QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

domingo, 7 de julho de 2013

A qualidade de nossas escolhas

A qualidade da alimentação das pessoas mudou muito. O consumo excessivo de gorduras animais e de proteínas, o crescente consumo de produtos químicos (aditivos) presentes nos alimentos industrializados e, por fim, o excesso de calorias, são condições que facilitam o aparecimento de muitas doenças crônicas não transmissíveis.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd10_03b.pdf

(Acidulante, regulador de acidez, antiespumante, antioxidante, aromatizante, corante, conservador, emulsificante, espessante, estabilizante, realçador de sabor, espumante, umectante, sequestrante, antiumectante, antiaglutinante).
Reflita e escreva acerca de suas escolhas diárias.



41 comentários:

  1. Nos dias atuais vem crescendo cada vez mais o consumo de refrigerante, apesar de ser uma bebida muito comum entre as pessoas, difícil não conhecer alguém que não o tenha experimentado, no entanto, muitos não conhecem, ou muitas vezes ignoram os grandes perigos que um simples copo de refrigerante pode trazer ao organismo. Os refrigerantes, independentes da marca, podem contribuir para o surgimento de muitas doenças, como por exemplo; osteoporose, devido ao ácido fosfórico que impede a absorção correta de cálcio pelos ossos; obesidade e diabetes, devido à grande quantidade de açúcar existente na bebida, um copo equivale a três colheres de sopa de açúcar; cálculos renais, devido à presença do ácido orgânico, chamado, oxalato; gastrite, por conta da grande concentração de açucares, dos vários aditivos e do PH ácido.
    Confesso que apesar de conhecer os ricos que o refrigerante, bebida essa que parece ser inofensiva, causa a saúde, ainda sim, me considero uma grande consumidora desta bebida.


    http://consumidormoderno.uol.com.br/na-pele-do-consumidor/refrigerante-diet-poucas-calorias-muitos-maleficios
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2011/04/engenheira-de-alimentos-explica-os-principais-maleficios-do-refrigerante-3273460.html


    http://tirando-a-limpo.blogspot.com.br/2012/02/os-maleficios-da-coca-cola-e-dos.html


    http://www.hipertrofia.org/blog/2007/07/16/maleficios-do-refrigerante/



    Bruna Pereira da Silva Leonardo.
    EGQ 141




    ResponderExcluir
  2. Ter hábitos alimentares propícios, favorecem uma excelente qualidade de vida ao nosso organismo e faz com que tenhamos uma vida saudável e equilibrada. O bom senso se torna uma conduta indispensável quando se quer uma alimentação completa, rica em vitaminas, fibras e seus componentes, deixando assim o corpo e a mente em equilíbrio.
    Alimentar-se de forma correta, faz com que o nosso organismo obtenha subsídios necessários para suprir todas as suas necessidades. Ao agir deste modo, os nutrientes imprescindíveis da diversidade de alimentos em uma refeição (pois nem todo alimento por si só se torna passível à completar ou preencher os nutrientes faltantes), proporcionam excelente funcionamento sem escassez ou exagero de certos nutrientes.
    Sendo assim, já vimos que a qualidade e o hábito de uma boa alimentação equivale à uma vida saudável e disposição para atividades físicas. Em segundo momento, alguns alimentos encontram-se em sua composição corantes e conservantes que nem sempre são a melhor opção e a ingestão destes produtos podem obter seus malefícios. Irei enfatizar nos alimentos que englobam o mundo dos corantes. Os corantes são substâncias ou até mesmo a mistura das mesmas que possuem como objetivo atribuir ou intensificar a coloração em alguns alimentos. Podemos encontrar como exemplo alguns corantes como: Azul Brilhante, Amaranto ou Vermelho Bordeaux, Vermelho Eritrosina e entre outros em certos alimentos. Destes três exemplos, todos possuem algum tipo de malefício. O consumo em larga escala pode causar a adição de hormônio tireoidiano no sangue em níveis para ocasionar hipertireoidismo e também pode causar hiperatividade em crianças, eczema e asma quando ingeridos. Quem já possui algum tipo de alergia não seria aconselhável produtos que tenham corantes em sua composição, pois essas alergias podem ser ressaltadas.
    Nem sempre os corantes podem ser julgados como vilões, eles também tem uma contribuição positiva quando necessário. Chamado de corantes naturais, eles são extraídos de matérias primas como frutos ou vegetais. Os mais empregados pela indústria alimentícia são: urucum, carmim de cochonilha e cúrcuma. Os mesmos podem ser utilizados de forma isolada ou combinados entre si, para obter uma gama de cores diversificadas. E sem dúvidas, o uso de corantes naturais torna-se melhor do que usar corantes artificiais.
    Em relação aos corantes naturais, o artigo abaixo ''Corantes Naturais Extraídos de Plantas para Utilização como Indicadores de pH'' exibe como a extração de corantes naturais das flores ou até mesmo das folhas de algumas plantas podem modificar a cor adicionando-se uma solução ácida ou alcalina (básica) e estes corantes podem ser utilizados com indicador ácido-base.

    http://www.ra-bugio.org.br/manutencao/uploaded/projetos/Artigo-Corantes_Naturais.pdf

    Thays Karoline Andrioli EGQ 141

    ResponderExcluir
  3. Em dias de muito calor é muito difícil resistir a um refrigerante bem gelado, mas devemos ficar atentos aos males que esses podem causar. Pois o refrigerante contém muitas substâncias artificiais, e quase nenhum valor nutricional, pelo contrário o refrigerante é rico em açúcar, mesmo na versão diet, o que aumenta o risco de uma pessoa apresentar diabetes, e até mesmo ganhar alguns quilinhos. Sem contar que contem fosfatos que em excesso causam o enfraquecimento dos ossos, pois este elemento libera o cálcio do corpo.
    Podemos trocar o consumo de refrigerante por bebidas que não vão causar males, como á água, sucos de fruta, e chás naturais.

    http://www.youtube.com/watch?v=LFfvP9xCZ44

    Se todos vissem esse vídeo disponível no youtube, e se conscientizassem tenho certeza que reduziriam a quantidade de refrigerante ingerida.

    Mas não se enganem que somente os refrigerantes fazem mal a saúde. Encontrei um site que listou dez bebidas que podem trazer malefícios à saúde. São eles:

    Sucos industrializados, frapê de café, água com sabor , batidas, smoothies de frutas, isotônicos, bebidas destiladas, limonada, refrigerante e energético.

    Na realidade tudo que ingerido em excesso traz maleficios a saúde.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ 341

    ResponderExcluir
  4. Os consumidores procuram informações sobre os alimento que consomem, uma da fonte para essa informação é o rotulo empregado aos alimentos. Esse por sua vez contém os valores nutricionais, composição, qualidade e riscos que os produtos poderiam apresentar. Porém na maioria das vezes o consumidor não lê, ou não entende as informações ali contidas. Um exemplo clássico é o diet e o light, muitas pessoas consomem e nem sabe distinguir a função adequada de cada um desses alimentos. A rotulagem dos alimentos deveriam ser mais esclarecidas, o que ajudaria os consumidores a encontrar o que realmente precisam.
    Apesar de já existir leis vigentes, nem todos os produtos encontrados nas prateleiras contem as informações necessárias ao consumidor, Segundo Araújo (2001), os órgãos deveriam fiscalizar com mais rigor, já que esses alimentos muitas vezes são usados em tratamentos de pessoas com doenças, que tem restrição a açúcar, sal, glúten, etc.

