais totalmente inadequados, muitas vezes podem ser até queimados a céu aberto piorando ainda mais os problemas ambientais, e até econômicos e sociais. Sabendo que muito desse lixo são embalagens vazias, sacolas plásticas, papeis, alumínios, entre outros, surgiu então à recuperação desses materiais como matéria prima e reutilização na fabricação de novos produtos, isso significa reciclagem, o que gera muitas vantagens: evita todo esse material nos depósitos de lixo aumentando a poluição, aumento de vida útil dos aterros sanitários, os recursos naturais são poupados, geração de empregos, e claro, reduzem a poluição, pois esses materiais levam um tempo significativo para se decompor. Aproximadamente 35% de todo o lixo gerado pode ser reciclado ou reutilizado, outros 35% podem virar adubo, ou seja, 70% de todas essas toneladas de lixo geradas diariamente tem um destino adequado, se transformando em algo útil e limpo. Focando-se nos plásticos, destaca-se a embalagem Pet, sendo considerada a como a melhor embalagem para fabricação de garrafas e embalagens de refrigerantes, cervejas, águas, sucos, cosméticos e medicamentos, e vários outros, podendo ser utilizada até em móveis, e roupas, com todas essas propriedades e benefícios que a embalagens Pet oferece, estimula ainda mais a reciclagem de materiais como esse, porém, a atitude de reciclagem começa dentro de casa, na hora do descarte do lixo, separar o que é reciclável (papel, latinhas de alumínio, plásticos, e até vidros), do que não é reciclável (restos de comida, e outros), dessa forma, cada um fazendo um simples e pequeno gesto dentro de casa, ou até mesmo na lanchonete, jogando o lixo na lixeira correta (separadas por cor), estaremos cooperando muito para o bem de nós mesmo, e de toda a sociedade em nossa volta.

    FONTE:

    http://monografias.brasilescola.com/biologia/lixo-reciclagem.htm

    http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-destino-lixo.htm

    ResponderExcluir
  29. Beatriz Luize de Souza - EGQ 14122 de setembro de 2013 às 14:50

    Atualmente, utilizamos vários tipos de materiais para embalagens de vários materiais. Dentre esses, citarei os plásticos, que são divididos entre termoplásticos e termofixos. Os termoplásticos, que ao aquecidos dessarranjam sua cadeia e ao esfriar retornam como ela era primeiramente, como as poliamidas, os policarbonatos, os poliésteres, o polietileno, o polipropileno, o poliacrilonitrila, o poliestireno, o poliacetato de vinila podem ser reciclados, e os termofixos, devido a não terem a característica de voltar à cadeia na forma original, não é reciclável, de forma que seu uso gerará lixo que ficará na natureza acumulado com os outros tantos lixos que produzimos.
    Mas, apesar de sua característica reciclável, os termoplásticos não são utilizados de forma consciente. De forma muito clara podemos usar como exemplo sacolas plásticas. A facilidade de uso e descarte (ainda que incorreto) das sacolas plásticas tem trazido vários problemas ao meio ambiente. 90% destes acabam em lixeiras, e eles dificultam a decomposição da matéria orgânica dentro dele, e os outros, por serem descartados no meio ambiente, podem chegar a rios e mares, e causar morte de vários animais, como pode ser visto no link:
    http://meumundosustentavel.com/noticias/os-famosos-sacos-plasticos/
    Este é só um exemplo dos problemas do destino das embalagens que usamos. Comprovando que o ciclo que tínhamos antigamente, da matéria orgânica servindo como adubo e voltando ao ciclo natural. Agora, a extração, produção e uso dos materiais acarreta muito lixo e não estamos preparados para o descarte correto deles, acumulando cada vez mais lixo e prejudicando nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  30. Felipe Alves de Lima EGQ141.22 de setembro de 2013 às 15:14

