QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

domingo, 7 de julho de 2013

O ambiente modificado

A ação do homem sobre o ambiente produziu e produz transformações em todo o planeta. O homem elimina a vegetação original para produzir alimentos. As alterações são ainda mais intensas quando passa de uma agricultura de subsistência para uma agricultura comercial. O processo de modernização do campo, com o uso de máquinas, fertilizantes e agrotóxicos, acelera essas alterações. Quando usados de forma incorreta, esses produtos trazem danos ao ambiente. Nas cidades, as transformações vão ser mais intensas do que no campo. Essas transformações e o próprio funcionamento das cidades trazem, muitas vezes, problemas ambientais, como a poluição do ar e da água e o acúmulo de detritos, como o lixo residencial ou industrial. Escreva sobre suas reflexões acerca das alterações de origem antrópica. 
Fonte: Telecurso2000



44 comentários:

  1. Muitas vezes não se tem a consciência da importância do meio ambiente, e por conta disso se acabam tomando atitudes que prejudicam, e muito, o meio onde vivemos. A ação direta do homem á natureza, seja ela de plantar ou arrancar uma árvore, por exemplo, são conhecidas como ações antrópicas. Existem diversas ações antrópicas negativas, como; desmatamento, queimadas, monoculturas, expansão urbana, poluição dos rios, poluição do solo, dentre outras. No entanto foram criadas iniciativas em prol do meio ambiente, uma delas, foi criado pelo governo do Estado de São Paulo, que é chamado, Projeto Verde Azul. Este visa descentralizar a política ambiental para que esta se torne mais forte e eficiente. Desta forma, cria-se uma responsabilidade mútua e estimula as pessoas que vivem na cidade que participa de projeto, a cuidarem o meio ambiente.

    http://www.udop.com.br/index.php?item=municipios_verdes




    http://www.icmsecologico.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=118:-participacao-democratizacao-e-descentralizacao-esta-e-a-receita-do-projeto-municipio-verde-azul-do-governo-do-estado-de-sao-paulo&catid=53:casos-de-sucesso&Itemid=78



    http://www.icmsecologico.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=118:-participacao-democratizacao-e-descentralizacao-esta-e-a-receita-do-projeto-municipio-verde-azul-do-governo-do-estado-de-sao-paulo&catid=53:casos-de-sucesso&Itemid=78



    Bruna Pereira da Silva Leonardo.
    EGQ 141.

    ResponderExcluir
  2. AS condições mínimas de sobrevivência de uma pessoa não se resumem apenas em ter seu alimento diário e uma moradia digna,mas também, nas condições de higiene e bem estar de onde vive, e a isso, se o nome de saneamento básico. Não só no Brasil, mas também em outros países ainda existe um grande déficit nesta área, por mais que isso seja um direto de todos, e mesmo isso sendo cobrado de muitas pessoas através dos impostos, ainda sim existem lugares que não apresentam a mínima condição de higiene para as pessoas que ali habitam, prejudicando assim, e muito, a saúde dessas pessoas.



    http://www.jornalodiario.com.br/TNX/conteudo.php?cid=17718&sid=204


    http://veja.abril.com.br/noticia/saude/de-cada-dez-pessoas-seis-nao-tem-acesso-a-saneamento

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/no-brasil-45-das-cidades-ainda-nao-tem-esgoto-em-25-dos-municipios-ha-racionamento-de-agua


    Bruna Pereira da Silva Leonardo.
    EGQ 141


    ResponderExcluir
  3. Um grande problema ambiental que vem se agravando, é a chuva ácida. Este fenômeno começou a ser estudado por volta da década de 60. A chuva ácida atinge principalmente, países que estão em constante desenvolvimento, como China, Rússia, Brasil, Índia e México, pois é ocasionado pela poluição, é formada pela grande quantidade de poluentes químicos que são, diariamente, despejados na atmosfera, oriundos de veículos, indústrias e muitas vezes por alguns produtos usados pelas pessoas. Apesar de já existirem medidas a fim de minimizar as causas desse problema, pesquisas apontam que este fenômeno tende a aumentar nos próximos anos, pois está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial e tecnológico das cidades e países.

    http://www.suapesquisa.com/chuvaacida/

    http://www.explicatorium.com/Chuvas-acidas.php


    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida


    http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html


    Bruna Pereira da Silva Leonardo.
    EGQ 141.





    ResponderExcluir
  4. A demanda de consumo de bens materiais obtidas através da exploração e industrialização de bens naturais, motivada por valores culturais dominantes e dos que adotam e buscam tal forma de vida,sem ter as condições financeiras de utilizarem toda á tecnologias disponível e não possuir pessoas capacitadas para a implantação desas tecnologias para o desenvolvimento sustentável, tem exercido uma pressão antropocêntrica nociva ao meio ambiente para atingir suas metas, comprometendo vários ecossistemas e consequentemente o próprio habitat e a saúde do ser humano.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo C do Amaral
    EGQ 341

    http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/iesus/v11n3/v11n3a04.pdf

    ResponderExcluir
  6. Um desequilíbrio realizado por um choque, através da ação do homem sobre o meio ambiente é chamado de impacto ambiental. Como exemplo temos a ação antrópica, que se define à ação do homem no meio ambiente, quanto ao desmatamento e ao desenvolvimento do efeito estufa. A área prejudicada pela conduta do homem podem sofrer adversidades que importunam pessoas e outras condições de vida no local. Se a escala deste impacto for em grande quantidade ou relativamente muito agravante, poderá dificultar a situação na qual o ambiente se encontra. Fazendo com que, tanto a flora quanto a fauna local, deixem de existir ou a abundância das suas espécies não serão mais as mesmas. Até nós seres humanos somos afetados diretamente ou indiretamente pelas causas do impacto ambiental.
    Uma vez já introduzida a definição de impacto ambiental e algumas de suas consequências, será abordado em segundo momento uma das ações antrópicas, que é a poluição do ar. A poluição atmosférica baseia-se nas mudanças da atmosfera que é capaz de acarretar impacto à nível ambiental e também aos seres humanos, por meio da contaminação por gases, líquidos em suspensão, partículas sólidas, energia e também material biológico. Neste caso a poluição produzida nas cidades são resultado da queima de combustíveis fósseis tomando como exemplo o carvão mineral e proveniente do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos lançam na atmosfera monóxido de carbono e dióxido de carbono e como consequência destes fatos, são causadas doenças respiratórias, irritação na pele, lacrimação excessiva e também processos inflamatórios no sistema circulatório. Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos, que possibilitam as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, modificando a fotossíntese.
    Em relação as consequências causadas pela poluição atmosférica, o artigo científico abaixo baseia-se nos fatos do monitoramento da qualidade do ar em duas principais metrópoles brasileiras. O grande objetivo é proporcionar benefícios para a composição de medidas que propõem diminuir os riscos à saúde agregados à poluição do ar.

    http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742003000100004&lng=pt&nrm=iso?iframe=true

    Este segundo artigo também é relacionado aos problemas atmosféricos existentes. O artigo ''Associação entre mortalidade diária por câncer de pulmão e poluição do ar no município do Rio de Janeiro: um estudo ecológico de séries temporais'' foi pesquisada a associação entre poluição do ar e mortalidade por câncer de pulmão em idosos e encontrou-se efeitos estatisticamente significativos para o monóxido de carbono (CO), com riscos relativos para exposição ao CO com defasagem de três dias e ampliação de sete dias respectivamente.
    http://www1.inca.gov.br/rbc/n_51/v02/pdf/artigo2.pdf

    Thays Karoline Andrioli - EGQ 141

    ResponderExcluir
  7. A revolução industrial originou os avanços tecnológicos e mais agilidade na forma de produção, o qual acarretou significativas alterações climáticas. Uma delas é a Chuva ácida, ela não apresenta ser um problema recente. A chuva ácida é uma grande concentração de poluentes químicos lançados diariamente na atmosfera. É composta por diversos ácidos; o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). As consequências são inúmeras, como por exemplo, danos no solo, plantas, danificam construções, provoca desequilíbrio em ecossistemas, polui rios e pode prejudicar a saúde do ser humano. Uma curiosidade é que recentemente o Cristo Redentor foi restaurado devido aos danos ocasionados pela chuva ácida.

