QUÍMICA

Matéria, composição e propriedades.

sábado, 2 de março de 2013

ESTUDO DE CASO ONLINE

Após a leitura dos textos disponibilizados pela revista Época na web, reflita e preencha os componentes de estudo.


Componentes de estudo:

Área de estudo:
Problemas ambientais diagnosticados:
Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais:
Ações já realizadas acerca do diagnóstico:
Possíveis soluções de prevenção:
Possíveis soluções de correção:

Bom trabalho!

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Componentes de estudo: Ar poluído (O progresso justifica esse ar poluído?)

    Área de estudo: Meio ambiente & Progresso
    Problemas ambientais diagnosticados: Efeito estufa. Buraco na camada de ozônio. Aumento da desertificação. Falta de habitat para os animais selvagens.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Desmatamento de florestas. Realização de obras sem medir o impacto ambiental. Lixos depositados em locais inapropriados. Falta de reutilização de materiais.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Obrigatoriedade em depositar o lixo em aterros sanitários. São áreas nas quais os resíduos são dispostos de forma planejada, compactados e cobertos por terra, em um lugar licenciado e fiscalizado por órgãos ambientais. Implantação do 3R’s nas empresas de grande porte. Conceito criado por acadêmicos canadense chamado pegada ecológica, que tem a preocupação em diminuir os impactos ambientais.

    Possíveis soluções de prevenção: Buscar fontes de energia menos poluentes. Reduzir a produção de lixo. Não realizar a compra de produtos nocivos ao equilíbrio da natureza. Racionalização de recursos naturais.

    Possíveis soluções de correção: Praticar um consumo consciente. Plantação de arvores. Evitar a contaminação de águas. Criar plano de desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais.

    Observação: O link abaixo mostra que a saúde da futura geração já esta comprometida com o meio ambiente.

    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2013/02/06/gravidas-expostas-a-ar-poluido-dao-a-luz-bebes-menores.htm

    Vanessa Wandersee Cunha Ostroski

    ResponderExcluir
  3. Área de estudo: Meio Ambiente.
    Problemas ambientais diagnosticados: Nuvem de poluição, consequências de alterações climáticas ocorridas no planeta (aquecimento global).
    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Indústria do carvão, a queima demasiada do mesmo é a principal fonte de sujeira no ar.
    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Ausência de ações realizadas no momento, apenas possíveis medidas como: criação de alertas para a população, monitoramento constante da qualidade do ar e o aumento dos impostos para os setores mais poluentes da economia.
    Possíveis soluções de prevenção: Evitar o despejo de poluentes químicos que são derramados por indústrias em rios e lagos, evitar ou diminuir a queima do carvão. Se possível inserir no meio industrial usinas ecologicamente corretas que possam produzir riquezas com efluente zero.
    Possíveis soluções de correção: Levando em consideração os fatores dos gases já emitidos, não há mais como retardar este processo. A solução seria a utilização de usinas politicamente e ecologicamente corretas com uma severa restrição em relação ao uso de seus produtos químicos ou elementos como o carvão, já que o mesmo é responsável por uma alarmante nuvem de poluição que leva milhares de seres humanos à morte prematura. Pois se este aquecimento global permanecer nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida.

    Thays Karoline Andrioli EGQ 131

    ResponderExcluir
  4. O estudo de caso foi o meio ambiente. Os grandes problemas estão relacionados a saúde, acumulo de gases na atmosfera, poluição de fontes de águas potáveis incluindo também os problemas sociais gerados pelo mesmo. O grande "vilão", causador destes problemas ambientais é a queima do carvão mineral nas termoelétricas assim como os poluentes químicos lançados pelas industrias em rios e lagos, o que não deixam de ser um dos causadores dos problemas ambientais da China. Até o presente momento nenhuma atitude concreta foi tomada, mas as ideias estão surgindo. Utilizar de fontes renováveis para a geração de energia poderia prevenir que a poluição aumentasse, desta forma diminuindo os impactos ambientais e os riscos para a saúde. A poluição já gerada não pode ser removida, mas a utilização de novas fontes de energia é uma boa opção para mudar a realidade e com o tempo diminuir a quantidade já existente na atmosfera, assim como diminuir os impactos ambientais uma vez que se utilizar uma forma mais correta para fontes de energia.