    Interessante seria se o consumidor pudesse ter, com precisão, todas as informações necessárias para identificar claramente o produto, e que este fosse com uma linguagem mais clara e compreensível.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ341

    ResponderExcluir
  5. Devido à correria do dia a dia o consumidor tem optado por produtos indrustializados e embalados. Lógico que a praticidade é excelente, mas nem tudo é tão bom como parece. Para conseguir a durabilidade do produto o fabricante precisa utilizar aditivos químicos, que se ingeridos com freqüência não fazem bem a saúde. Os produtos químicos mais encontrados são: Corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, e acidulantes.
    Tais aditivos são necessários para chamar a atenção do consumidor, bem como fazer com que os produtos durem mais nas prateleiras dos supermercados.

    As maiorias das embalagens contem informações sobre esses aditivos. Veja o significado e a indicação dos estranhos nomes nos rótulos dos produtos industrializados:

    C: São corantes naturais (Cl) ou artificiais (C2).
    F: Indica aromatizantes ou flavorizantes, que têm o papel de realçar, respectivamente, o odor e o sabor dos alimentos. Há naturais e artificiais.
    EP: Sinônimo de espessaste, cuja função é dar consistência ao alimento. Geralmente, é de origem vegetal.
    U: É o umectante que impede o resseca mento do alimento.
    AU: São os anti-umectantes, que evitam a absorção de umidade.
    ET: Indica a presença de estabilizantes para impedir que os diferentes ingredientes se separem. Os mais comuns são óleos naturais.
    H: Sigla dos acidulastes, responsáveis por acentuar o sabor ácido do alimento industrializado. Algum está naturalmente presente nas frutas.
    D: Ou edulcorastes. Usados nos produtos dietéticos em substituição ao açúcar
    P: Significa a presença de conservantes.
    A: São os anti-oxidantes, que evitam a rancificação de produtos gordurosos.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ341

    ResponderExcluir
  6. A qualidade de alimentação varia de pessoa para pessoa, há aquelas que se alimentam corretamente em todas as refeições, e aquelas em que, por falta de tempo acabam comendo o que o tempo permite, ou seja, se alimentam de maneira errada e de alimentos industrializados que futuramente pode trazer alguns danos a saúde. Mas isso tudo depende do ponto de vista de cada um e de seus costumes alimentares, nem todos teem o mesmo paladar e pensamento. Mas é fato que nos últimos anos as pessoas teem se alimentado mais de produtos ricos em proteinas, carboidratos, congelados, frituras e etc, e deixando um pouco de lado as verduras e legumes. Muitos dos problemas de saúde que grande parte da população trata nos dias de hoje, se origina no grande consumo dos mesmos. Grande parte das embalagens trazem informações nutricionais que alertam os consumidores daquilo que estão prestes a comer.

    Ter um hábito de alimentação saudável baseado em alimentos naturais que proporcionem uma vida balanceada é um grande desafio, pois já nos acostumamos a comer tudo industrializado, que de alguma forma torna a vida mais prática e fácil, porém tráz consigo problemas que afetam a saúde de muitos.

    O artigo "Avaliação do consumo de alimentos industrializados no modo de vida urbana", feita por estudantes do Curso de Nutrição da Faculdade do Vale do Ipojoca - FAVIP fez uma pesquisa de campo onde se analisou os alimentos ingeridos por funcionários de um Shopping, e chegou-se a uma conclusão da quantidade de sódio, gorduras saturadas e açúcares que eram consumidos pelos mesmos diariamente.

    Kerolyn Luana Holek - EGQ 141

    ResponderExcluir
  7. O prato típico brasileiro (arroz, feijão, bife e salada) está cada vez mais dando espaço a outros alimentos que são mais rápidos no preparo, por exemplo, as refeições de fast food, lanches. A alimentação inadequada aumenta a probabilidade de as pessoas adquirirem doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e osteoporose.
    Sendo assim ter uma alimentação saudável aumenta e muito à qualidade de vida. Porém não é fácil substituir completamente o refrigerante por água, sucos, chás. Como todos sabem, essa é uma bebida que não traz benefício nenhum ao nosso organismo, pelo contrário faz com que aumente o risco de ataques cardíacos e osteoporose. Além disso, por ser rico em açúcar, o consumo de refrigerante provoca o aumento de peso.

    Neste link diz que a coca-cola zero não causa câncer. Além disso, estudos comprovam que o ciclamato de sódio (a possível substância causadora desse male) não é cancerígeno em seres humanos. Porém, nos EUA e países da Europa essa substância é banida e substituída por outros adoçantes.
    http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/reuters/2012/03/09/coca-zero-da-cancer-veja-o-que-dizem-especialistas-sobre-textos-que-circulam-na-internet.htm

    Neste outro link, achei interessante na parte do texto que fala sobre os dez passos para uma alimentação saudável, segundo o Ministério da Saúde.
    http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/cuidados-e-prevencao

    ResponderExcluir
  8. O texto acima é de Eduarda Cani de Souza EGQ - 141

    ResponderExcluir
  9. Corantes, fertilizantes, conversadores, são um símbolo da sociedade moderna. E tudo o que prejudica a longevidade de uma população.
    Um exemplo clássico é o refrigerante. Muito adorado e delicioso.
    Refrigerante é basicamente formado por xarope de glicose, gás carbônico, conservantes, acidificante e ácido fosfórico. O responsável por dissolver o osso da galinha. O meio ácido do refrigerante dificulta a absorção do magnésio, importante para nossos ossos, e a cafeína também presente no refrigerante dificulta a absorção de vitaminas.
    O refrigerante light é mais problemático. Segundo Michel Prado o consumo excessivo pode causar lúpos ou esclerose múltipla.

    Esse artigo descreve cada componente do refrigerante e seu comportamento no organismo humano.

    http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf

    Aline Celestino EGQ 141

    ResponderExcluir
  10. Um nutricionista do INCA, Fábio Gomes, fala que muitos alimentos não trazem nenhum bem à saúde que deveriam ser cortados do cardápio e ainda mais, diz que esses alimentos "levam a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência, pode aparecer um tumor", que pode ser, por exemplo, no pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins.
    Os alimentos listados por ele está muito ligado aos nossos lanchinhos do dia-a-dia: bacon, refrigerante, pizza, alimentos com agrotóxicos e outros.
    Claro, as vezes faz bem relaxar e comer aquela porção de batata-frita, mas... coma com moderação!