    Este artigo fala sobre diversos danos causados pela chuva ácida em diversos lugares do mundo, focando em seus efeitos em longo prazo. Link: http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/14/a_importancia_do_estudo_das_chuvas_acidas.pdf

    Eduarda Cani de Souza - EGQ 141.

    ResponderExcluir
  8. Com o avanço da tecnologia voltada não somente para a industria, o homem acaba gerando um número maior de lixo, em que muitos podem ser reciclados e reaproveitados em outras áreas. Porém, maior parte desse lixo gerados por nós consumidores acaba parando em lixões, aterros sanitários, etc. E o mesmo gerado pelas industrias as vezes acabam tendo o mesmo fim. Isso tudo tem consequência no grande consumo em escala decorrido nos últimos anos, onde a demanda de procura é maior do que antes, onde a tecnologia muda constantemente originando produtos cada vez mais avançados e os velhos vão se tornando lixo e sendo trocados pelos modelos novos. O lixo gerado pelos fertilizantes e agrotóxicos, que fazem mal a saúde humana e também do solo é um grande problema que não se tem uma grande repercussão, pois os frascos dos mesmo têm uma norma a ser cumprida e muitas vezes essas normas não são cumpridas e os mesmos frascos não são devolvidos aos devidos locais descritos nos rótulos disponibilizados pelas industrias fabricantes dos mesmos, acabando assim, sendo jogado como um lixo comum, e indo parar em um local inapropriado para o descarte deste tipo de material.

    Um dado retirado do artigo "Lixo um grave problema no mundo moderno" publicado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil diz que: o Brasil recicla
    • 1,5% dos resíduos orgânicos domésticos gerados são reciclados por meio da compostagem
    • 23% do óleo lubrificante
    • 35% da resina plástica PET (polietileno tereftalato)
    • 44% das embalagens de vidro
    • 77,3% do volume total de papelão ondulado
    • 87% das latas de alumínio
    • 43,9% do papel e do papelão

    http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao09062009031109.pdf

    Esse arquivo fala um pouco do avanço da tecnologia e da grande quantidade de lixo gerado no Brasil, relaciona algumas curiosidades assim como trata a dúvidas como perguntas, respondendo as mesmas deixando-as bem claras. Explica de forma clara todos os tipos de processamento do lixo bem como a reciclagem e como separar os mesmo. Trata de outros assuntos também relacionados ao lixo produzido pelo homem afim esclarecer dúvidas e ajudar a conscientizar a população sobre os mesmos.

    Kerolyn Luana Holek - EGQ 141

    ResponderExcluir
  9. Os trabalhos de minerações geram muitos empregos diretos e indiretos, e são de suma importância para o desenvolvimento de um determinado local, porém quando mal conduzida podem causar muitos impactos ambientais, afetando a natureza e qualidade de vida da população. Os principais impactos ambientais causados por esse tipo de procedimento são os desmatamentos; alteração geomorfológica e a poluição física dos cursos d'água para produzir "alagamentos" necessários à atividades de exploração
    Tais alagamentos tem que ser drenados após o término da exploração naquele ponto, o que implica em rebaixamento das saleiras dos canais, transferência de rejeitos, etc.
    A mineração polui o ar, devido à poeira em suspensão, que causa sujeira e doenças respiratórias; destrói serras e matas, pois as minas a céu aberto precisam desmatar a vegetação existente e recortar o perfil das serras, e mata as nascentes de água. A utilização de produtos químicos contamina o solo, alterando suas propriedades, e as chuvas arrastam esses produtos químicos para os rios, que também se contaminam.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ341

    ResponderExcluir
  10. O ozônio pode fazer muito bem, ou muito mal, dependendo das proporções em que atua. Por exemplo, em medicina se usado entre 10 a 20 PPM, pode ser benéfico no tratamento de certas doenças, porém se as concentrações forem elevadas pode ser perigoso para a saúde e causar sérios danos. Outra aplicação é no processo de desinfecção em tratamento de águas residuais.

    O ozônio mau, que é formado por queima de combustíveis, esta aumentado devido à poluição, que é gerada devido a grande frota de veículos que circulam nas grandes cidades. O ozônio é invisível, não tem cheiro, não tem cor e faz um mal danado.

    Por outro lado o ozônio “bom” tem papel fundamental na proteção do meio ambiente, protegendo a terra dos raios ultravioleta.

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski - EGQ341

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Os aterros sanitários podem ser muito nocivos ao meio ambiente já que a degradação do lixo produz o chorume, que é poluente e tem um forte odor. Ele pode se infiltrar no solo e chegar até os lençóis freáticos e contaminá-los, além do próprio solo.
    Vegetais absorvem essas substâncias nocivas e animais ao ingeri-los podem causar diversas doenças que afeta também os humanos ao ingerir carne destes ou vegetais.
    Esse artigo avalia a contaminação causada ao solo e meio ambiente ao redor de um aterro sanitário no Rio de Janeiro.
    http://www.scielo.br/pdf/csp/v12n4/0243.pdf

    Aline Celestino EGQ 141

    ResponderExcluir
  13. Complementando a resposta do primeiro comentário e seguindo os subtemas propostos,
    Segundo o Site do WWF Brasil "a camada de ozônio (O3, é uma frágil camada que envolve a terra, a qual protege os animais, seres humanos e as plantas dos raios ultravioletas emitidos pela nossa estrela, o sol. De certa forma a camada de ozônio na superfície terrestre contribui para a poluição do ar e nas cidades com a chuva ácida. Porém, na estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície)é um filtro no qual protege toda e qualquer vida no planeta, sem ela os raios ultravioletas entrariam com intensidade que mataria qualquer tipo de vida existente na terra."

    Nesta pequena matéria publicada no Site do WWF Brasil pode se ter uma ideia de como os CFC's também contribuem para a destruição da camada de ozônio.
    http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/

    Este outro artigo "ATMOSFERA EM TRANSFORMAÇÃO: o ozônio e os
    CFCs, certezas e incertezas", publicado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, trata do mesmo problema da matéria publicada no site do WWF Brasil, contudo, de uma forma mais abrangente e com uma perspectiva histórica.

    http://www.geoambiente.ufba.br/OZONIO.pdf

    Kerolyn Luana Holek - EGQ141

    ResponderExcluir
  14. Uma frase que se encaixa muito bem na questão levantada é o conceito de desenvolvimento sustentável, que diz “obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social”. Porém se analisarmos o desenvolvimento econômico, até quando ele é sustentável e quando ele passa a ser insustentável? A filosofia de vida do consumo abusivo, de que tudo é descartável, que o que compramos hoje amanhã já esta ultrapassado, o modismo, não se ajusta em um desenvolvimento econômico que preserva o meio ambiente.
    Muitas empresas apenas pensam no lucro e esquecem do meio ambiente, poluindo rios, ar, gerando grande quantidade de resíduos. Na agricultura a uso sem consciência de agrotóxicos, desmatamento para plantio, sem ser feito nenhuma ação de replantio, contaminação do solo. E tudo isso para sustentar uma sociedade refém do consumismo. Imaginamos a vida no planeta daqui a alguns anos, décadas, séculos e nos perguntamos, que vida queremos deixar para nossos filhos.