    Kerolyn Luana Holek EGQ 131

    ResponderExcluir
  5. Área de estudo: Meio Ambiente
    Problemas ambientais diagnosticados: Poluição, aquecimento global
    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: queima execiva de carvão mineral.
    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Nada até o momento.
    Possíveis soluções de prevenção: COnstrução de usinas movidas à outro tipo de energia, eólica, hidrolétrica, nuclear ( que ambientalmente é correta)
    Possíveis soluções de correção: Não há como despoluir a atmosfera. A única póssivel solução para a correção seria o fechamento imediato dessas usinas e o uso de usinas como menos impactos ambientais, que conforme o passar os anos os níveis de toxidade e poluição causadas diminuirá. Não há como reverter imediatamente. Não mais!

    Aline Celestino EGQ 131

    ResponderExcluir
  6. - Área de estudo: Meio ambiente.

    - Problemas ambientais diagnosticados: ar poluído, contaminação das águas.

    - Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: meio de obtenção de energia inapropriado.

    - Ações já realizadas acerca do diagnóstico: estudo das “vilas de câncer” alertando a população e governantes da situação atual; proposta de investimento por parte do governo.

    - Possíveis soluções de prevenção: Optar por fontes renováveis de energia.

    - Possíveis soluções de correção: pelo longo prazo de recomposição da situação natural do meio ambiente, isolar áreas de risco.

    ResponderExcluir
  7. Área de Estudo: Causas e consequências da geração de poluentes na China

    Problemas ambientais diagnosticados: emissão de resíduos químicos em fontes de água potável, nuvem de poluição causada pela emissão de materiais particulados por indústrias e veículos, lixo eletrônico.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: produção de energia baseada na queima de carvão, falta de tratamento dos resíduos indústriais, falta de conscientização quanto ao destino do lixo.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Foram propostas medidas como investir na limpeza das fontes de água potável e a criação de uma taxa de carbono. A China também investe atualmente em fontes de energias mais limpas, como a usina solar no deserto de Dunhuang, planejada para produzir 1 gigawatt até 2020. O Japão, país também afetado pela poluição da China, adotou medidas de monitoramento da qualidade do ar e a criação de alertas para a população.

    Possíveis soluções de prevenção: Utilização de fontes de energia mais limpas (como hidrelétrica, solar e eólica), conscientização da população, monitoramento da qualidade do ar, soluções quanto ao tratamento de efluentes.

    Possíveis soluções de correção: medidas ambientais, como aumento dos impostos quanto à poluição, limpeza dos rios e lagos contaminados, investimento no transporte público.

    Aluna: Karoline Juliana de Camargo EGQ 131

    ResponderExcluir
  8. Eduarda Cani de Souza3 de março de 2013 às 17:39

    Área de estudo: Meio Ambiente.
    Problemas ambientais diagnosticados: Alterações climáticas, afeta a saúde do ser humano causando doenças respiratórias, prejudica ecossistemas.
    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo.
    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Utilização de energias limpas, como por exemplo, eólica, vento gira as pás de um gigantesco cata-vento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.
    Possíveis soluções de prevenção: A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. Gerar indústrias ecologicamente corretas. Evitar a poluição de rios, lagos, efluentes. Utilizar energias limpas.
    Possíveis soluções de correção: Uma vez gerada a poluição dificilmente pode ser extraída, logo uma forma de correção é conscientizar a população para o consumo consciente, com palestras, panfletos. Elaborar e implementar um plano de desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  9. Área de estudo: Meio ambiente

    Problemas ambientais diagnosticados: Material particulado que são pequenas o suficiente para entrar nas passagens dos pulmões e com certeza prejudicial ao ser humano.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Gerado pela queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e de biomassa, como queimadas em florestas e na produção agropecuária.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: A situação só deve melhorar, com a previsão de ventos que devem dissipar a nuvem de fumaça. E com certeza melhorariam se Pequim utilizasse fontes renováveis e energia limpa.