    ResponderExcluir
  11. Tomar refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose. Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos. A exposição alta ao aspartame pode contribuir diretamente para o aumento da glicemia e, assim, contribuir para as associações observadas entre o consumo de refrigerante dietético e o risco de diabetes em humanos. Sabe-se que não só os refrigerantes, mas adoçantes artificias como o “zero-cal” e outros produtos dietéticos possuem grande quantidade de aspartame.
    As bebidas alcoólicas também possuem grande risco se for consumida de maneira inadequada e pode ser considerada uma droga lícita. O uso crônico pode levar a outros prejuízos no desenvolvimento do sistema nervoso e podendo levar problemas neurológicos. Contudo, uma equipe do Instituto Karolinska verificou, depois de acompanhar quase 3 mil pessoas, que a ingestão de álcool reduz o risco de artrite reumatoide, uma inflamação constante nas juntas. Para fechar a rodada, novos trabalhos sugerem que um pouco de etanol, ou álcool etílico — assim ele é conhecido no meio científico —, propicia uma proteção cardiovascular. Dois cálices de vinho diariamente seriam suficientes para levantar o astral das artérias (link anexo abaixo com a pesquisa).

    http://saude.terra.com.br/dietas/refrigerante-conheca-os-verdadeiros-males-da-bebida,10d98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

    http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/medicina/conteudo_288883.shtml

    ResponderExcluir
  12. A indústria alimentícia modificou totalmente a forma que nos nós alimentamos, e a frequência com que nos alimentamos, o modo como vivemos hoje nos faz totalmente dependentes de seus enlatados engarrafados e empacotados, produtos que nos permitem ficarmos menos tempo na cozinha e ate pagar mais barato por isso, por exemplo, fazer uma macarronada com molho de tomate á moda antiga e saudável exigiria que dedicássemos nosso valioso tempo livre fazendo o macarrão, preparar os tomates para o molho, além da bagunça. Quem trocaria a comodidade de comprar um espaghetti e uma lata de estrato de tomate e preparar rapidamente uma bela refeição, acompanhada por uma refrigerante ou suco de caixinha não é mesmo...
    Vemos os pratos feitos modernos como uma praticidade da culinária e não como perigos, fontes de hipertensões, altos níveis de colesterol e obesidade, entre outros com que deveríamos nos preocupar. Mesmo seus danos sendo diariamente anunciados nos veículos de informação, a velocidade, os desejos e as metas de vida contemporânea faz com passe despercebido, que não tomemos consciência que existe um preço caro a ser pago pela quase gratuidade dos rápidos alimentos industrializados e (fast foods), preço normalmente pago com a nossa saúde.

    Eduardo C. do Amaral
    EGQ 341

    ResponderExcluir
  13. Que a má alimentação causa vários danos à saúde isso já não é novidade. Que em longo prazo pode ser desenvolvida doença crônica (cardiovasculares, enfartes, diabetes e osteoporose) também sabemos. O que encontrei no site http://www.alimentacaosaudavel.org/, que considerei muito interessante é que 69,3% das pessoas pensam que a sua alimentação é saudável e 71% acredita não precisar mudar os hábitos alimentares por considerarem saudáveis.
    Mas o que é uma alimentação saudável? A própria reportagem diz que “não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para se manter saudável. A comida deve ser apreciada – é possível comer refeições deliciosas e bem preparadas que são simultaneamente saudáveis”.
    Claro que refrigerantes, frituras, alimentos rico em corantes, açúcares devem ser exceções em dietas saudáveis, o que não quer dizer que você nunca mais poderá comer um chocolate ou tomar um refrigerante.
    Há pouco tempo descobrimos que meu sobrinho de 11 anos tem diabete do tipo 1 (incurável é hereditária). A dieta dele mudou drasticamente. Ele precisa ter uma rotina de exercícios e alimentação a cada 3hrs, sempre controlando os carboidratos que no organismo se tornam açúcares entre outros. A vida dele se tornou muito mais saudável. Porém ele não é privado e comer um fast-foot, ou um doce, desde que seja controlado e esporadicamente. Com isso percebo que ele foi protegido de uma alimentação incorreta, o que deveria ser assim antes mesmo de descobrirem a diabetes. Acho que não é necessário se ter alguma doença para fazer essa escolha de vida.
    Mas acho bastante dificultoso levar uma vida saudável no meio em que vivemos, na correria do dia-dia, faculdade, trabalho, as alimentações são feitas de forma muito rápida, e nem sempre podemos ter a “escolha” de comer um alimento mais saudável.
    Ana Paula Albano EGQ 341

    ResponderExcluir
  14. Leticia Trezecik EGQ14111 de setembro de 2013 às 18:32

    * Refrigerantes e outras bebidas

    O mundo inteiro é apaixonado por refrigerante, e também luta para tentar tirá-lo do seu dia-a-dia depois de conhecer os males trazidos por ele.
    Seu alto teor de açúcar, do sódio, corantes, acidulantes e conservantes, podem apresentar sérios riscos à saúde.
    Além do que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor verificou recentemente, que várias dessas bebidas têm benzeno, substância potencialmente cancerígena.
    A bebida pode causar retenção hídrica,inchaço nas pernas e membros inferiores, comprometimento do trato gastro intestinal, sensação de empachamento durante a refeição, desconforto gástrico, além de danificar os dentes e ajudar a proliferar bactérias na boca, aumenta o risco de hipertensão e etc.

    Então por que pessoas continuam tomando refrigerantes?
    Além da grande manipulação da mídia incentivando as pessoas a tomarem refrigerantes com suas lindas propagandas, ele é extremamente delicioso!

    Link dizendo o que acontece no nosso organismo quando ingerimos refrigerante:

    http://saude.terra.com.br/saiba-o-que-acontece-dentro-do-corpo-apos-tomar-refrigerante,d0f88c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

    e principalmente quando esse refrigerante é coca-cola:
    http://resumidamente.blogs.sapo.pt/4486.html

    ResponderExcluir
  15. O ser humano descobriu que comer açúcar em excesso faz mal à saúde (note que eu frisei “em excesso”). O que foi feito? Desenvolvemos adoçantes que são substâncias, muitas vezes, sintéticas com o poder de adoçar 100 vezes maior do que o poder de adoçar do açúcar. O que as pessoas fizeram? Continuaram a comer em excesso estes adoçantes. O que se descobriu? Que o consumo destes adoçantes estava modificando o paladar humano e que as pessoas que tinham este consumo perdiam o paladar pelos alimento frescos e aumentavam o desejo de coisas doces, descontralando o seu centro de saciedade. Tudo isto porque o problema do açúcar não foi bem resolvido. Se o problema era comer açúcar em excesso.

    http://metododeroseitaim.com.br/2009/08/alimentacao-e-qualidade-de-vida/

    Então por que não fazer um reeducação alimentar, Afinal é para o nosso bem, afinal sera que é algum sacrificio?
    De quem é a culpa?
    Pessoas mudem esse pensamento pequeno e amplie suas idéias
    # Fica a Dica #

    ResponderExcluir
  16. O primeiro passo para reeducar-se é saber que não será uma mudança rápida, leva tempo.

    "É um grande passo à frente para a saúde e a qualidade de vida.”

    Antigamente se falava muito mais sobre o tema desnutrição, mas hoje as pessoas continuam se alimentando mal.

    "Nós temos muito mais opções e não sabemos fazer nossas escolhas".

    ResponderExcluir
  17. Bárbara Hoffman EGQ 34117 de setembro de 2013 às 10:03

    Rótulos de produtos comercializados

    "O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas
    embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001".

    http://www.unifenas.br/documentos/manual_industria.pdf

    De acordo com pesquisas um dos piores "alimentos" é o refrigerante DIET, isso porque a bebida possui todos os problemas dos refrigerantes normais e ainda contém aspartame, que é um substituto do açúcar e está ligado a inúmeras doenças.

    Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - divulgou uma pesquisa realizada com 24 refrigerantes. Em sete, constatou-se a presença de benzeno. Se trata de uma substância cancerígena encontrada no ar, pela queima de carvão e óleo.