    Segue site de referencia: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm

    Ana Paula Albano EGQ 341

    ResponderExcluir
  15. Um exemplo que podemos mencionar é o óleo de cozinha utilizado na preparação de algumas refeições, porém há muitas dúvidas de onde colocá-lo depois de usado. O descarte indevido do óleo de cozinha pode gerar muitos problemas, além dos impactos ambientais. Pode provocar enchentes caso seja despejado em córregos e rios, pois causa impermeabilização dos leitos e terrenos. Reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto o que faz surgir os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o entupimento da rede coletora. Em contato com a água pode passar por reações químicas que resultam em emissão de metano e CO2. O despejo do óleo no lixo, onde é enterrado com os demais resíduos sólidos pode contaminar o solo e o lençol freático. Visando a contenção desses, entre outros problemas ambientais, foram criados alguns programas de incentivo a reciclagem como o Programa de Coleta e Reciclagem de Óleos Residuais de Cozinha (RECOL) que tem por finalidade dar uma destinação. O óleo será reutilizado e transformado em biodiesel, ração animal, sabão, detergentes, e outros derivados. O programa visa também promover a consciência ambiental em todos os setores envolvidos, desde os seus idealizadores, até aqueles que, de alguma maneira possam contribuir, doando o óleo de cozinha usado, para que este tenha uma destinação ecologicamente correta.

    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_241128.shtml

    http://www.capital.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=9411

    Walquiria Teles EGQ 341

    ResponderExcluir
  16. A chuva ácida com PH paroximadamente entre 4,5 e 2,2 ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4). Teve início na Revolução Industrial quando as indústrias começavam a liberar estes gases. Hoje ainda há poluição, mas algumas melhorias já foram feitas a partir do Protocolo de Kyoto, o qual serve como um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente. Um lago ou um terreno, por exemplo, que possui um pH em torno de 6,5 não sobrevive a um pH abaixo de 4 ou 4,5, podendo ocorrer a morte de peixes e deixar o solo improdutivo.

    http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm

    http://www.explicatorium.com/Chuvas-acidas.php

    Walquiria Teles EGQ 341

    ResponderExcluir
  17. Este tema me recorda a Teoria de Malthus, que afirma que o crescimento da população mundial seria o responsável pelo aumento da pobreza.
    A frase inicial "A ação do homem sobre o ambiente produziu e produz transformações em todo o planeta" é total verdadeira, tanto para o seu lado positivo (mais tecnologia e mais qualidade dos alimentos) quanto para o seu lado negativo (acúmulo de riquezas).
    Vi claramente o pensamento neomalthusiano quando fui à JMJ no Rio. Era clássico ver uma comunidade (vulgarmente chamado de favela) logo atrás de uma mansão ou de um apartamento luxuoso. É o dinheiro tentando ocultar a realidade.
    Então, Malthus para ser um cara com visão do futuro deveria falar: 'enquanto a produção de alimentos cresce numa progressão aritmetica, a ganancia cresce numa progressão geomerica'

    ResponderExcluir
  18. Certa vez, li uma frase que achei muito interessante, irônica, dizia que “quando o homem destrói a natureza para construir prédios é progresso, mas, quando a natureza destrói os prédios, aí é catástrofe”, essa frase, na sua simplicidade, é muito real, pois o homem, nem se da conta de quanto destrói a natureza para implantar usinas, fábricas, entre outros, e ainda quando é para plantar, cultivar, ou ter criação de algum tipo de animal, aplicam hormônios, fertilizantes, agrotóxicos, que fazem muito mal a nossa saúde e ao meio ambiente. Todas essas ações antrópicas acarretam em tristes consequências, como, impacto ambiental, alterações climáticas, chuva ácida, alta poluição, desmatamento, entre outros, e todos esses desequilíbrios vem acompanhados de catástrofes naturais como enchentes, tornados, ventanias, que destroem e degradem construções humanas. Tendo consciência de que usinas e indústrias são essenciais para a população e funcionamento de muitos, seria muito importante se todas tivessem responsabilidade ambiental, para descartar corretamente seus resíduos. Em agosto de 2009 foi divulgado um laudo, de que no rio cachoeira aqui em Joinville estavam sendo descartados efluentes da empresa têxtil Lepper, efluentes tratados, mas que não atendiam aos padrões da legislação, poluindo cada vez mais o rio.
    Investigando mais sobre o assunto, descobri que em dezembro de 2011, uma organização ambiental dos Estados Unidos afirmou que o lençol freático próximo a usinas de carvão, em 19 regiões diferentes do país estavam contaminadas com produtos tóxicos, segundo o artigo do G1, os poluentes vinham das cinzas que saem das usinas com energia movida a carvão, entre os produtos tóxicos estão o arsênio, que é altamente venenoso, bário, chumbo, entre outros, com essa significante poluição, nota-se o quão vulnerável é a saúde de todos que vivem perto de aguas subterrâneas.
    Há também a poluição térmica, principalmente causada na utilização errada da agua na refrigeração de caldeiras em usinas termoelétricas, e turbinas em usinas hidroelétricas, afetando aspectos físico-químicos e biológicos dos cursos hídricos. A água utilizada na manutenção dessas usinas deveria ser tratada termicamente antes de ser devolvida ao meio ambiente, pois, se for devolvida aos rios, sem qualquer tipo de controle, podem ser causados sérios danos a vida aquática, um ambiente propicio para o desenvolvimento de bactérias e fungos.
    Referente ao segundo paragrafo, que tratava-se das usinas de carvão nos Estados Unidos, segue um vídeo muito interessante falando sobre o assunto: http://tvig.ig.com.br/noticias/mundo/usinas-causam-poluicao-nos-rios-dos-eua-8a4980512b4a9e09012b4bfb93f13631.html

    FONTE:
    http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2009/08/laudo-aponta-poluicao-no-rio-cachoeira-em-joinville-2616438.html

    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/12/poluicao-de-usinas-de-carvao-afeta-aguas-subterraneas-nos-eua-diz-ong.html

    http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-termica.htm


    Thuany Duarte Aquino - EGQ 141

    ResponderExcluir
  19. O ambiente começou a ser modificado de maneira significativa a partir do século XVIII com a revolução industrial. Desde então começou-se a transformação em massa de matéria prima em produto através de máquinas que substituiam o trabalho dos operários. e junto com a tecnologia, as transformações ambientais ascenderam. Os buracos nas camades de ozônio é uma das transformações ambientais mais preocupantes. O ozônio é um gás muito reativo, principalmente com elemtentos muito reativos como o cloro, e com a produção de gases poluentes esses buracos de ozônio começaram a surgir nos polos, onde o frio favorece a reação. O problema da transformação ambiental é um mau que a algum tempo tenta-se minimiza-lo e no futuro há esperança de elimina-lo.