    Possíveis soluções de prevenção: Utilização de energia limpa.

    Possíveis soluções de correção: Multas para os responsáveis de queimadas nas florestas.

    PROFESSORA não sei se era bem isso que a senhora queria..

    Bárbara Hoffman

    ResponderExcluir
  10. Área de estudo: Meio Ambiente e Bem estar

    Problemas ambientais diagnosticados: Desastres ambientais, problemas sociais e de saúde, nuvens de poluição, agravamento na qualidade do ar.

    Fator multiplicador dos problemas ambientais: Desmatamento em massa, grande queima de carvão

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Multa para carros que estejam desregulados e emitam mais poluição que o permitido, construção da usina solar situada no deserto.

    Possíveis soluções de prevenção: Mais fiscalização nas construções de indústrias, conscientização e incentivo para construção de empresas com o mínimo de efluentes possíveis, maior investimentos em fonte de energias sustentáveis como a eólica e a hidrelétrica.

    Possíveis soluções de correção: Reduzir sua dependência em fontes sujas, isolar as principais áreas de risco, controlar a quantidade de poluição lançada no ar pelas principais indústrias poluentes.

    Bruna Lopes EGQ 131

    ResponderExcluir
  11. Componentes de estudo:China admite que poluição criou “vilas de câncer”

    Área de estudo: MEIO AMBIENTE E BEM ESTAR SOCIAL

    Problemas ambientais diagnosticados: alto indice de poluição de fontes de água potável e ar.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: grande numero de carros gerando fumaça tóxica, industrias despejando resíduos quimicos derivados de seus processos em rios e lagos, e em especial industrias de carvão.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: criação de projetos para controle de poluição, e o governo chines pretende liberar mais de 850 bilhoes de dolares para limpeza de rios e fontes de água potavel

    *Possíveis soluções de prevenção:aplicar o tratamento de efluentes principalmente em industrias que geram grande quantidade de residuos toxicos, o uso de carros elétricos ou com alguma fonte de combustivel alternativo e etc.

    *Possíveis soluções de correção: rígida fiscalização, tornar essencial o tratamento de efluentes de industrias, e multas maiores pela quantidade de carbono emitida pelas industrias, principalmente as de carvão.

    LETICIA TREZECIK EGQ131

    ResponderExcluir
  12. Área de estudo: Problemas ambientais na China;

    Problemas ambientais diagnosticados: Poluição do ar e rios;
    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: O alto consumo de carvão mineral na produção de energia em usinas termelétricas;

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: em dias de smog, as indústrias deverão reduzir ou parar com o seu funcionamento, a população estará proibida de fazer churrascos, investimento de 850 bilhões de dólares do governo chinês na limpeza de rios e cobrança de impostos por tonelada de carbono produzida;

    Possíveis soluções de prevenção: Implantar sistemas de tratamentos de efluentes e tratamendo dos materiais jogados na atmosfera, procurar opcões de obtenção de energia limpa;

    Possíveis soluções de correção: Avisar a população do risco, e isolá-la de locas onde a poluição for muito grande e melhorar sistema de previsão de catástrofes ambienteis.


    Ricardo Sanocky EGQ 331

    ResponderExcluir
  13. Área de estudo: China
    Problemas ambientais diagnosticados: poluição atmosférica e da água (efluentes industriais)
    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: a recente industrialização do país
    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: O governo propôs investir US$850 bilhões na limpeza de rios e fontes de água potável nos próximos cinco anos. Há também a criação de uma taxa de carbono, porém os valores cobrados são considerados baixos.
    Possíveis soluções de prevenção: Diminuir gradativamente a utilização do carvão como fonte de energia, optando por fontes menos poluentes. Monitorar a qualidade dos efluentes próximos a indústrias, bem como a qualidade do ar.
    Possíveis soluções de correção: Punir indústrias que poluem acima do permitido. Aumentar o valor cobrado pela taxa de carbono. Investir o valor dos impostos cobrados pela poluição para reparar os danos já causados, como a limpeza de efluentes contaminados.