    "O benzeno pode ser formado em substâncias que contêm benzoato de sódio e ácido ascórbico (vitamina C) na composição. As temperaturas elevadas e a luz podem estimular a conversão do benzoato de sódio juntamente com o ácido ascórbico em benzeno."
    A nutricionista diz que o benzeno pode ser encontrado na maioria dos refrigerantes à base de laranja e limão, devido à vitamina C, e também naqueles do tipo light e diet. "O açúcar inibe a formação de benzeno e a restrição dele na bebida tipo light e diet pode favorecer a sua formação."

    http://www.acessa.com/saude/arquivo/alimentacao/2009/05/07-refrigerantes/

    Por isso, opto por refrigerantes somente nos fins de semana. E mesmo assim quando tomo fico com a consciência pesada.
    Por que não tomar então um suco natural de laranja, acerola, abacaxi, ou um chá, vitamina, tudo tão bom quando refrigerante, e muito mais saudável, mais saudável ainda se colhida a fruta lá do pé de casa, ou do chá plantado no canteirinho. Muitas vezes temos preguiça de fazer um suco, ou vitamina, tão mais fácil pegar o pronto enlatado ou engarrafado. Não é verdade?

    ResponderExcluir
  18. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal da Bahia – Campus Barreiras constatou que 50% dos entrevistados não lêem os rótulos, 18% lêem e não entendem e apenas 18 lêem e entendem,
    (http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/arquivos/jovem/ANNY%20CAROLLINE%20MATUTINO%20AMORIM.pdf).
    A ANVISA exige que informações pertinentes a composição do alimento estejam expostas no produto, ajudando assim o consumidor a escolher os alimentos que desejam consumir.
    No manual disponibilizado em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/arquivos/manual_consumidor.pdf explica e orienta os consumidores em relação as rotulagem nutricional obrigatória.
    Uma questão citada no manual que achei interessante foi em relação aos chocolates que demonstram que determinada quantidade de consumo equivale e um copo de leite. Essa informação é não pode estar nos rótulos, porque mesmo que os dois alimentos tenham algum nutriente igual, essa comparação pode levar o consumidor e uma interpretação errada, pois há outros nutrientes nos alimentos que não são semelhantes. Mesmo que o chocolate e o leite possuírem cálcio, o chocolate possui açúcares que são bastante prejudiciais à saúde.


    ResponderExcluir
  19. Bruna Pereira Da Silva Leonardo EGQ 14122 de setembro de 2013 às 16:28

    Nos dias atuais vem crescendo cada vez mais o consumo de refrigerante, apesar de ser uma bebida muito comum entre as pessoas, difícil não conhecer alguém que não o tenha experimentado, no entanto, muitos não conhecem, ou muitas vezes ignoram os grandes perigos que um simples copo de refrigerante pode trazer ao organismo. Os refrigerantes, independentes da marca, podem contribuir para o surgimento de muitas doenças, como por exemplo; osteoporose, devido ao ácido fosfórico que impede a absorção correta de cálcio pelos ossos; obesidade e diabetes, devido à grande quantidade de açúcar existente na bebida, um copo equivale a três colheres de sopa de açúcar; cálculos renais, devido à presença do ácido orgânico, chamado, oxalato; gastrite, por conta da grande concentração de açucares, dos vários aditivos e do PH ácido.
    Confesso que apesar de conhecer os ricos que o refrigerante, bebida essa que parece ser inofensiva, causa a saúde, ainda sim, me considero uma grande consumidora desta bebida.


    http://consumidormoderno.uol.com.br/na-pele-do-consumidor/refrigerante-diet-poucas-calorias-muitos-maleficios
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2011/04/engenheira-de-alimentos-explica-os-principais-maleficios-do-refrigerante-3273460.html


    http://tirando-a-limpo.blogspot.com.br/2012/02/os-maleficios-da-coca-cola-e-dos.html


    http://www.hipertrofia.org/blog/2007/07/16/maleficios-do-refrigerante/



    Bruna Pereira da Silva Leonardo.
    EGQ 141

    ResponderExcluir
  20. Thuany Rezende EGQ 3412 de outubro de 2013 às 12:07

    Hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta equilibrada e com moderação. Não existem alimentos proibidos ou milagrosos. O que tem que existir é o bom senso e o equilíbrio com o corpo.
    Não adianta ficar se privando de alimentos gostosos (Mc, chocolate, mikshake, batata frita e afins) por um tempo e depois não aguentar a sair “atacando” tudo. Tem que saber controlar, balancear a alimentação com verduras, frutas, legumes e outros alimentos saudáveis e viver de bem com a vida, afinal, a alimentação não influencia somente na saúde do corpo, mas também na alto estima de cada um. Se sentir bem é o foco.

    Abaixo, um link de uma reportagem que fala sobre a alimentação saldável como elemento da qualidade de vida:
    http://www.youtube.com/watch?v=fUnDv4CLRhs

    ResponderExcluir
  21. Karoline Juliana de Camargo - EGQ3416 de outubro de 2013 às 15:43

    A necessidade de manter uma alimentação saudável é uma preocupação constante, especialmente numa era em que a grande maioria dos alimentos consumidos são industrializados, possibilitando o aumento de doenças relacionadas à nutrição; a obesidade, por exemplo, já é considerada epidemia pelo IBGE. Apesar das grandes transformações que o Brasil sofreu nos últimos 35 anos, transformando-se em uma sociedade urbana e social, e superando níveis vergonhosos de mortalidade infantil, analfabetismo e desnutrição, o índice de sobrepeso e obesidade no povo brasileiro apresentou crescimento exponencial. Tal crescimento é atribuído à crescente substituição de alimentos clássicos da dieta de nosso povo (arroz, feijão, hortaliças) por bebidas e alimentos industrializados e prontos, na maioria dos casos, mais calóricos e menos nutritivos. Acredito que outros fatores que atrapalham na manutenção de uma alimentação saudável sejam a falta de tempo – favorecendo os alimentos prontos e pré-processados – e os altos preços de alimentos naturais.
    O seguinte infográfico ilustra as diferenças da distribuição de peso do brasileiro em diferentes períodos históricos e idades: http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/obesidade-no-brasil

    ResponderExcluir
  22. Aline Hilleshein - EGQ34110 de outubro de 2013 às 12:00

    “Senado aprova proibição de comida gordurosa em cantinas escolares”, esse foi o tema abordado entre os dias 14 e 21 de agosto deste ano. Estando publicando em vários sites, entre eles no jornal a folha de São Paulo, o projeto aprovado pelo Senado, segundo o mesmo e publicação no jornal, tem por objetivo combater a obesidade infantil.
    Entre os alimentos cuja venda está proibida encontram-se os alimentos ricos em açúcar, gordura saturada, trans ou sódio e também as bebidas de baixo teor nutricional, como os refrigerantes (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1326629-senado-aprova-proibicao-de-comida-gordurosa-em-cantinas-escolares.shtml).
    Sabe-se que os refrigerantes têm influência na obesidade há muito tempo e segundo estudos, no Brasil 15% dos adultos já são obesos e praticamente 50% estão acima do peso, sendo que um trabalho realizado mostrou que o maior consumo das bebidas adoçadas estava associado a uma maior predisposição genética para a obesidade (http://www.drpastore.com.br/m411/dicas/sucos_e_refrigerantes_grandes_viloes_da_obesidade).
    Acredito que este projeto que foi aprovado, contribui em partes para minimizar os riscos de obesidade infantil, mas sabe-se que o mesmo nada contribui se em casa as crianças desde pequenas não tiverem uma boa orientação quanto a uma alimentação saudável. Pois de nada adianta a criança ter uma alimentação saudável no período em que esta escola, se em casa consumir alimentos gordurosos e principalmente refrigerantes, como substitutos a água.
    Nós, adultos, com a correria do dia-a-dia, também acabamos “viciando” na praticidade, e acabamos esquecendo-se de manter uma alimentação saudável. Pois é muito mais prático abrir um “enlatado”, do que preparar um alimento para comer e/ou beber. O problema é que o consumo exagerado desses alimentos, como por exemplo, o refrigerante, relatado acima, é fator contribuinte para a obesidade, que acarreta outras doenças também.
    Por isso, devemos nos policiar quanto aos alimentos que estamos consumindo, para que não tenhamos problemas futuros por uma alimentação inadequada, mas acredito também que para isto não precisamos viver apenas no mundo do “light-alface”, mas sim ter uma alimentação equilibrada, sem exageros.