    Willian Souza - EGQ 341

    ResponderExcluir
  20. http://www.brasilescola.com/geografia/buraco-na-camada-ozonio.htm

    Willian Souza

    ResponderExcluir
  21. Existem muitos tipo de mudanças antrópica, poderia citar um dos casos que vem ocorrendo.
    A Amazônia vem sendo submetida a pressões ambientais de origem antrópica crescentes nas últimas décadas, tanto pressões diretas advindas dos desmatamentos e dos incêndios florestais, como pressões resultantes do aquecimento global. A estabilidade climática, ecológica e ambiental das florestas tropicais amazônicas está ameaçada por essas crescentes perturbações, que, ao que tudo indica, poderão tornar-se ainda maiores no futuro. A ciência ainda não consegue precisar quão próximos estamos de um possível ponto de ruptura do equilíbrio dos ecossistemas e mesmo de grande parte do bioma Amazônico, mas o princípio da precaução nos aconselha a levar em consideração que tal ponto de ruptura pode não estar distante no futuro. Um colapso de partes da floresta tropical trará conseqüências adversas permanentes para o planeta Terra.

    http://www.infoescola.com/antropologia/origem-humana/

    Resumindo são ações retroativas causadas pelo ser humano ao longo das decadas. essas ações por sua vez tem carater impactantes ao meio ambiente e ao sistema ecologico da Terra.
    É notorio as ocilações meio ambiente perante as ações antropicas do ser humano em pro do desenvolvimento sem responsabilidade ambiental ao longo do tempo.
    a natureza estar desaparesendo para o surgimento de uma natureza artificial imposta de forma inusitada ao ecosistema natural e biologico do planeta Terra.

    ResponderExcluir
  22. A chuva ácida é decorrente dos países industrializados, e conseqüente de poluentes químicos despejados na atmosfera, principalmente com a queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina) liberando na atmosfera óxidos de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre. A chuva ácida causa poluição em rios, solo, podendo até causar extermínios de algumas espécies de animais e plantas. Para o ser humano a inalação dos gases emitidos na atmosfera causa problemas pulmonares.
    Em países em desenvolvimento essa fato é muito constante, pois a industria trabalhando a todo o vapor, emitindo sem controle em diversos casos, focado apenas no desenvolvimento econômico e ignorando os danos ao meio ambiente.
    Os danos poder acontecer longe das fontes emissoras da poluição, como visto no site
    http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html
    “(...)no Pólo Petroquímico de Cubatão (perto de Santos - SP) são emitidas toneladas de SO2 na atmosfera por ano, e a chuva que cai em cidades não industrializadas, a mais de 100 km de distância, muitas vezes é ácida por causa dessas indústrias. O SO2 produzido pela queima do carvão na Termoelétrica da Candiota no Rio Grande do Sul chega até o Uruguai, prejudicando o meio ambiente também daquele país. Esta é a chamada poluição trans-fronteiriça,isto é, ultrapassa as fronteiras de um país”
    O protocolo de Kyoto obrigada legalmente os países desenvolvidos a reduzirem e emissão de gases poluente na atmosfera, causadores da chuva ácida. Assinado em 1997 no Japão, para acontecer durante os anos de 2008 e 2012. Porém o protocolo está enfraquecido pois foi prorrogado para 2020 sendo que dos 194 países apenas 37 continuam apoiando. O acordo do Protocolo de Kyoto seria a redução de 5% dos gases de efeito estufa emitidos na atmosfera pelos países industrializados em relação aos níveis de 1990, no período de 2008 a 2012.
    Há muito tempo a preocupação com o meio ambiente vem sendo discutida sem que nenhuma ação efetiva em relação a esses danos seja realmente concretizada. Países desenvolvidos temem prejudicar sua economia e países em desenvolvimento querem torna-se desenvolvido a qualquer custo. O alerta dos ambientalistas as conseqüência dessas atitudes é quase que ignorada. Com isso cada dia o meio ambiente está mais degradado.
    EGQ 341

    ResponderExcluir
  23. Bárbara Hoffman EGQ 34130 de setembro de 2013 às 06:58

    A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma
    decisiva para o bem estar e qualidade de vida das gerações. Não é mais possível implantar qualquer projeto ou discutir qualquer planejamento sem considerar o impacto sobre o meio ambiente. Os recursos minerais são não renováveis. Por esse fato, tendem a escassez à medida que se desenvolve a sua exploração.

    No caso da mineração de carvão, a céu aberto, que geralmente abrange grandes
    áreas, pode ocorrer a poluição nas águas e no ar e por isso, requer um sistema rígido de recuperação da área após minerada.

    Algumas consequências da mineração:

    -Degradação da Paisagem;
    -Ruídos e Vibração;
    -Poeira e Gases;
    -Contaminação das Águas;
    -Contaminação do Solo;
    -Rejeito e Estéril;
    -Impactos em áreas urbanas.

    Um grande impacto é a lixiviação pela água da chuva contendo pirita (sulfeto de ferro e óxidos metálicos), isso aumenta a acidez do solo bem como dos corpos de água receptores desta.

    Dentre tantos impactos e danos sempre existe algum projeto de recuperação, um deles é Projeto para Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera Sul Catarinense coordenado pelo Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina - SIECESC, cujos resultados já se fazem notar.

    http://www.registro.unesp.br/sites/museu/basededados/arquivos/00000429.pdf

    ResponderExcluir
  24. Thuany Rezende EGQ 3412 de outubro de 2013 às 11:28

    No inicio da industrialização, mínima foi à preocupação com os danos ao meio ambiente. Sempre apontaram o foco para o avanço da tecnologia, aumentar o lucro e usufruir toda e qualquer fonte de matéria prima para a obtenção de dinheiro. Tinham a seu favor o aumento de emprego, este que gera várias consequências positivas a população. No entanto, hoje, pensa-se apenas no avanço tecnológico, e a geração de empregos deixou de ser foco para os grandes empresários.
    A industrialização na agricultura começou a algumas décadas e desde então vem substituindo a mão de obra “humana” por máquinas e afins. O aumento do volume de produção aumentou e agora acontece de forma mais rápida, porém, a qualidade dos produtos diminuiu, o desperdício em transporte continua, a poluição aumentou, áreas antes preservadas foram substituídas por pastos e plantações e o desemprego aumenta.
    Encontrei uma matéria em um blog que explica melhor o que eu disse acima e possui algumas imagens da poluição fornecida pela indústria.
    http://geografia002.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Muitas das vezes quando se pensa em mudanças na natureza ou desastres ambientais logo vem à cabeça a ação antrópica neste meio. É inevitável dizer que o homem e sua persistência por desenvolver sua sociedade acabou agredindo o meio ambiente. Muitas das vezes, quando se procurou uma forma alternativa para melhorar algum processo, o homem melhorou seu conforto ou a eficácia/eficiência de um processo, mas, com toda a certeza, ele teve que danificar algo. Tudo o que o ser humano conseguiu desenvolver foi por necessidade ou então por conforto/ergonomia e atualmente estamos sofrendo com isso. Seja pelas grandes emissões de dióxido de carbono ou então pelas toneladas de árvores sendo derrubadas, a grande criatividade do ser humano consegue, cada vez mais destruir nosso planeta.
    Acredito que com estes pontos negativos no desenvolvimento das sociedades ao longo destes anos, há a necessidade de políticas públicas e privadas para melhorar estes aspectos. A criação de ações que visam diminuir a emissão de CO2 ou outras coisas que danificam o meio ambiente é necessário. Maior incentivo do governo para empresas sustentáveis e que tenham um índice de colaboração com a natureza alto seria muito interessante também.
    A maior parte das escolhas já adotadas pelo homem foi boa, mas o ambiente se modifica a partir de nossas escolhas e devemos prestar atenção nisso e como engenheiros químicos, devemos otimizar nossos processos e fazer uma melhor gestão do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  26. Vanessa Fischer dos Santos - EGQ33120 de outubro de 2013 às 15:33