    Amanda da Silva EGQ131

    ResponderExcluir
  14. Área de estudo: China;

    Problema ambiental diagnosticado: poluição na água (poluentes químicos), poluição atmosférica;

    Fator multiplicador dos problemas ambientais: excesso de industrialização e queima exagerada do carvão;

    Ações já realizadas: Escolas e creches foram obrigadas a cancelar atividades ao ar livre, fábricas diminuíram ou cancelaram suas produções;

    Possível solução preventiva: criação de uma tava de carbono, multa em carros desregulados, omitindo mais que o permitido,construções de aço e cimento serão barradas,fábricas serão fechadas em dias de smog(neblina de fumaça tóxica) e churrascos também serão proibidos em dias de smog;

    Possível solução de correção: Investimento para limpezas de rios e fontes de água potável nos próximos 5 anos.

    ResponderExcluir
  15. Área de estudo: Capitalismo

    Problemas ambientais diagnosticados: Consumo excessivo de recursos naturais, tais como os combustíveis fósseis.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Manter padrões de vida tais como dos americanos.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Vagarosas aplicações de tecnologias já disponíveis, e pesquisas ainda embrionárias a respeito de energia limpa e sustentável.

    Possíveis soluções de prevenção: Pensar não só no mundo que deixaremos, para as futuras gerações, mas que tipo de gerações deixaremos neste mundo.

    Possíveis soluções de correção: Os problemas hoje enfrentados não são políticos, são técnicos, na verdade não precisamos de políticos, precisamos que se cumpra uma política de vida sustentável, basta aplicar a técnica.


    Breve pensamento sobre o contemporâneo

    A máquina a vapor vai operar uma revolução nas operações humanas, com a aceleração do capitalismo, as revoltas camponesas do século XIX, jogaram partes dos camponeses nos brações da revolução, e a outra parte vai sonhas em fazer a América. Capitalismo e Socialismo são irmãos siameses do mesmo movimento histórico.
    Os EUA saem da segunda guerra mundial como os novos donos do mundo, as somas de capital contida na América do norte, e superior a soma dos capitais dos 6 países mais ricos do planeta, então de lá para a nação capital, desenvolveu-se a partir da ideia do sonho americano consumindo recursos naturais e da mão de obra de operários, e outros estados, que ainda não eram nação mas que compraram a ideia da globalização e avanço.
    Uma ideia falha é acreditar no desenvolvimento, quando a nação avança com a energia de combustíveis não renováveis. Onde fica o progresso visando á totalidade do planeta ou a felicidade do ser humano, enquanto a (indústria nação) adquire riquezas, e a população resta doenças respiratórias e águas antes potáveis hoje contaminadas.
    Aproximadamente 90% da energia consumida no mundo é não renovável. Sendo que só os EUA consomem aproximadamente 30%. Então aquela frase tão ouvida nas salas do ensino fundamental e média que diz “Salve o planeta”, podemos entende-la da seguinte maneira:
    Os EUA aceitarão reduzir o seu padrão de consumo de energia? Os chineses moderarão seu consumo de carvão? Os ideais de avanços globais estão focados em cima das (empresas nações), de riquezas, ou de melhorar a vida no planeta, os problemas hoje em dia são políticos ou técnicos, ou o político não deixa o técnico agir?