    ResponderExcluir
  23. Vanessa Fischer dos Santos / EGQ33110 de outubro de 2013 às 12:39

    Confesso que eu não sou a pessoa mais indicada para dar dicas sobre alimentação, mas uma coisa eu tenho orgulho em dizer, se estou com sede prefiro muito mais um copo de água do que um de refrigerante, inclusive sempre que posso evito tomar refrigerantes, escolhendo algum suco. Já em relação à alimentação, muitas vezes com a rotina acelerada é fácil substituir uma refeição balanceada por um lanche rápido. Além do que é mais fácil ainda comprar alimentos prontos, que é só aquecer, ou às vezes só abrir e comer, mas infelizmente esses alimentos, me sua maioria, estão recheados de diversos componentes para lhes dar aroma, sabor e aparência de um alimento natural fora que também precisam de outros tantos artifícios para os conservarem.

    Há pouquíssimo tempo atrás eu havia visto uma reportagem sobre as papinhas de neném industrializadas, uma pesquisa realizada na Inglaterra aponta que as papinhas industrializadas são mais doces e fornece menos nutrientes e proteínas em relação as caseiras.
    Nós bem sabemos como é difícil fazer uma reeducação alimentar, pois é difícil mudarmos hábitos cada vez mais impregnados nessa “vida moderna”. Então quando li essa matéria achei muito interessante, pois ela retrata que o uso de papinhas industrializadas podem influenciar as escolhas futuras dessa criança, ou seja, ela poderá preferir consumir alimentos mais doces, por exemplo.

    Caso alguém queira dar uma olhada na reportagem segue no link abaixo

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/09/1342994-papinha-para-bebe-industrializada-e-mais-doce-e-tem-menos-nutrientes-que-a-feita-em-casa.shtml

    ResponderExcluir
  24. A alimentação é primordial para a humanidade, pois é uma necessidade básica, mas também porque sua obtenção tornou-se um problema de saúde publica, pois seu excesso ou falta pode causar doenças.
    Ao pensar em alimentação não há como não pensar nas consequências da sua falta, ou seja, a fome. Este é um problema de extrema gravidade que atinge milhões de pessoas pelo mundo. Isto ocorre devido a desigualdades sociais e econômicas impossibilita as populações principalmente de países que estão em desenvolvimento, tenham acesso à alimentação.
    A alimentação diária de muitas pessoas não é das mais saudáveis, isso se deve ao fato da falta de tempo para se alimentar devidamente, de uma forma a ingerir alimentos que sejam saudáveis e que contribuam para uma vida melhor, ou seja, uma alimentação rica em substâncias que acrescentem no metabolismo do ser humano. Com toda essa falta de tempo, a alimentação na grande maioria das vezes é rica em gorduras e acidulantes que se ingerido em excesso ocasionam diversas doenças ao ser humano, como também essa grande quantidade de gordura pode levar a obesidade e futuramente a problemas cardíacos. Porém, vale ressaltar que ainda há no mundo muitos países que sofrem com a fome, onde a escassez de alimentos é tão grande que a população não sofre com o excesso de nutrientes ou por ingerir grande quantidade de alimentos, mas morrem por falta de nutrientes, por falta de massa.
    O sódio pode ser encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em alguns alimentos, ele é de grande importância para o organismo, pois contribui para a regulação osmótica dos fluidos e atua na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Porém seu excesso pode levar ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais e outras doenças, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.
    Então pode se concluir que a alimentação, depende muito da cultura de um povo, pois há países em que ingerir alimentos gordurosos é normal e em outros onde uma alimentação a base de verduras, arroz e peixes é a forma mais saudável para se adquirir a longevidade.
    Deve se levar muito em consideração a base alimentar, onde as pessoas devem pensar no que é melhor: comer alimentos saudáveis ou alimentos deliciosos, mas que são ricos em gorduras?

    Segundo o blog de nutrição do governo " A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade. Então, é preciso reduzir drasticamente seu consumo para diminuir os adoecimentos e mortes na população e, mais que isso, melhorar a saúde dos brasileiros."
    Disponivel em:
    A apostila abaixo desenvolvida pelo Depto de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/ UnB) com ajuda do Ministério da saúde apresenta desde um contexto histórico, as influências da alimentação de cada estado brasileiro, os diferentes nomes para um mesmo alimento dentre outros tópicos interessantes.

    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cultura.pdf

    ResponderExcluir
  25. Regina Guimarães - EGQ34112 de outubro de 2013 às 17:25

    Os produtos alimentares industrializados podem ser encontrados cada dia em maior quantidade nas prateleiras dos supermercados, apesar de estarmos rodeados de informações de cientistas, jornalistas, nutricionistas entre outros profissionais da área, continuamos a nos perguntar: “O que devo comer? ou O que não devo comer?”. Os alimentos orgânicos continuam a ganhar um grande espaço na nossa vida cotidiana, além de serem mais práticos são mais baratos. No entanto, será que os ingredientes que são utilizados para fabricação desses alimentos não fazem mal a saúde? Desta forma, procurei saber um pouco mais sobre o tema que estava sendo proposto nessa publicação do blog e, encontrei uma reportagem referente aos alimentos industrializados que apresenta alguns dos ingredientes utilizados para fabricar produtos que nos deparamos diariamente.

    “Você já ouviu falar em benzoato de sódio? E em fosfato tricálcico? Nunca? E no citrato de sódio? Também não? Pois saiba que, mesmo que você não se lembre dessas palavras esquisitas, elas estão em muitos alimentos que, provavelmente, fazem parte das suas refeições diárias. É que estamos falando de dezenas de ingredientes presentes nos alimentos industrializados e nos rótulos das embalagens, engrossando a sopa de letrinhas que, quando não passam despercebidas, podem até assustá-lo. O citrato de sódio, por exemplo, está presente no leite em caixinha, como estabilizante. Por sua vez, o fosfato tricálcico é usado em refrescos e sopas em pó, para evitar a presença de umidade. Já o benzoato de sódio serve como conservante em margarinas, molhos e sucos. A presença desses ingredientes é motivo de muitas controvérsias e dúvidas, que colocam o consumidor, pesquisas científicas e estratégias de marketing num intricado dilema onde a sua saúde é que está em jogo”, trecho retirado de uma reportagem de João Correia Filho.