    A natureza trabalha em ciclos- “nada se perde, tudo se transforma”, e para que não saia deste ciclo supracitado é necessário que haja o cuidado tanto pra retirar como devolver algo à natureza, levando em consideração o lixo, o ciclo continua quando o descarte é feito da maneira correta, as embalagens, um grande vilão do meio ambiente, já que dificilmente é encontrado no supermercado algo que não venha em uma, o grande problema é na hora do descarte, quando realizado de forma correta a mesma pode ser reciclada e com isso gerar novos produtos, podendo ser reutilizadas em casa, no trabalho, no supermercado e em indústrias têxtil, e quando esse descarte acontece de forma indevida, pode gerar diversos problemas na natureza, um exemplo disso é a poluição, em lagos, o que acaba prejudicando a vida marinha, causando extinção de espécies, pois o plástico não é digerido pelo organismo dificultando a digestão, e em bueiros, causando enchentes, e consequentemente gerando doenças, contudo sabemos, que a maior parte do lixo acaba parando em lixões o que não esta escapo de contaminações pois geram o ‘chorume’ que também prejudica o lençol freáticos quando em contato causando a contaminação da água.

    o link abaixo refere-se a reciclagem, o uso de biodegradáveis e dicas de reutilização.
    http://www.unilever.com.br/aboutus/destaques_do_site/o_ciclo_da_reciclagem_de_embalagens.aspx


    ResponderExcluir
  31. Segundo uma pesquisa do IBGE, o lixo é depositado de forma inadequada em 64% das cidades brasileiras, em locais conhecidos como lixões, sem nenhum controle ambiental ou sanitario. No Brasil, 52,8% não recebe tratamento adequado, ou seja, MENOS DE 50% recebe o seu devido tratamento.
    Os processos de tratamento dos resíduos são os seguintes: *Compostagem: Processo no qual a matéria orgânica putrescível, como por exemplo restos de alimentos, é degradado biologicamente REDUZINDO MAIS DA METADE DO LIXO DOMICILIAR.
    *Incineração: É a transformação da maior parte dos resíduos em gases, pela queima em temperaturas acima de 900°C em um ambiente rico em oxigênio.
    *Pirólise: Diferente da incineração, na pirolise a queima acontece em ambiente fechado e com ausência de oxigênio.
    *Digestão Anaeróbica: Baseado na degradação biológica, com ausência de oxigênio e ambiente redutor. É Um princípio muito utilizado em todo o mundo em aterros sanitários.
    *Reciclagem: Já bem utilizado no Brasil, baseiam-se no reaproveitamento dos componentes presentes nos resíduos, de forma a resguardar as fontes naturais.
    *Aterro sanitário: É um método de aterramento dos resíduos em terreno preparado para a colocação do lixo, de maneira A CAUSAR O MENOR IMPACTO AMBIENTAL POSSÍVEL. Acho quem não é bem isso que acontece,os problemas ambientais de contaminação da água, do ar e do solo não são evitados, já que não são utilizados todos os recursos de engenharia e saneamento que evitariam a contaminação do ambiente. enfim.
    *Aterro controlado: representa uma alternativa melhor do que os lixões(Aterro Sanitário), e se diferenciam destes por possuírem a cobertura diária dos resíduos com solo e o controle de entrada e saída de pessoas.

    Abaixo um pdf para vocês lerem, é muito bom!

    http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/8%20-%20mcs_lixo.pdf

    ResponderExcluir
  32. Aline Hilleshein - EGQ 34122 de setembro de 2013 às 16:41

    No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo produzido é composto por embalagens. Isto corresponde a 25 mil toneladas por dia de embalagens depositadas no lixo. Sendo que esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, se colocados um atrás do outro, ocupariam 20 quilômetros de estrada.
    Um número grandioso que muitas vezes parece não fazer diferença, pois continuamos na era dos descartáveis e da praticidade e sem nos importar com os impactos que uma simples “sacolinha” jogada ao chão pode ocasionar.
    Acredito que o hábito dos descartáveis não há de se perder, e talvez nem se deva, mas devemos ser conscientes quanto à maneira que descartamos o lixo que produzimos. E ainda devemos pensar mais no reaproveitamento das embalagens, pois nem tudo é realmente lixo!
    Sabe-se também que as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira irregular e também regular, no lugar de serem encaminhadas para reciclagem, contribuem para o esgotamento de aterros e lixões, causando impactos ambientais.
    Então a alternativa é a redução do consumo desnecessário, pois sabemos que na maioria das vezes estas embalagens não retornam ao ciclo original, gerando novas matérias-primas. Isto, principalmente por falta de incentivo a reciclagem, pois é mais cômodo e também, muitas vezes, mais viável economicamente, não reciclar.