    Eduardo Claviso do Amaral EGQ-331

    ResponderExcluir
  16. Área de estudo: China.
    Problemas ambientais diagnosticados: Aumento excessivo da poluição e emissão de gases estufa.
    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: A população chinesa vem crescendo de maneira significante nos últimos anos,e com isso,o consumo(as vezes exagerado) cresce nas mesmas proporções da população, fazendo que a economia siga ( de maneira quase que obrigatória) no mesmo caminho.
    Ações já realizadas acerca do diagnóstico:Devido a preocupação com os problemas ambientais na China, orgãos de proteção de ao meio ambiente, vem ganhando cada vez mais apoio de muitas pessoas,dando mais força a fiscalização ambiental, seja nas grandes indústrias ou mesmo no dia-a-dia.
    Possíveis soluções de prevenção: Fiscalizações cada vez mais rigorosas em indústrias de todos os portes e seguimentos.
    Possíveis soluções de correção:Na China já existem leis que entrarão em vigor nos próximos anos, a qual 10 % ( por cento) da energia da china deverá vir de fontes renováveis.Assim como, existem também novos padrões de eficiencia de combustível para os novos carros fabricados na China,padrões esses mais rigorosos, até, que os dos Estados Unidos.

    Bruna Pereira da Silva Leonardo.
    EGQ 131.

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula Albano EGQ331

    Área de estudo: China

    Problemas ambientais diagnosticados: Poluição atmosférica, contaminação de rios e lagos.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Utilização de energia obtida através de indústria de carvão (usinas termelétricas), contaminação de rios e lagos através de despejo de produtos químicos em seus efluentes, crescimento econômico acelerado.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: A China adotou uma série de políticas e de programas que visam mitigar as mudanças climáticas. Por exemplo, Oliveira (2011) nota que o Instituto Nacional de Padronização adotou novas regras para regulamentar a eficiência de dispositivos elétricos, com o objetivo de reduzir em 10% o consumo de eletricidade até o ano de 2010. Em cidades como Beijing, Chungquing, Xangai e Tianjin adotaram-se medidas para reduzir 65% do consumo de energia em edifícios públicos. No setor de transportes, a China já tem uma das maiores frotas mundial de ônibus que funcionam com gás natural comprimido. O país também está investindo em carros elétricos, desenvolvendo projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), criando grupos de lideranças e instituições de pesquisa.
    Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=76&id=954

    Possíveis soluções de prevenção: Investimento em fontes de energia alternativas, fiscalização rigorosa das indústrias no controle de carbono liberado na atmosfera.

    Possíveis soluções de correção: Tratamento dos efluentes contaminados, incentivo ao transporte público, pois conforme citado acima a China possui uma das maiores frotas mundiais de ônibus que funcionam com gás natural comprimido. Fiscalizações intensas nas indústrias, com aplicação de multas rigorosas.


    ResponderExcluir
  18. Área de estudo: Brasil

    Problemas ambientais diagnosticados: Destruição da camada de ozônio.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Emissão de CFC (Clorofluorcarbono)

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: A destruição da camada de ozônio é um problema ambiental diagnosticado há muitos anos, sempre foi uma grande preocupação para os ambientalistas no mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente.

    Possíveis soluções de prevenção: Devido a diversas medidas adotadas a redução do consumo de CFC no Brasil caiu 95% entre 2001 e 2007, números impressionantes que muito se deve a criação do Plano Nacional para a Eliminação de CFC (PNC), cuja ação é baseada em treinamento e assistência técnica, implementação de novas tecnologias, mudanças legislativas e de processos industriais para reduzir ainda mais o uso e os estoques de gases agressivos ao meio ambiente. O PNC segue as recomendações do Protocolo de Montreal, acordo assinado em 1986 e atualizado em 2007 pelo qual países da ONU se comprometem a acabar com a emissão desse e de outros gases que prejudicam a camada de ozônio.

    Sem essas medidas adotadas certamente estaríamos muito mais expostos aos raios UV, o que certamente aumentaria consideravelmente principalmente as doenças de pele.

    Para finalizar vale ressaltar que o Brasil já se preocupa com a missão de CFC, há mais de duas décadas, com certeza essa redução impressionante é fruto de muito luta e esforço por parte de nossos pesquisadores, cientistas e engenheiros.