    Desta forma, inicia-se uma grande disputa entre a indústria de alimentos que defende esses aditivos, que em geral são utilizados para aumentar a durabilidade, a aparência, evitar reações provocadas pelo meio ambiente, bactérias ou facilitar algumas etapas da produção industrial do produto encontrado nas prateleiras dos supermercados. No entanto, pesquisadores alegam que esses “aditivos” podem vir futuramente a causar várias doenças, entre elas o câncer.


    FILHO, João Correia. Alimentos Industrializados. Disponível em: http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/alimentos-industrializados. Acesso em: 12 OUT. 2013.

    ResponderExcluir
  26. Os alimentos industrializados possuem componentes que vão muito além daqueles encontrados naturalmente em nossa alimentação, até que ponto os aditivos não interferem em nossa saúde?
    A introdução da química na alimentação trouxe vários perigos com o uso dos adubos, dos pesticidas e dos aditivos.
    Um exemplo são os adubos químicos, que vieram possibilitar maior rendimento das colheitas de modo a satisfazerem em quantidade as necessidades do homem, a verdade é que a qualidade dos alimentos piorou. Cada vez mais entendidos em matéria de agronomia e alimentação pensam que estes produtos alteram a qualidade dos alimentos, são incapazes de restaurar integralmente os solos e contribuem em grande escala para a poluição das águas, quando são arrastados pelas chuvas para os rios.
    Também muitos dos animais destinados ao talho recebem uma alimentação química que lhes eleva rapidamente o peso. Entre esses produtos, utilizam-se antibióticos, sulfamidas e, na criação industrial de aves de capoeira, hormonas femininas sintéticas. Estes produtos não são destruídos pela cozedura e muitas dessas hormonas vão dar origem às dioxinas, que são cancerígenas. Grande número de médicos afirma que os animais com alimentação à base de antibióticos constituem um sério perigo e, de qualquer modo, é certo já que o consumo da sua carne faz subir o teor de colesterol.

    Como grande parte destas mudanças e inovações têm como objectivo o lucro, há ainda que considerar as fraudes, as infracções às leis que regulam (mal) a qualidade dos alimentos. Por exemplo, no caso do leite, a fraude mais simples é a da desnatação. Dela não resulta senão, praticamente, um empobrecimento do leite. Mas, para lhe manter a densidade torna-se necessário acrescentar-lhe água, «aguá-lo». Acrescentando água ao leite restabelece-se a sua densidade normal. Mas o leite, duplamente empobrecido pela desnatação e pela água, apresenta-se azulado. Acrescenta-se-lhe então corantes (à base de cenouras, alcaçuz, chicória) ou opacificantes (féculas, gomas). Eis então o leite maltratado três vezes. Mas isto não é tudo. É preciso conservá-lo, impedi-lo de «atalhar»: para isso utilizam-se conservantes alcalinos tais como o bicarbonato de sódio; porém, no leite assim neutralizado os micróbios desenvolvem-se mais facilmente. É preciso então acrescentar-lhe anti-sépticos (em princípio proibidos – fluoretos, hipocloritos, ácidos salicílicos e paraoxibenzóicos ou, mais simplesmente, água oxigenada ou derivados de boro).

    É certo que este é um caso de grande fraude, mas quantas outras, menores ou idênticas haverá com o intuito de obter maiores rendimentos?

    ResponderExcluir
  27. Lilian Gardini - EGQ 34113 de outubro de 2013 às 09:39

    Muitas pessoas sabem que a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos contribuem para uma melhor qualidade de vida. Porém, poucas colocam em prática os princípios de uma vida saudável, realizando uma refeição variada, equilibrada e com moderação.
    Atualmente, as doenças crônicas representam a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro, principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e doenças respiratórias. A nova rotina adotada pelas pessoas é fruto dos processos de industrialização, urbanização, desenvolvimento econômico e crescente globalização do mercado de alimentos.
    O que se percebe é que a dieta consumida está produzindo uma série de desequilíbrios nutricionais: consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, alta ingestão de sódio e baixo consumo de potássio, consumo excessivo de calorias, diminuição da ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos e em fibras, elevado consumo de açúcares refinados e deficiência seletiva de algumas vitaminas e minerais, conjuntamente com o excesso de consumo de bebidas, principalmente bebidas alcoólicas.
    Os alimentos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior da alimentação diária das pessoas, isso porque são de fácil preparo e possuem um prazo de validade muito maior do que os alimentos in natura.
    Quanto mais informada uma pessoa é usando jornais, televisão e internet, maior pode ser a sua aderência a hábitos alimentares saudáveis. Algumas dicas importantes: prefira alimentos com prazo de validade menor, pois não possuem grandes quantidades de conservantes; opte por sucos pasteurizados em vez de produtos em embalagem longa vida; escolha produtos industrializados orgânicos; consuma alimentos industrializados integrais, como bolachas e bolos. Esses alimentos têm valor nutricional melhor do que os tradicionais; não consuma alimentos em conserva. Eles possuem grandes quantidades de sódio para a sua conservação; prefira leite desnatado ao integral; use queijo branco em vez de queijo amarelo.
    E difícil manter uma alimentação equilibrada mediante a tanta variedade e facilidade com os alimentos dispostos hoje no mercado. Eu tenho uma restrição alimentar que não consigo cumprir. Tenho problemas renais e preciso consumir a menor quantidade possível de sal, isso inclui os alimentos industrializados por conter uma grande quantidade de sódio. Depois da última crise renal estou tentando evitar alguns alimentos, o que me ajuda muito é que não tomo refrigerante e gosto bastante de frutas

    ResponderExcluir
  28. Comidas de preparo rápido é o símbolo dessa nova geração. Muito mais práticos os alimentos industrializados vem ganhando espaço no nosso dia-a-dia. O famoso e queridinho fast-food é o principal deles. Com preparo rápido e já pré cozido os fast-foods são desprovidos de nutrientes básicos para o bom funcionamento do corpo humano, e fartos em gorduras e açúcares. Os índices de doenças como obesidade e diabetes aumentam a cada ano. O sedentarismo, agregado à falta de tempo para realizar as refeições, é mais um agravante dessa situação. Além de serem ricos em gorduras e açúcares, na maioria das vezes os consumimos realizando outras atividades em situações em que a concentração não está na mastigação, o que prejudica o primeiro estágio da digestão, prejudicando assim ainda mais toda a absorção dos nutrientes, que já são mínimos nesse de alimento.
    Esse artigo mostra que fast-food pode atrapalhar não só a saúde como também o humor das pessoas, indica tambem os valores calóricos altíssimos que alguns lanches apresentam. “http://www.progresso.org.br/2012/arquivos/pi/pi43.pdf”

    ResponderExcluir
  29. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
    Artigo da Ana Carla da Silva Lima e Júlio Carlos Afonso