    Se formos analisar, os primeiros grupos de seres humanos que começaram a se fixar (ou seja, deixaram de ser nômades) se estabeleceram às margens de rios. Isso ocorreu, pois a água sempre foi algo muito útil para a vida humana. Além de matar a sede, irrigava as plantações (quando ocorria as cheias dos rios), e ajudava na manutenção dos rebanhos. No início o homem se adaptou à natureza, mas com o tempo foi fazendo a natureza "se adaptar" a ele. As comunidades foram se afastando dos rios, mas o homem criou mecanismos para mudar o curso da água e fazê-la chegar até ele. E não foi só isso que mudou, quando o homem percebeu que detinha algo que outro precisava e que com isso conseguiria alguma vantagem sobre o outro iniciou-se o comércio. O homem deixou de plantar para apenas sobreviver, começou a fazer isso para lucrar, e tal modalidade se espalhou nas mais diversas atividades. Passamos do escambo, ao capitalismo, até o capitalismo exagerado que desencadeou o consumismo. O homem explorou muito do mundo até que começou a reparar que se continuarmos nesse ritmo não haverá mais mundo do futuro, porém nem tudo de mal que foi feito pode ser recuperado.

    Abaixo segue o link de um vídeo que mostra bem essa questão do consumismo e do que o homem vem fazendo com o mundo para manter o seu nível de consumo (e isso não diz respeito somente ao que o homem faz com a natureza, mas também com outros seres humanos). O vídeo apresenta críticas as etapas que fazer parte da cadeia do consumismo!

    Vídeo a história das coisas
    http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs


    Acredito que esse vídeo também tenha muito em comum com o outro tópico tratado anteriormente (interação e consumo)

    ResponderExcluir
  27. A influencia da ação antrópica, ou seja de nossas ações no meio em que vivemos na maioria das vezes causam grandes impactos.
    Quando desmatamos uma área para fazer instalações de uma nova indústria ou de mais casas, nessa região explorada alteramos tudo, o ecossistema, a flora a fauna...e me pergunto até quando nosso planeta vai “aguentar” essas alterações.
    Muitos dos seres que ali viviam foram extintos, bem como as plantas. O ar que antes era de excelente quantidade vai passando aos poucos a ser mais e mais poluído, pois a natureza não da conta de regenerar tanta coisa e em tão pouco e com menos recursos. E muitas vezes a natureza responde com catástrofes, ou seja ao impacto que o impacto que o home causa ao meio ambiente é sim grande e na maioria das vezes prejudicial.

    ResponderExcluir
  28. Segundo a literatura mineração é todo processo, atividade e indústria cujo objetivo é a extração de substância de minerais a partir de depósitos ou massas minerais.
    A mineração pode ser considerado um dos setores básicos da economia do país, que contribui de forma a melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo de grande importância para o desenvolvimento da sociedade.
    No Brasil, os principais problemas oriundos da mineração podem ser citadas em quatro categorias: da água, poluição do ar, poluição sonora, e subsidência do terreno. A mineração também provoca um conjunto de efeitos não desejados que podem ser denominados de externalidades, algumas delas são: alterações ambientais, conflitos de uso do solo, depreciação de imóveis circunvizinhos, geração de áreas degradadas e transtornos ao tráfego urbano.
    O Ferro é o principal minério de exportação do Brasil, o mesmo é extraído da hematita, que é a combinação de ferro com oxigênio. A Vale é a maior produtora de minério de ferro do mundo, e é uma empresa brasileira. O link abaixo consta o site da Vale onde é possível a leitura sobre a extração de minérios de ferro bem como de outros minerais.

    Fonte: http://www.vale.com/PT/business/mining/Paginas/default.aspx

    Este segundo link fala somente do minério de ferro, desde a sua extração até o produto final, com detalhes que esclarecem nossas dúvidas sobre os minérios e suas extrações.

    Fonte: http://ge902ferro.wordpress.com/

    Todo processo gera impactos ambientais, a mineração não fica de fora. Um dos primeiros impactos ambientais que é afetado é a cobertura vegetal, em graus variados, desde a supressão total ou parcial da área explorada até a utilização de grandes volumes de água, que veem dos lençóis freáticos através de poços perfurados. Também gera modificação da estrutura física e social da mina e a região explorada. Um dos métodos utilizados denominado "lavra" é um dos principais fatores determinantes dos níveis de impacto ao ambiente, influenciando na modificação da paisagem e escasseamento de recusos naturais. A grande maioria dos bens minerais é lavrada por métodos tradicionais a céu aberto onde o comprometimento ambiental é muito grande.
    Em suma, a extração dos minerais causam impactais ambientais assim como qualquer processo industrial. Porém dentre todos, somente um deles foi citado neste comentário.

    Kerolyn Luana Holek - EGQ 141

    ResponderExcluir
  29. Karoline Juliana de Camargo - EGQ34127 de outubro de 2013 às 19:49

    O pH das chuvas normalmente apresenta-se naturalmente ácido, próximo de 5,6, devido à reação do dióxido de carbono com água, formando ácido carbônico, um ácido fraco. Porém, chamamos de chuva ácida qualquer chuva que tenha o pH abaixo de 4,5. Essa acidez é causada pela presença de alguns gases (óxidos ácidos, como dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio) na atmosfera, cuja hidrólise seja ácida. Por exemplo, alguns gases provenientes de atividade vulcânica, processos biológicos (pântanos e oceanos) e atividade humana, na queima de combustíveis fósseis em indústria ou automóveis. Algumas consequências são a danificação de estruturas e edifícios, acidificação de lagos, desflorestação, entre outros. Já soluções possíveis para esse problema são a utilização de combustíveis mais limpos, utilizar transporte público, dessulfurar combustíveis com alto teor de enxofre antes de sua distribuição.
    O seguinte vídeo é um experiência química simulando a formação da chuva ácida: http://www.youtube.com/watch?v=9egpauSj0IA

    ResponderExcluir
  30. Leticia Trezecik EGQ14128 de outubro de 2013 às 11:09

    * Ozonio do bem, ou do mal?


    O Ozonio é uma mo­lé­cu­la ga­so­sa for­ma­da por três áto­mos de oxi­gê­nio (O3) que pode ser considerada "boa e má". Porquê?