    Tiago Vicente EGQ 341

    ResponderExcluir
  19. Área de estudo: Poluição

    Problemas ambientais diagnosticados: Ar poluído, contaminação da água.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Crescimento da demanda do carvão, aquecimento global. Queima de materiais como carvão e petróleo, e de biomassa, como queimadas em florestas e na produção agropecuária.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Substituição do carvão por gás e à “exportação” de indústrias dos países ricos para os países em desenvolvimento, ajudaram a reduzir a poluição do ar na Europa.

    Possíveis soluções de prevenção: Desenvolvimento sustentável.

    Possíveis soluções de correção: China invistir em energia hidrelétrica (com a construção de Três Gargantas, a maior do mundo) ou energia eólica.


    Thiane Tais Lando

    ResponderExcluir
  20. Área de estudo: China.

    Problemas ambientais diagnosticados: Poluição do ar e contaminação de fontes de água potável.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e de biomassa, como queimadas em florestas e na produção agropecuária. Poluentes químicos que são despejados por indústrias em rios e lagos.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: investir US$ 850 bilhões na limpeza de rios e fontes de água potável nos próximos cinco anos. Criação de uma taxa de carbono. Multar carros desregulados que emitem mais do que o permitido. Construção de novas indústrias de cimento e aço serão barradas na cidade e fábricas serão fechadas em dias de smog. Fazer churrasco na rua em dia de smog também será proibido. Construção de uma usina solar para tirar mais energia do sol e reduzir a dependência em fontes sujas, como o carvão.

    Possíveis soluções de prevenção: Implantar um sistema de tratamento de efluentes, continuar com um sistema de monitoramento do ar. Substituir gradativamente o uso de carvão como fonte de energia, pelo uso de energias limpas.

    Possíveis soluções de correção: criação de alertas para a população, monitoramento constante da qualidade do ar.

    ALINE HILLESHEIN - EGQ 331

    ResponderExcluir
  21. Área de estudo: China

    Problemas ambientais diagnosticados: poluição severa do ar, poluição da água

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: queima do carvão pelas indústrias, queima de florestas, indústrias jogam resíduos tóxicos nos rios

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: medição do nível de poluição no ar, criação de usinas hidroelétrica, criação de usina de energia eólica

    Possíveis soluções de prevenção: controlar rigorosamente a poluição do ar, e o governo exigir das indústrias um tratamento de resíduos mais rigoroso

    Possíveis soluções de correção: extinguir as usinas movidas a carvão e investir na energia hidroelétrica e eólica, proibir que as indústrias jogam os resíduos nos rios, limpar a água

    Felipe Alves de Lima - EGQ 131


    ResponderExcluir
  22. Filipe de Borba Coan11 de março de 2013 às 06:03

    Área de estudo: China

    Problemas ambientais diagnosticados: Poluição atmosférica, contaminação de fontes de água potável e rios por poluentes químicos, alterações climáticas.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: Queima excessiva de carvão mineral, falta de tratamento de resíduos químicos, emissão de material particulado, despejo de poluentes químicos.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Criação de projetos para controle de poluição. O governo propôs investir US$ 850 bilhões na limpeza de fontes de água potável nos próximos 5 anos. Construção de usina solar para redução do uso de carvão.

    Possíveis soluções de prevenção: Monitoramento constante de qualidade do ar, utilização de fontes de energia renováveis.

    Possíveis soluções de correção: Tratamento de efluentes, Controle de poluição atmosférica.