    Site de referência: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/impacto-das-embalagens-no-meio-ambiente

    ResponderExcluir
  33. Aline Hilleshein - EGQ 34122 de setembro de 2013 às 16:42

    No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo produzido é composto por embalagens. Isto corresponde a 25 mil toneladas por dia de embalagens depositadas no lixo. Sendo que esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, se colocados um atrás do outro, ocupariam 20 quilômetros de estrada.
    Um número grandioso que muitas vezes parece não fazer diferença, pois continuamos na era dos descartáveis e da praticidade e sem nos importar com os impactos que uma simples “sacolinha” jogada ao chão pode ocasionar.
    Acredito que o hábito dos descartáveis não há de se perder, e talvez nem se deva, mas devemos ser conscientes quanto à maneira que descartamos o lixo que produzimos. E ainda devemos pensar mais no reaproveitamento das embalagens, pois nem tudo é realmente lixo!
    Sabe-se também que as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira irregular e também regular, no lugar de serem encaminhadas para reciclagem, contribuem para o esgotamento de aterros e lixões, causando impactos ambientais.
    Então a alternativa é a redução do consumo desnecessário, pois sabemos que na maioria das vezes estas embalagens não retornam ao ciclo original, gerando novas matérias-primas. Isto, principalmente por falta de incentivo a reciclagem, pois é mais cômodo e também, muitas vezes, mais viável economicamente, não reciclar.

    Site de referência: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/impacto-das-embalagens-no-meio-ambiente

    ResponderExcluir
  34. Aline Hilleshein - EGQ 34122 de setembro de 2013 às 16:42

    No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo produzido é composto por embalagens. Isto corresponde a 25 mil toneladas por dia de embalagens depositadas no lixo. Sendo que esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, se colocados um atrás do outro, ocupariam 20 quilômetros de estrada.
    Um número grandioso que muitas vezes parece não fazer diferença, pois continuamos na era dos descartáveis e da praticidade e sem nos importar com os impactos que uma simples “sacolinha” jogada ao chão pode ocasionar.
    Acredito que o hábito dos descartáveis não há de se perder, e talvez nem se deva, mas devemos ser conscientes quanto à maneira que descartamos o lixo que produzimos. E ainda devemos pensar mais no reaproveitamento das embalagens, pois nem tudo é realmente lixo!
    Sabe-se também que as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira irregular e também regular, no lugar de serem encaminhadas para reciclagem, contribuem para o esgotamento de aterros e lixões, causando impactos ambientais.
    Então a alternativa é a redução do consumo desnecessário, pois sabemos que na maioria das vezes estas embalagens não retornam ao ciclo original, gerando novas matérias-primas. Isto, principalmente por falta de incentivo a reciclagem, pois é mais cômodo e também, muitas vezes, mais viável economicamente, não reciclar.

    Site de referência: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/impacto-das-embalagens-no-meio-ambiente

    ResponderExcluir
  35. Daniela Pravato Vieira / EGQ 33122 de setembro de 2013 às 17:04

    A população brasileira aumentou muito nos últimos anos, e com ela a produção de lixo, sendo que o descarte inadequado desses resíduos vem sendo um problema para todos. As embalagens plasticas, uma grande vilã do meio ambiente, devido ao descarte incorreto só vem trazendo mais problemas, devido a sua decomposição ser muito lenta, levando anos para que um copo plastico usado por alguns minutos se torne um grande problema para todos. Percebemos então como a reciclagem pode ser importante para nosso futuro. O descarte dessas embalagens e outros produtos, muitas vezes não tem o destino adequado, sendo levados aos lixões, onde ficam ao ar livre e levam a contaminação do solo e da água. Por isso devemos levar a conscientização de todos o modo que descartamos o lixo, devemos lutar para que o mundo possa voltar aos seus ciclos onde "nada se perde, tudo se transforma", e se transforma em algo que possa ser utilizado para outras fontes de vida.