    Nas camadas elevadas da atmosfera ozonio bom é o que ajuda a nos proteger dos raios Uv.
    Ao nivel do solo é perigoso porque forma poluentes tóxicos reagindo com outros gases da atmosfera poluida, ele é decorrente da reação de gases formados na combustão dos veículos em geral.
    A trans­for­ma­ção quí­mi­ca des­ses po­luen­tes em ozô­nio ocor­re pe­la ação da luz so­lar. O ozô­nio é um gás agres­si­vo que, ao che­gar, fa­cil­men­te atinge as vias res­pi­ra­tó­rias mais pro­fun­das causando inflamação, agra­van­do sin­to­mas de as­ma e bron­qui­te, e atingindo os olhos. O au­men­to da con­cen­tra­ção desse ozô­nio no ní­vel do so­lo es­tá diretamente ligado ao aumento de in­ter­na­ções e mor­ta­li­da­de por cau­sas res­pi­ra­to­rias. Por is­so, esse ozônio é cha­ma­do de ozô­nio mau. No Bra­sil, a le­gis­la­ção es­ta­be­le­ce ní­veis de se­gu­ran­ça pa­ra a saú­de da po­pu­la­ção, por meio de um pa­drão de qua­li­da­de do ar. Ela es­ta­be­le­ce, no ca­so do ozô­nio, uma con­cen­tra­ção mé­dia de 160 mi­cro­gra­mas/ho­ra, que não de­ve ser ul­tra­pas­sa­da mais de uma vez por ano.
    O ozonio bom pode ser uzado em estações de tratamento de água,onde ele mata os microrganismos presentes na água e ajuda no processo de purificação, oxidando moléculas de ferro, etc.
    Enfim... O que nos protege, também pode nos matar.
    links:

    http://www.o3r.com.br/blog/ozonio-bom-e-mau-poluente/

    ResponderExcluir
  31. AMBIENTE MODIFICADO: é tudo o que estamos vendo nos dias de hoje. há tempos atrás, pouco se falava em sustentabilidade, em preservação ambiental, em eliminação de resíduos e evitar queimados. somos privilegiados pela própria natureza por termos a maior fonte de riquezas naturais, no entanto desde a descoberta do brasil o que se fez por aqui foi explorar os recursos existentes sem o mínimo de consciência. A falta de desenvolvimento tecnológico no campo, fez com que durante muitas décadas, fosse utilizado queimadas como forma de limpeza do solo para cultivo agrícola, as florestas eram derrubadas, queimava-se a vegetação após secar e plantava-se o milho, feijão etc. Esta área de mata devastada, era utilizada por uns dois, três ou quatro anos enquanto a terra produzia sem utilização de fertilizante, depois era abandonada e derrubava-se nova área de mata seguindo o mesmo processo de manejo. as florestas foram sendo consumidas dessa maneira. condenar os pequenos agricultores que plantavam pra sobreviver e retirar dali o sustento para sua família? Estou falando de alguém que vivia do trabalho braçal com uma foice e uma enxada. E sem falar das grandes indústrias e latifundiários responsáveis pela maior parte da destruição. Em nossa cidade e região, a ação do homem está visível, quando se fala em enchentes, em necessidade de dragagem de areia no porto em são francisco do Sul, em pescadores não conseguindo atracar suas embarcações na Boca da Barra na Barra do Sul. Contam moradores mais antigos aqui de Joinville que pescavam camarão com tarrafa e redes atrás do mercado municipal de Joinville, e embarcações de pequeno e médio porte atracavam naquele local próximo ao moinho de trigo, ali era um canal do mar, e muitas espécies de peixes desovavam e se reproduziam naquela região. depois que foi fechado o canal do linguado na BR 280 acesso a são Francisco, muitos mangues em Joinville secaram e foram invadidos e surgiram muitos bairros existentes hoje. a partir dai começaram os problemas de enchentes, maior acúmulo de areia nos portos, e desapareceram as espécies de pescados que ante haviam. O desenvolvimento é importante e necessário, mas não se pode mais nos dias de hoje cometer erros tão grave como no passado.

    ResponderExcluir
  32. Michele Hamester EGQ 1411 de novembro de 2013 às 16:50

    A ação do homem sobre a natureza altera a estabilidade dos ecossistemas. Um exemplo dessa influência, são os estuários, que são conhecidos por apresentarem características ambientais próprias e únicas que resultam em elevada produtividade biológica. Esses ecossistemas são importantes exportadores de nutrientes e matéria orgânica para águas costeiras adjacentes.
    A influência do homem coloca em risco os atributos básicos dos estuários brasileiros, fazendo assentamentos urbanos, construindo indústrias para a produção de alimentos, a atuação de portos, extração de minérios, etc. Fazer isso sem um planejamento adequado, pode comprometer a qualidade de vida da população local, pois coloca em risco os atributos dos estuários.
    Um exemplo é em Ilhéus, estuários e manguezais sem sido os mais comprometidos devido a crescente urbanização.
    Uma pesquisa realizada por FIDELMAN, P.I.J mostra que grande parte dos tensores encontrados estão relacionados com a construção e operação da barragem da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Um dos motivos é a remoção da cobertura vegetal das encostas dos morros, no Povoado do Rio do Engenho. Outra situação apresentada pelo autor é que no povoado do Rio do Engenho, a população contribui no lançamento de efluentes domésticos sem qualquer tratamento gerando impactos sobre a paisagem, coluna d´agua, hidrodinâmica estuarina, etc. O principal motivo dos impactos sobre esse ecossistema é a deposição incorreta de resíduos causando o desaparecimento da fauna.
    FIDELMAN, P.I.J 1. IMPACTOS CAUSADOS POR TENSORES DE ORIGEM ANTRÓPICA NO SISTEMA ESTUARINO DO RIO SANTANA, ILHÉUS, BAHIA. XII Semana Nacional de Oceanografia, novembro de 1999, Rio de Janeiro-RJ. p. 405-407.

    ResponderExcluir
  33. Lilian Gardini - EGQ 3412 de novembro de 2013 às 17:37

    Qualquer atividade humana que altere os fatores básicos que determinam o balanço hídrico acaba por influir na disponibilidade dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. No Brasil, existem casos já evidentes onde o antropismo melhora a oferta de recursos hídricos, alterando o tempo de residência das águas de superfície nos ecossistemas. É o caso específico da construção de açudes no Nordeste Brasileiro e do sistema de represas nos complexos de hidroeletricidade como no rio Tietê, rio Grande e rio Paraná. Por outro lado, o uso da terra com remoção da cobertura vegetal e com a implantação de uma agricultura sem controle da erosão, normalmente degrada os recursos hídricos, pois aumenta o escorrimento superficial carregando solos que promovem o assoreamento dos rios, lagos e represas. Em especial, estas atividades antrópicas, associadas ao desenvolvimento industrial, à agroindústria e à urbanização, degradam a qualidade dos recursos hídricos.
    As conseqüências das variações climáticas para disponibilidade dos recursos hídricos são várias, dependendo da região do Planeta considerada. São previstas diminuição dos estoques de água das geleiras, aumento da umidade do ar em algumas regiões, aumento do número de tufões e furacões e variações da quantidade e qualidade de água potável nas regiões litorâneas em decorrência da alteração do nível do mar. No caso específico do Brasil, os estudos necessitam ser aprofundados e, em especial, para a região crítica do Nordeste semi-árido. Para o caso da Amazônia, o trabalho terá um desafio ainda maior, porque aquela região está sujeita a dois conjuntos de ações antrópicas que podem modificar o clima: o desmatamento de responsabilidade nacional e as mudanças climáticas globais.