    ResponderExcluir
  23. Dr. Zhong Nanshan, presidente da Associação Médica da China, advertiu que o problema da poluição na China é “mais assustador do que a SARS”, ao falar numa sessão plenária em Pequim em 5 de março.
    Um respeitado especialista em doenças respiratórias, Zhong Nanshan ganhou reconhecimento uma década atrás por liderar a batalha contra a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
    Ele disse que estes números variam muito entre regiões com diferentes qualidades do ar, pois a poluição do ar está relacionada com as taxas de câncer de pulmão na China. “Se esta tendência de poluição continuar, o número de pacientes com câncer provavelmente aumentará exponencialmente”, disse ele.
    Anteriormente, Zhong Nanshan disse ao Sohu.com que, ao trabalhar com cirurgiões, ele viu que os pulmões de muitos moradores de Guangzhou acima de 40-50 anos são negros devido à poluição do ar. Embora uma das maiores cidades da China, Guangzhou tem níveis relativamente baixos de poluição. “Alguns podem pensar que estou exagerando o assunto, mas isso é um fato”, disse ele. “Se é assim em Guangzhou, em Pequim deve ser muito pior”.
    “Eu não me importo com a chamada ‘sociedade harmoniosa’”, continuou ele, referindo-se a campanha de propaganda comunista. “As coisas mais importantes para os seres humanos são ar, água e alimento. Se estes estão ameaçados, ninguém pode realmente ser feliz”.
    Num artigo recente, a economista He Qinglian falou da poluição em geral, dizendo que mesmo que o governo e todas as pessoas parassem imediatamente de criar nova poluição, ainda levaria algumas centenas de anos para o meio ambiente da China se recuperar.

    Fonte: http://www.epochtimes.com.br/a-poluicao-atmosferica-que-envolve-a-china-e-a-saude-publica/

    ResponderExcluir
  24. Maria Gabriela Souza da Silva11 de março de 2013 às 21:01

    Realizou-se leitura dos textos publicados pela revista Época na web. Após, refletiu-se sobre o mesmo e realizou-se a determinação dos componentes de estudo através da ficha a seguir. Algumas situações no decorrer da análise foram retiradas dos referidos textos.

    ÁREA DE ESTUDO:
    China

    PROBLEMAS AMBIENTAIS DIAGNOSTICADOS:
    - “VILAS DE CÂNCER”: segundo o jornalista e ativista Deng Fei, em sua publicação de 2009. Estas referidas vilas têm índices anormais de incidência de câncer, tendo o registro de pelo menos 400 vilas chinesas atualmente. Um dos principais problemas causadores do câncer é a contaminação da água – 43% das fontes de água estão contaminadas.
    - POLUIÇÃO DE AR: para a saúde humana, a concentração máxima de material particulado em suspensão (partículas pequenas que causam dano aos pulmões quando inaladas e podem causar doenças no coração) por metro cúbico, considerada segura para a saúde humana é 25 microgramas. Porém, na capital da China, Pequim, registrou-se uma média em janeiro de 2013 de 194 microgramas, com um pico de 886 microgramas no dia 12. Para nível de comparação, afirmou-se que a concentração ultrapassou o registrado em fumódromos de aeroportos nos EUA, que foi de 166 microgramas. A natureza dos particulados presentes na atmosfera chinesa não é de natureza tão tóxica que dos fumódromos, mas esses já foram responsáveis em 2007 pela morte de 350 a 400 mil pessoas.

    FATOR MULTIPLICADOR (CAUSADOR) DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS:
    - No caso das ÁGUAS POLUÍDAS, o que causa o problema são “poluentes químicos que são despejados por indústrias em rios e lagos”.
    - No caso da POLUIÇÃO DO AR, o mais atual agravante do problema são os ventos em 2013 na Ásia não têm força o suficiente para dissipar a fumaça, concentrando-se, assim, a nuvem tóxica na China e sendo a nuvem toda “carregada” pelos ventos. Além disso, os particulados, geralmente de origem da queima do carvão em termelétricas, de combustível em automóveis e de queimadas em florestas, tiveram grande aumento desde 2007, já que, desde então, aumentou-se em 40% a queima de carvão na China – principal fonte da poluição do ar –, atingindo a China a marca de consumo em todo o planeta de 47% do carvão, segundo publicação de janeiro de 2013.