    Muito bem explicado a finalidade de cada ingrediente, achei interessante a quantidade de ácidos nos produtos, principalmente do tipo cola que compõe ácido fosforico.
    "Os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante têm finalidades específicas e devem se enquadrar nos padrões estabeleci­dos. São eles:
    Água: Constitui cerca de 88% m/m do produto final. Ela precisa preen­cher certos requisitos para ser empregada na manufatura de refrigerante (Palha, 2005):
    - Baixa alcalinidade: Carbonatos e bicarbonatos interagem com ácidos orgânicos, como ascórbico e cítrico, presentes na formulação, alterando o sabor do refrigerante, pois reduzem sua acidez e provocam perda de aroma;
    - Sulfatos e cloretos: Auxiliam na de­finição do sabor, porém o excesso é prejudicial, pois o gosto ficará dema­siado acentuado;
    - Cloro e fenóis: O cloro dá um sabor característico de remédio e provoca reações de oxidação e despigmen­tação, alterando a cor original do refrigerante. Os fenóis transferem seu sabor típico, principalmente quando combinado com o cloro (clorofenóis);
    - Metais: Ferro, cobre e manganês aceleram reações de oxidação, degradando o refri­gerante;
    - Padrões microbioló­gicos: É necessário um plano de higie­nização e controle criterioso na unidade industrial, que garantam à água todas as características desejadas: límpida, inodora e livre de microorganismos.
    Açúcar: É o segundo ingrediente em quantidade (cerca de 11% m/m). Ele confere o sabor adocicado, “en­corpa” o produto, juntamente com o acidulante, fixa e realça o paladar e fornece energia. A sacarose (dissaca­rídeo de fórmula C12H22O11 - glicose + frutose) é o açúcar comumente usado (açúcar cristal).
    Concentrados: Conferem o sabor característico à bebida. São compos­tos por extratos, óleos essenciais e destilados de frutas e vegetais (Palha, 2005). Sabor é a experiência mista de sensações olfativas, gustativas e tá­teis percebidas durante a degustação (Goretti, 2005).
    Acidulante: Regula a doçura do açúcar, realça o paladar e baixa o pH da bebida, inibindo a proliferação de microorganismos. Todos os refrige­rantes possuem pH ácido (2,7 a 3,5 de acordo com a bebida). Na escolha do acidulante , o fator mais importante é a capacidade de realçar o sabor em questão (Palha, 2005).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ácido cítrico é obtido a partir do microorganismo Asper­gillus niger, que transforma direta­mente a glicose em ácido cítrico. Os refrigerantes de limão já o contêm na sua composição normal.
      O ácido fosfórico apre­senta a maior acidez dentre todos aqueles utilizados em bebidas. É utili­zado principalmente nos refrigerantes do tipo cola.
      O ácido tartárico é usa­do nos refrigerantes de sabor uva por ser um dos seus componentes naturais.
      Antioxidante: Previne a influência negativa do oxigênio na bebida. Aldeídos, ésteres e outros compo­nentes do sabor são susceptíveis a oxidações pelo oxi­gênio do ar durante a estocagem. Luz solar e calor acele­ram as oxidações. Por isso, os refrige­rantes nunca devem ser expostos ao sol. Os ácidos ascórbico e isoascórbico são muito usados para essa finalidade. Quando o primeiro é utili­zado não é com o objetivo de conferir vitamina C ao refrigerante, e sim servir unicamente como antioxidante.
      Conservante: Os refrigerantes estão sujeitos à deterioração causa­da por leveduras, mofos e bactérias (microorganismos acidófilos ou ácido-tolerantes), provocando turva­ções e alterações no sabor e odor. O conservante visa inibir o desenvolvimento desses microorga­nismos (Palha, 2005).
      O ácido benzoico atua praticamente contra todas as espé­cies de microorganismos. Sua ação máxima é em pH = 3. É barato e bem tolerado pelo organismo. Como esse ácido é pouco solúvel em água, é utilizado na forma de benzoato de sódio. O teor máximo permitido no Brasil é de 500 mg/100mL de refri­gerante (expresso em ácido benzoico).
      O ácido sórbico ocorre no fruto da Tramazeira (Sorbus aucuparia). É usado como sorbato de potássio e atua mais especificamente sobre bolores e leveduras. Sua ação máxima é em pH = 6. O teor máximo permitido é 30 mg/100mL (expresso em ácido sórbico livre).
      Edulcorante: É uma substância que confere sabor doce às bebidas em lugar da sacarose. As bebidas de baixa caloria (diet) seguem os padrões de identidade e qualidade das bebidas correspondentes, com exceção do teor calórico Dióxido de carbono: A carbona­tação dá “vida” ao produto, realça o paladar e a aparência da bebida. Sua ação refrescante está associada à so­lubilidade dos gases em líquidos, que diminui com o aumento da tempera­tura. Como o refrigerante é tomado gelado, sua temperatura aumenta do trajeto que vai da boca ao estô­mago. O aumento da temperatura e o meio ácido estomacal favorecem a eliminação do CO2, e a sensação de frescor resulta da expansão desse gás, que é um processo endotérmico (Palha, 2005)."

      Excluir
  30. Nos dias de hoje é visível o aumento no consumo de fast-foods, devido a falta de tempo de muitos de preparar um almoço saudável, e a pressa do dia-a-dia, que deixamos para economizar o tempo que temos para comer e dormir, nos trazendo vários problemas de saúde.
    Esses adultos que optam por esse tipo de alimentação, muito provavelmente ocasionam em filhos que também têm o mesmo tipo de alimentação. O excesso de gorduras e a falta de vitaminas prejudica muito o desenvolvimento das crianças.
    Eu sempre que possível como frutas e verduras e tento diminuir o consumo de refrigerantes.

    ResponderExcluir
  31. Ricardo Sanocky - EGQ341


    A população esta na fase em que o alimento que não tem produtos químicos não é bom. Onde qualquer alimento ingerido é uma bomba química sendo jogada pra dentro de nosso organismo. Claro, sem toda essa química envolvida nos alimentos o desperdício de alimentos seria surpreendente.
    Uma opção para isso seriam as hortas familiares, onde, pelo menos alguns legumes e hortaliças seriam cultivados de forma saudável. Mas ai vem o problema da urbanização, que não deixa que sobre espaço para esta prática.
    Alimentos industrializados são constantemente modificados para cada vez mais agradar a população, mas cada vez mais eles colocam mais químicos nos alimentos.
    A concorrência entre as fabricantes destes alimentos também prejudica o alimento. Um exemplo é a Coca-Cola, que tem duas vezes mais sal, isso mesmo, sal, em sua composição para que o consumidor a cada gole dado tenha mais sede, ao invés de tirar a sede.

    ResponderExcluir
  32. Kethylin Caroline Venturin da Silva - EGQ14113 de outubro de 2013 às 16:13

    Atualmente a maioria das culturas humanas preza pela agilidade nas tomadas de decisões e ações realizadas, fazendo com que tudo seja feita de forma apenas em ‘economizar tempo’, não levando em consideração a qualidade e os retornos do que é decidido, realizado ou consumido.

    O mesmo vale para os cuidados com alimentação e saúde, fazendo com que hábitos saudáveis sejam deixados de lado em muitas oportunidades, já que há exigência de tempo, dedicação e por muitas vezes até de recursos financeiros para que esses hábitos gerem retornos positivos aos que por eles optaram. Um exemplo são os alimentos transgênicos, que são alterados geneticamente a fim de aumentar a capacidade produtiva e então gerar mais ganhos aos produtores, porém esse ganho relacionado à diminuição do tempo de produção, pode em alguns casos gerar problemas de saúde aos consumidores dos mesmos. Devendo, portanto serem melhor estudados para que se tornem uma escolha de qualidade também para o consumidor em seus hábitos e não apenas para os ganhos do produtor.