    ResponderExcluir
  36. Jennifer Diane Kraisch Silva - EGQ33122 de setembro de 2013 às 17:13

    Dentre inúmeros problemas da sociedade moderna, tem-se o acúmulo de lixo como o causante de entre outros problemas, principalmente no que se refere à saúde da população em questão. Não basta o governo investir em coleta de lixo, saneamento básico, depósito para lixos contaminados, sem que a população se conscientize de que é necessário reutilizar e reduzir o consumo. Hoje as tecnologias são atualizadas em curtos períodos de tempo, induzindo o consumo exagerado de celulares, computadores, televisões, sem que haja necessidade de troca dos mesmos, e são situações como estas que originam toneladas de lixo tecnológico, dos quais pouco pode ser reaproveitado. Em suma, é preciso conscientização e principalmente incentivo na utilização de materiais menos danosos ao meio ambiente, tais como embalagens biodegradáveis, retornáveis, recicláveis, bem como a redução do consumo “descartável” de muitos equipamentos cuja vida útil é superior ao período em que esteve em uso. É necessário voltar aos tempos antigos onde era preciso consertar e conservar suas aquisições, ao invés de simplesmente troca-las.

    ResponderExcluir
  37. Maryelin Sacardo EGQ14122 de setembro de 2013 às 17:23

    O lixo é um problema mundial, se produz cerca de 2 milhões de toneladas de lixo por dia no mundo, no Brasil cerca de 150000 toneladas diárias. E esses números crescem frequentemente, existem estudos que revelam que a quantidade de lixo que é produzida no mundo cresce seis vezes mais do que a população, dados que alertam que estamos a “beira do abismo”.
    Não se trata apenas da produção de todo esse lixo, mas o descarte, para onde vai tanto lixo? Muitas vezes são descartados em lugares inadequados, jogados nas ruas, em corpos d’água. Contaminam desde pequenos canais de água até grandes rios, além do subsolo e do próprio solo. A algum tempo atrás não se dava muita importância ao lixo que era produzido, mas com o aumento da população urbana, hoje mais de 80% da população mora em áreas urbanas e este número só cresce, esse tema tem tomado proporções catastróficas.
    http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1.pdf , este artigo mostra alguns impactos ambientais que o lixo vem causando na sociedade em que vivemos. A forma como vemos o lixo precisa ser mudada o mais rápido possível.
    Mas como mudar a visão histórica que lixo é apenas lixo? Hoje vários projetos são empregados para que o lixo seja reaproveitado ao máximo. Há a reciclagem para grande parte dos materiais que são descartados inadequadamente, como plástico, papel, vidro, até o resto de alimentos pode ser reutilizados como adubo, por exemplo.
    O artigo a seguir mostra que apenas 8,2% dos municípios brasileiros possui coleta seletiva de lixo e as iniciativas para essa coleta só começaram a aparecer por volta de 1986. Ainda mostra que a maior parte dos projetos estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/138/166
    É interessante como a coleta seletiva de lixo é tratada em nosso país, muitas pessoas tem consciência de que a separação e reciclagem do lixo tem uma importância imensurável, mas não a fazem por simples preguiça. Precisa-se mudar a visão que temos de que lixo é apenas lixo e começarmos a enxergar novas formas de utilização, porque não utilizar aquela garrafa pet para fazer um brinquedo para seu filho? Ou um pinheiro de natal? São pequenas mudanças de habito que fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir
  38. Annelise Wippel - EGQ 341


    Conforme evoluímos tentamos melhorar nossa qualidade de vida e esquecemos da natureza, somos egoístas.
    Asfaltamos as ruas tornando os solos impermeáveis, fazemos barreiras nos rios, tentamos controlar a natureza para nosso bem estar, porém a natureza é muito poderosa vemos isso a cada ano com a ocorrência de catástrofes naturais, como enchentes.
    Produzimos mais e mais lixo, produtos que não vêm em apenas uma embalagem, mas na embalagem da embalagem, e tudo isso vai pro lixo!
    Temos que repensar sobre essas questão de diversas embalagens para um único produto, e na reciclagem.
    Sustentabilidade esta na moda, vamos seguir essa onda e pensar na nossa natureza e não apenas em nos mesmos!