    ResponderExcluir
  34. Regina Guimarães - EGQ3412 de novembro de 2013 às 22:07

    Após a Revolução Industrial que ocorreu no século XVIII nota-se que a mesma foi responsável por trazer vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir, porém acarretou uma significativa alteração no meio ambiente. As fabricadas queimavam toneladas de carvão mineral para produzir energia, em consequência disso surgiu à chuva ácida. Países em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rússia, China, México e Índia o setor industrial tem crescido muito, porém de forma desregulada, agredindo o meio ambiente.
    Atualmente, o mundo vive um momento de grande urbanização geral, e uma das consequências é a degradação ambiental. Somos influenciados por uma eficiente indústria de marketing e propaganda que cria a necessidade de possuir determinados bens como roupas, alimentos, produtos culturais, entre outros. Esse padrão de vida tem um suporte econômico baseado na alta produtividade da indústria, na grande agilidade do comércio e na enorme demanda de matérias-primas e energia. Os produtos apresentam vida útil bastante curta; os bens duráveis são, na verdade, deterioráveis. Desta forma, criam-se produtos tomando algumas coisas ultrapassadas em pouco tempo.
    Em consequência disso, vê-se, há todos instantes países passando por períodos de crescimento econômico no qual problemas ambientais são deixados em segundo plano. Desta forma ocorre à eliminação de espécies, destruição de hábitats, acúmulo de resíduos tóxicos, são exemplos de consequências desse desenvolvimento.
    Fazendo um estudo de possíveis soluções para os problemas expostos acima, diariamente cientistas e pesquisadores trabalham juntos para inventar equipamentos que minimizem a deposição de gases poluentes na atmosfera, um exemplo de pesquisa é o biodiesel, que se trata de um biocombustível.

    AS CHUVAS ÁCIDAS. Disponível em: http://www.explicatorium.com/Chuvas-acidas.php. Acesso em: 02 nov. 2013.

    AÇÕES DO HOMEM E CONSEQUÊNCIAS NO MEIO AMBIENTE. Disponível em: http://www.not1.xpg.com.br/acoes-do-homem-e-consequencias-no-meio-ambiente-entenda-o-ciclo/. Acesso em: 02 nov. 2013.

    ResponderExcluir
  35. A maior ocorrência de chuvas ácidas até os anos 1990 era nos Estados Unidos da América (EUA). Contudo, esse fenômeno se intensificou nos países asiáticos, principalmente na China, que consome mais carvão mineral do que os EUA e os países europeus juntos. No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
    Algumas ações são necessárias para reduzir esse problema, tais como a redução no consumo de energia, sistema de tratamento de gases industriais, utilização de carvão com menor teor de enxofre e a popularização de fontes energéticas limpas.
    Para a Saúde
    A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
    Nas Casas, Prédios e demais edifícios
    A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
    Para o meio ambiente
    Lagos
    Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
    Desflorestação
    A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.
    Agricultura
    http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html

    ResponderExcluir
  36. Kethylin Caroline Venturin da Silva - EGQ 1413 de novembro de 2013 às 10:09

    O homem tem participação ativa na modificação do ambiente natural que está inserido, já que é um ser social. Como o mesmo explora os recursos não apenas para sobrevivência, mas também com fins econômicos, muitas vezes seus comportamentos e hábitos acabam prejudicando o local em que os grupos humanos se encontram, já que não são respeitados os ciclos normais de reposição dos recursos naturais do planeta.

    Com as tecnologias desenvolvidas nas mais diversas áreas ao longo dos tempos, a qualidade e o tempo de vida do homem aumentaram, fazendo com que aparecesse também o agravante do crescimento populacional e do acúmulo de resíduos.

    Outro ponto interessante que influencia para a atual situação preocupante de degradação do meio ambiente são os já citados ciclos de reposição dos recursos naturais. A reposição ou capacidade de um local repor seus recursos é seriamente agredida, já que o homem começou a viver de forma sedentária e investir mais na produção industrial, o que gera mais resíduos e degradação permanente em um local, já que o mesmo não consegue se renovar, pois está ocupado e sofrendo intervenções constantes.

    Mas não são apenas as grandes concentrações urbanas e de indústrias que prejudicam o meio ambiente e são perigo da interferência humana em sua forma de viver atual em nosso planeta. Nos locais de cultivo, houve e ainda há a destruição de plantas concorrentes às cultivadas, que em geral compõem o sistema natural do local e de renovação de seus recursos. Assim como animais que também por mais que sejam naturais e necessários para a manutenção dos recursos do ambiente, são exterminados por serem tratados como pragas.

    Enfim, a cada dia que passa fica mais complicado reverter a degradação do meio ambiente causada pela atual forma de viver das comunidades humanas. A criação de novos resíduos que demoram muito tempo para se decompor, como plásticos e entre outros, e também a forma de utilizar os recursos naturais sem permitir com que se renovem de forma eficiente.

    Referência: http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/suportetecnico/oHomemeoMeioAmbiente.pdf

    Kethylin Caroline Venturin da Silva – EGQ 141

    ResponderExcluir
  37. Jennifer Diane Kraisch Silva - EGQ3313 de novembro de 2013 às 10:55

    Lendo a reportagem “Terra prometida”, escrita por Flávio Dieguez e Regina Prado, publicado na revista Super Interessante, nota-se que foi possível estabelecer uma relação entre grandes acontecimentos históricos e o período de transformações constantes o qual vivemos atualmente. Poluição, contaminação do solo, chuva ácida, contaminação de água, desmatamento, enfim, são constantes e intensas as modificações feitas em nosso planeta no tempo o qual estamos vivendo. Em meio a isso, soluções têm cito estudas para amenizar tamanhas modificações ambientais, tendo como proposta iniciar a Revolução Ambiental, conforme escreve o economista americano Lester Brown, presidente de um dos mais respeitáveis organismos de pesquisa ambiental:
    “A revolução agrícola começou há 10 mil anos e a revolução industrial está em curso há dois séculos. Se a revolução ambiental for bem-sucedida, ela deverá comprimir-se em poucas décadas.”
    Apesar dos avisos, o ser humano insiste em apontar as dificuldades para redução das agressões no meio ambiente. Sendo assim, Brow continua, dizendo que há a necessidade de ver nosso planeta de uma nova maneira, comparando com o período da escravidão. “Empregar escravos no passado, mais que aceitável, era um direito implícito do escravagista, argumenta ele”. Finaliza dizendo que apesar disso, atualmente a escravidão causa abominação entre as pessoas, ou seja, as questões de desperdícios, contaminações e mau uso dos recursos naturais devem, em poucas décadas, ser alvo de duras críticas da sociedade.
    A reportagem vai muito além, trazendo outros aspectos relevantes e opiniões diversas, sendo muito interessante sua leitura.
    http://super.abril.com.br/ecologia/saldo-eco-92-terra-prometida-440296.shtml

    ResponderExcluir
  38. Minerações e impactos ambientais e sociais.
    Como todo trabalho serve para gerar renda, a mineração não é diferente e é de grande importância para o desenvolvimento de um determinado local, os minerais são utilizados como fonte de mátria prima para as mais diversas áreas existentes. No entanto, as extrações dos minerais desencadeiam uma serie de problemas socioeconômicos, afetando diretamente a natureza e a qualidade de vida das pessoas.
    No meio ambiente: as áreas exploradas sofrem modificações irreversíveis, como por exemplo, a abertura de imensas crateras para a extração mineral altera o relevo e retira a cobertura vegetal existente, podendo consequentemente causar grandes erosões. Pode também ocorrer à poluição hídrica, do solo, devido à utilização de produtos químicos, alterando suas propriedades, as chuvas arrastam esses produtos químicos para os rios que também se contaminam e para caracterizar a poluição sonora temos as explosões provocadas por dinamites.
    Problemas sociais: o remanejamento de comunidades para a realização das atividades mineiras onde muitas famílias são obrigadas a mudar de moradia para que uma determinada região possa ser explorada, o desenvolvimento de problemas respiratório, pois as pessoas ficam expostas aos resíduos da mineração, tais como pó de carvão, poeira de monóxido de ferro, mercúrio entre outros.