    Segue link para exemplificar, com reflexões do Dr. Dráuzio Varella, sobre os prós e contras dos alimentos transgênicos: http://drauziovarella.com.br/drauzio/reflexoes-transgenicas/

    ResponderExcluir
  33. Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes é indiscutivelmente de fundamental importância para uma vida saudável, além de ser a fonte de energia para afazeres diários , é ela quem vai ditar a qualidade de vida. Porém com o cotidiano que boa parte da população vem levando os hábitos alimentares saudáveis são no mínimo difíceis de manter, a enorme oferta de fast-foods, e alimentos de rápido preparo, num mundo em que não se tem mais tempo, ganham cada vez mais as mesas das famílias, conquistando todas as faixas etárias. Um prato atrativo não raro é um prato colorido e com um bom aroma, porém os aditivos empregados para tal sabor culinário, aromatizantes, flavorizantes e demais, sejam sintéticos ou naturais somam em geral somente calorias em nossa dieta, sem contribuir com nutrientes e causando danos a longo e médio prazo. Neste artigo o autor aborda o uso e os riscos que aromatizantes e flavorizantes podem causar, com uma rápida explanação dos mais utilizados industrialmente.
    http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/865/744

    ResponderExcluir
  34. Bruna Beatriz Lobo EGQ34113 de outubro de 2013 às 17:29

    Praticidade é a palavra do motivo das nossas escolhas.
    Não escolhemos qual é o mais saudável, escolhemos qual é o mais prático em um determinado momento.
    Mas o ideal seria escolher o melhor para a saúde, por mais que demore mais para preparar, por mais que o custo benefício seja maior, mas o que pensamos hoje reflete no futuro.
    Ou seja o melhor é parar, pensar e refletir em qualquer situação a melhor forma de manter o nosso corpo com saúde e sempre com alimentos saudáveis.
    Mas muitos sabem o correto, mas por ser mais “gostoso” escolhem o errado. Quem não resiste a uma massa? Ou resiste a um refrigerante? São hábitos que vem desde o crescimento, e não trocamos pelo nosso organismo estar acostumado com isso.
    Caso você queira mudar esse tal habito, você vai sentir necessidade de se alimentar aquele determinada comida.
    Mas tudo tem um jeito, e se quiser fazer a diferença basta correr atrás e reeducar a própria alimentação.

    ResponderExcluir
  35. Daniela Pravato Vieira / EGQ 33113 de outubro de 2013 às 19:23

    Vivemos num mundo hoje onde grande parte de seus alimentos é usado algum aditivo a mais, sendo um corante, um realçador de sabor, ou ate mesmo adubos não orgânicos. Sendo que muitos desses produtos, algum dia pode trazer alguma complicação para nossa saúde. Só que temos que utilizar muito desses métodos, pois hoje em dia já existe a preocupação de que não existe comida suficiente para o mundo inteiro, sendo preciso técnicas de plantio em larga escala, onde uma terra 100 % orgânica dificilmente suportaria toda a demanda necessária.
    Mas agora avaliando nossa saúde acerta de vario produtor, entrando o fast food, os alimentos comprados prontos, com grande teor de sódio, corantes, conservantes, produtos que com o tempo e o consumo inconsciente poderá acarretar em vária doenças, hoje consideradas como a diabete e hipertensão.
    Devemos começar a controlar nossas vontades por alimentos já prontos, ou os fast food, levar uma vida saudável, com exercícios e com o máximo de alimentos orgânicos que conseguirmos, podendo lá na frente termos a saúde afetada, assim tendo uma vida mais saudável e longínqua.

    ResponderExcluir
  36. A agitação do mundo atual, as facilidades dos fat food, as praticidades das comidas prontas ou de fácil preparo, tudo isso indo contra uma alimentação saudável. As escolhas que fazemos no dia a dia influenciam diretamente na nossa saúde. Ter uma alimentação saudável faz parte de um hábito que tem se tornado cada vez mais raro nas grandes cidades. A maioria das pessoas vivem a vida num ritmo acelerado, e comer passa a ser apenas mais um transtorno a se lidar durante o dia. Esse hábito ruim vem trazendo vários danos a saúde das pessoas. Um dos males mais encontrados é a obesidade. Mal que já atinge grande parte da população em todas as faixas etárias.

    ResponderExcluir
  37. Tudo o que consumimos, atualmente, passa por um rigoroso processo de qualidade ou processos químicos. Desde alimentos que deveriam ser orgânicos, mas ganham uma bomba de produtos químicos quando ainda estão crescendo.
    Tudo o que é consumido em excesso faz mal, tudo deve ter um limite. Até vitaminas, que são essenciais para nossa vida, quando consumidas em excesso, acabam por ter uma reação inversa da esperada e acarretar numa hipervitaminose, por exemplo.
    Devemos diminuir (e muito!) produtos com muito conservantes e corantes. Eu, por exemplo, há 4,5 anos não tomo nenhum tipo de refrigerante e aumentei muito o nível de frutas, verduras e legumes na minha alimentação. Isso é uma questão de escolha e depois vira uma questão de hábito.
    Todos queremos uma vida mais saudável e devemos começar pela alimentação, a nossa base de sobrevivência.

    Lucas Melo Verli Gonçalves

    ResponderExcluir
  38. Em 2011 cresceu em 9.86% o consumo nacional de produtos químicos de uso industrial, mostrando que os brasileiros não possuem um bom hábito alimentar. Não apenas no Brasil, mas também no exterior pelos incentivos fiscais de importação, com a valorização do real em relação ao dólar. O mal hábito alimentar é notado também pelo índice de obesidade (problema muito mais perceptível), cujo número cresce ano a ano. É preciso uma reeducação alimentar para assegurar a saúde da população

    ResponderExcluir
  39. Michele Hamester EGQ 14122 de outubro de 2013 às 17:32

    Bons hábitos levam a uma vida mais saudável e esses bons hábitos não se restringem apenas à não adição de alimentos prejudiciais ao nosso organismo e sim a ingestão de alimentos mais saudáveis com mais frequência. Hoje existe um problema em evidência e alerta pelos profissionais da saúde, o nível de vitamina D nas pessoas vem diminuindo a cada dia. Um adulto saudável precisa consumir diariamente 5 microgramas de vitamina D e se expor ao sol 20 minutos ao dia. Com a vida corrida em busca de melhoria financeira e com as manchetes de: USO FILTRO SOLAR, as pessoas tem prejudicado sua saúde sem muitas vezes perceber. A vitamina D favorece a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos e dentes além de evitar o raquitismo, diminui o risco de doenças cardíacas, combate enxaqueca e tensão pré-menstrual. Alguns alimentos possuem um alto teor de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau com 35 mcg de vitamina D, óleo de salmão com 1306 mcg, ostras cruas 8 mcg entre outros alimentos . Em contra partida, o excesso de vitamina D no organismo leva à um aumento dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca, por exemplo. Porém a única forma de ter níveis tóxicos de vitamina D no sangue é através de tratamentos de suplementação com vitamina D e não com a ingestão de alimentos ricos em vitamina D.
    Com essa pequena exploração à respeito de uma vitamina e lendo os posts anteriores, fica claro que, nem sempre, um alimento prejudica o nosso organismo, até mesmo os benéficos deve-se tomar um cuidado, o que mais deve-se observar é a quantidade ingerida de cada alimento, e variá-los ao longo do dia.

    http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/
    Michele Hamester - EGQ 141

    ResponderExcluir