    ResponderExcluir
  39. Ricardo Sanocky - EGQ341


    Com o crescimento da população mundial, e necessário que a indústria também aumente sua produção para atender essa maior demanda, para isso é necessário maior quantidade de matéria prima e inevitavelmente maior numero de resíduos industriais, ou sobras que serão depositadas em lixões, causando grandes danos ao solo e ao meio ambiente.
    Nos últimos anos esta produção de montanhas de lixo vem diminuindo, pois está sendo empregado muito investimento em ares de reaproveitamento de resíduos, tanto para a produção de matéria prima ou qualquer outra utilização encontrada.
    Um bom exemplo de reutilização de resíduos é a coleta de pneus e borrachas velhas ou de sobras de produção e empregando-as no piche utilizado no asfalto, inclusive, trazendo benefícios ao asfalto, como, menor custo, maior aderência e menor desgaste dos pneus dos veículos.
    Outro exemplo é a utilização dos lixões como fonte de energia através da captação do gás metano liberado pela decomposição da matéria orgânica, o qual e utilizado como combustível para geradores.
    Mas ainda falta muito para que nossos lixões deixem de existir, pois existem materiais que não são tão facilmente reutilizados, pois muitas vezes após passar pelos processos de produção perde suas propriedades deixando-o inapto para a reutilização.

    ResponderExcluir
  40. Uma das coisas mais incômodas sobre embalagens é a sacola plástica, é ela que poderia ter um meio mais prático ou melhor dizendo "retornável" pois poderíamos usar as famosas sacolas ecobags.
    Em um site que comenta sobre consumo consciente comenta todas as dicas e o tamanho da necessidade de encontrar um meio renovável dessas sacolas.
    Site:http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Como-sera-a-vida-sem-sacolinhas-plasticas-descartaveis
    Essa ideia já havia entrado em vigor mas não com muito sucesso, mas as pessoas não abriram os olhos para perceberem que é sim importante e que no futuro vão se arrepender de não terem usado esse método.
    Portanto, cada um devia fazer a sua parte e criar um futuro melhor e com mais consciência.

    ResponderExcluir
  41. O consumismo moderno, que nos leva a consumir não somente os produtos que a natureza oferece, mas, também, que nós faz consumir, produzir e degradar o meio ambiente é cada vez maior. E esse ciclo de consumismo desenfreado não vai parar agora. É certo que, cada vez mais, alguns dos grandes gestores, produtores rural e consumidores de todos os tipos estão com a consciência acerca dos problemas ambientais maior e, por isso, estão começando a agir para reduzir o problema. Sim, reduzir, porque parar com a produção e o consumo de uma hora para outra não é tarefa fácil: envolve aspectos desde descobrimentos de novas matérias-primas, novos processos produtivos, novos meios de reciclagem e descarte e até novos meios de consumo (mas isso mexe em várias cadeias econômicas e políticas e, por isso, muitas não estão interessados em cuidar do meio ambiente). Para a redução de lixo acontecer, a sociedade deve mudar parcialmente seus costumes.
    Acho que para a grande redução de lixo e proteção ambiental, uma das soluções é cada vez mais aumentar e disponibilizar um acervo virtual de livros e enciclopédias, por exemplo, a um certo custo para o consumidor, mas que teria muitas vantagens como redução do lixo e ampliação da tecnologia. Mas leitores como eu, que preferem um bom livro para folhear, dificilmente aprovarão medidas como estas. Daí a parte na qual eu citei anteriormente que para a redução do lixo, devemos mudar todos os costumes. Este é um exemplo não muito consistente e até bobo, mas se pararmos para pensar na tonelada de árvores derrubadas a cada dia e a quantidade de papel que está na ruas, veremos que gestos pequenos contribuem para atos maiores.
    Outro ponto importante é aumentar e intensificar estudos acerca de métodos de reciclagem e de materiais biodegradáveis. Os materiais biodegradáveis (que já vem sendo estudados pela SOCIESC) contribuem para a economia, pesquisas (que deveria ser um fator de desenvolvimento de um país), completa os ciclos biogeoquímicos como o do carbono, por exemplo, e são uma excelente alternativa para a redução de lixos que demoram para se deteriorar (como garrafas PETs).
    A produção de lixo, querendo ou não, é uma perda necessária. Alguns lixos nos trazem comodidade, outros tecnologia, outros benefícios temporários. O grande desafio do ser humano não é criar - a parte mais fácil para uma mente tão poderosa - mas, sim, como recuperar e tratar esse lixo posteriormente. Certa vez eu li que um dos maiores perigos da humanidade é a sua tamanha criatividade. Isto é um fato, em partes.