    Felipe Alves de Lima EGQ 141

    ResponderExcluir
  39. Com o aumento da população mundial, cada vez mais se faz necessária à ocupação de um maior espaço territorial, fazendo assim com que a cobertura selvagem na superfície terrestre suma deliberadamente, e isso acaba gerando um impacto imenso no meio ambiente.
    E só parar e pensar. Em uma área construída de 100m², onde antes existia terra, agora tem cimento. E quando a chuva cai, o cimento não deixa a chuva infiltrar na terra, fazendo assim com que essa chuva se acumule virando pequenos riachos e abrindo valas por onde passa.
    Uma pesquisa interessante que li uma vez, dizia que se nós pintássemos os prédios todos de branco, o planeta teria sua temperatura baixada cerca de 2ºC. Pois pense, quanto desta energia seria refletida novamente e deixada de ser absorvida como acontece.


    Ricardo Sanocky - EGQ341

    ResponderExcluir
  40. Com mais de 7 bilhões de pessoas no mundo é inimaginável que possamos produzir sem gerar resíduos ou mesmo danos ao ambiente, o crescimento populacional excessivo e a grande demanda por alimento é sem dúvida um grande desafio para o planeta, onde recursos naturais são limitados e se mal usufruídos pode ficar escassos e por fim causar um colapso. Seja o êxodo rural, a destruição de matas nativas, desertificação, poluição de águas e erosão, a agricultura comercial tem causado constantes modificações socioambientais. Agrotóxicos, adubos, alimentos modificados, os mais diversos insumos, cada vez mais tomam os lugares das prateleiras dos orgânicos, afinal são mais baratos, bonitos e até de aroma e sabor mais agradável. Fica a critério do consumidor na hora da compra a escolha cabível, fica na consciência do mesmo o aproveitamento máximo do alimento, bem como a compra apenas do necessário para que por fim de alguma forma possamos contribuir para diminuir os impactos no planeta. Aqui é retratada alguns dos danos a natureza, que agricultura ocasiona, a destruição das floresta, inclusive Amazônia, e também algumas propostas para que sejam minimizadas. http://pt.mongabay.com/rainforests/0811.htm

    ResponderExcluir
  41. Levando em conta que todas diferentes formas de ações prejudiciais levam a uma só questão, o desmatamento.
    O desmatamento no caso de florestas em busca de carvão, ocorre com a derrubada de árvores que serão as matérias iniciais de onde será extraído o carvão mineral através de fornos ilegais montados por clandestinos que, a partir das derrubadas incessantes, extinguem um habitat natural de determinadas espécies abalando assim todo um ecossistema que levou, ali, anos para se formar. Levando em consideração que, também com a derrubada de árvores, ele diminui a quantidade de plantas e acaba contribuindo da mais rude forma com o aquecimento global.
    Já o aquecimento global acontece em maior parte por parte das indústrias, porém também com os automóveis que nós seres humanos usamos para nos locomovermos diariamente, pois estes liberam componentes químicos que ferem a camada de ozônio, deixando cada vez mais a terra vulnerável a raios ultravioletas, que por sua vez, acaba aumentando a temperatura da mesma e assim, sem essa proteção ou filtros, a terra não expele tal ar quente que é levado em direção aos polos e suas geleiras onde ocorre o derretimento das mesmas e assim abala todo o ecossistema e forma de vida na terra.

    ResponderExcluir
  42. Aline Hilleshein - EGQ 3413 de novembro de 2013 às 14:52

    Verifica-se que os principais gases formadores da chuva ácida, sendo estes o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, podem ser transportados até cerca de 3000 km de distância, dependendo do vento, da altura das chaminés das fábricas, da frequência das chuvas e das condições da atmosfera. Isto porque a chuva ácida nem sempre cai onde foi gerada, por conta, principalmente dos ventos. Podendo causar efeitos significativos, principalmente quando a chuva cai sobre áreas não poluidoras.
    Sabe-se também que os poluentes primários do ar são gerados pela queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, que são principalmente utilizados em veículos e em indústrias e, ainda, no processo de fabricação de ácido sulfúrico, ácido nítrico, celulose, fertilizantes e na metalurgia dos minerais não metálicos, entre outros. Estes poluentes primários quando liberados na atmosfera, podem ser convertidos quimicamente em poluentes secundários, como os ácidos sulfúrico e nítrico.
    Estes dois ácidos alteram o pH natural da chuva, que é igual a 5,6, sendo levemente ácido, mas que quando tem valores inferiores a 5,6 podem estar indicando que a chuva encontra-se poluída com ácidos fortes como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico e, eventualmente, com outros tipos de ácidos como o clorídrico e os ácidos orgânicos (ácido fórmico e ácido acético).
    A deposição ácida é causada então, principalmente pelas emissões de dióxido de enxofre e dos óxidos de nitrogênio, porque estes gases são os ácidos fortes mais frequentemente emitidos pela atividade antropogênica.
    Acredito então, que um maior incentivo na utilização de transportes coletivos, como forma de diminuir o número de veículos nas estradas, e também dessulfurar os combustíveis com teor de enxofre antes da distribuição e consumo, sejam alternativas para se reduzir os impactos ambientais, e contribuir para minimizar os efeitos da chuva ácida.

    - Dessulfurização é um processo de remoção de enxofre, via inserção de hidrogênio, visando otimizar a obtenção dos subprodutos de petróleo.

    Referência: http://www.eduquim.ufpr.br/matdid/quimsoc/pdf/experimento10.pdf

    ResponderExcluir
  43. As alterações de origem antrópica, atualmente, vem sendo amplamente discutidas já que o temas como sustentabilidade, preservação ambiental, reciclagem e destino correto dos resíduos, aquecimento global e chuva ácida estão sempre presentes em nosso cotidiano. Todos com sua devida relevância, mas entre estes, para mim, a chuva ácida é muito interessante. Ao tratar-se de chuva ácida muitas vezes cometemos alguns equívocos, pois a chuva é naturalmente ácida tendo pH por volta de 5,6, então na realidade o que denominamos chuva ácida é aquela que tem um pH inferior ao normal, ou seja, inferior a 5,6. No Brasil a maior incidência de chuva ácida ocorre nas grandes metrópoles, como São Paulo, estudos mostram que a chuva ácida que cai em São Paulo já se iguala a de Los Angeles tendo pH por volta de 5,0. A chuva ácida é prejudicial para todos os seres vivos, ela pode provocar a morte de peixes, de plantas e além da morte ela pode inibir a germinação e crescimento de todos os tipos de plantas. Durante a chuva ácida os efeitos geralmente não são percebidos pelo homem, mas após algumas ocorrências é visto a degradação de bens públicos e até privados. Este artigo fala um pouco sobre a chuva ácida e achei muito interessante http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-068.pdf

    ResponderExcluir
  44. Daniela Pravato Vieira / EGQ 3313 de novembro de 2013 às 17:19

    De acordo com a Resolução 001/86 Impacto Ambiental é: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, direta ou indiretamente afetam: a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais". a partir desta resolução, percebemos como os impactos antrópicos trazem consequência para o meio ambiente, e cabe ao poder publico e a sociedade agirem de maneira consciente e sustentável, para agirmos com responsabilidade e de maneira consciente conservar o que ainda nos resta.

    ResponderExcluir