    Lucas Melo Verli Gonçalves - EGQ341

    ResponderExcluir
  42. Regina Guimarães - EGQ34122 de setembro de 2013 às 19:28

    Vale destacar que a educação para a reciclagem de resíduos começa em casa, principalmente, para os materiais que são mais utilizados nas residências como, por exemplo, plásticos e vidros. Conforme dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o plástico está presente em 77% das embalagens no Brasil. Segundo a Unilever no ano de 2010, foram produzidos cerca de 2,8 milhões de toneladas de plásticos no Brasil, onde somente 21,1% (590 mil toneladas) deste material foi reciclado. Ainda convém lembrar que o mesmo ocorre com o vidro, onde 980 mil toneladas de embalagens são produzidas por ano e somente 470 mil toneladas são recicladas.
    Conforme vimos nos dados acima, é necessário a realização de novas tecnológicas que visem diminuir esse acumulo de matérias que demoram muitos anos para se decompor no meio ambiente. Segundo a gestora ambiental Fernanda Carvalho, “O problema de um material como o plástico é a sua difícil degradação, que chega, no mínimo, a durar cerca de 18 meses. O lado bom é que a reutilização pode nos dar uma nova perspectiva do uso do plástico, seja o material puro ou o reciclado”. Uma saída além da reciclagem para os plásticos são sua substituição por plásticos biodegradáveis como, por exemplo, as novas sacolinhas de supermercado.
    Por outro lado, o vidro que não é biodegradável tem uma alta taxa de reaproveitamento onde metade dos recipientes fabricados no Brasil é retornável. Conforme a gestora, “A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia e água. Para cada 10% de caco de vidro na mistura, há uma economia de 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água”.

    Algumas dicas de reutilização que estão disponíveis no site da Unilever seguem abaixo:
    No supermercado – Uma alternativa para substituir o uso das sacolinhas de plástico nas compras de supermercado é o uso das sacolas ecobags e as caixas de papelão. As caixas auxiliam na separação de materiais para o lixo, e no final, até elas acabam indo para a reciclagem. Evite a compra de muitas embalagens de vidro, mas caso compre, tome cuidado com o manuseio.
    No trabalho – O copinho de plástico, do café, chá ou da água, pode ser sempre reutilizado. Pegue um e tome o mesmo copo durante toda a semana. Guarde em um local seco e limpo e antes de usá-lo, enxágue e seque bem. Imagine quantos copos são desperdiçados todos os dias durante o expediente. Reusar é a palavra da vez.
    Em casa – Opte por sacos de lixo, de cozinha e banheiro, de plástico biodegradável. Para alguns tipos de garrafas de vidro, assim que o produto acabar comece a reutilizá-lo. Limpe, seque e feche bem o recipiente após colocar café, açúcar, sal e outros alimentos (arroz, feijão, biscoitos) para conservar.
    Em casa, para decorar – Com criatividade, as garrafas PET de refrigerantes podem virar porta-jornal e revistas, castiçal, porta-lápis, porta-moedas e até flores de potes de plástico para decorar todos os ambientes.
    Qualquer garrafa de vidro pode virar um lindo vaso de flor. Com um pouco de imaginação até mesmo uma garrafa de suco pode ganhar nova utilidade, servindo de arranjo de flores para enfeitar a mesa de jantar ou algum cantinho especial da casa. Aproveite a inspiração e faça novos enfeites para a casa. Reutilize!

    CEMPRE. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2013.

    UNILEVER. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2013.

    ResponderExcluir
  43. BRUNA PEREIRA DA SILVA LEONARDO EGQ 14113 de outubro de 2013 às 13:55

    A população brasileira vem crescendo cada vez mais, e junto, vem crescendo o consumo muito vezes, exagerado. E com o consumo, vem o descarte daquilo que foi adquirido e que não é mais necessário, fato esse, que vem causando grande preocupação em alguns órgãos e pessoas ligadas ao meio ambiente. Hoje, muito se fala sobre reciclagem ou reutilização de diversas coisas, mas infelizmente, algumas pessoas não entendem a real importância acerca deste assunto. Dados do IBGE apontam que cerca de 80% da população brasileira mora em áreas urbanas, e que diariamente, descartam, muitas vezes de maneira inconsciente, montantes de lixo urbano, contribuindo ainda mais para os impactos ambientais.
    Está mais que na hora, que “toda” a população brasileira tome consciência do quão é agressivo para o meio ambiente, o consumo exagerado, e com ele, o descarte inapropriado do lixo

    http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1.pdf

    ResponderExcluir