    AÇÕES JÁ REALIZADAS ACERCA DO DIAGNÓSTICO:
    - Para amenizar os problemas com a POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, segundo a publicação “China admite que poluição criou ‘vilas de câncer’”: “uma das medidas propostas pelo governo é investir US$ 850 bilhões na limpeza de rios e fontes de água potável nos próximos cinco anos.” Além disso, o plano propõe, ainda, a criação de uma taxa de carbono, aumentando os impostos dos setores mais poluentes, principalmente a indústria carvoeira.
    - Para desacelerar a demanda de energia proveniente da queima do carvão e, assim, evitar maior POLUIÇÃO DO AR, a China começou a montar em 2009 uma usina solar no deserto, em Dunhuang, com planos de a capacidade crescer até 1 gigawatt em 2020. Além disso, em janeiro deste ano, “dirigir um carro desregulado, que emite mais do que o permitido, vai render multa de 3 mil yuans (cerca de R$900). Construção de novas indústrias de cimento e aço serão barradas na cidade e fábricas serão fechadas em dias de ‘smog’. Fazer churrasco na rua em dia de ‘smog’ também será proibido.”

    ResponderExcluir
  25. Maria Gabriela Souza da Silva11 de março de 2013 às 21:02

    POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE PREVENÇÃO:
    - Para prevenir pioras na situação da POLUIÇÃO DO AR na China, poder-se-iam tomar como base medidas tomadas na Europa, quando houve a crise de “smog” (smoke + fog = fumaça + neblina) em Londres, em 4 de dezembro de 1952. Após a crise, “usinas foram realocadas em locais mais distantes dos centros urbanos, a regulação tornou o processo industrial menos poluente, e Londres proibiu queima de combustível poluente em algumas regiões da cidade.” Além disso, a substituição do uso do carvão como fonte de energia por outras fontes renováveis, limpas, poderiam ser uma boa medida preventiva. Por fim, continuar com investimentos em energia hidrelétrica ou eólica, em detrimento dos investimentos em energia proveniente do carvão também seriam importantes medidas.

    POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE CORREÇÃO:
    Tendo em vista que a principal causa da poluição dos rios é o despejo de resíduos industriais, uma medida efetiva que causaria impacto para as indústrias seria pesada elevação de impostos ou multas sobre indústrias que continuassem com a prática de poluição. Assim, as mesmas promoveriam tratamento de seus efluentes ou incineração dos resíduos que não fossem possíveis de ser tratados para despejo.
    Da mesma forma, aplicar multas ou impostos maiores para indústrias que também causem poluição do ar, investindo, sobretudo, em fontes de energia limpas.
    Para correção da poluição das águas, promover tratamento para os locais já prejudicados e, no caso da poluição do ar, a medida corretiva ideal seria a tendência de diminuir a emissão de poluentes, sabendo-se que os já lançados para a atmosfera serão gradativamente carregados pelo vento. No caso da emissão de poluentes provenientes dos carros, a medida mais eficaz seria a aprovação de carros elétricos ou, ao menos, híbridos, promovendo retirada dos veículos irregulares.

    ResponderExcluir
  26. *Área de estudo: Meio Ambiente.
    *Problemas ambientais diagnosticados: poluição atmosférica e da água .
    *Fator multiplicador dos problemas ambientais: contaminação de rios e lagos através de despejo de produtos químicos em seus efluentes, queima de materiais como carvão e petróleo.
    *Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Ainda nenhuma atitude foi feita. Utilizar de fontes renováveis poderia prevenir que a poluição aumentasse, desta forma diminuindo os impactos ambientais.
    *Possíveis soluções de prevenção: Utilização de fontes renováveis.
    *Possíveis soluções de correção: não há mais como eliminar estes gases já emitidos, mas poderíamos daqui pra frente usar fontes renováveis e criar programas de monitoramento ambiental. Infiltrar nas empresas esses programas ambientais para que elas mesmas possam ter consciência da sua poluição.

    ResponderExcluir
  27. Área de estudo: China

    Problemas ambientais diagnosticados: Poluição (contaminação de fontes de água potável, e sérios problemas sociais e de saúde, incluindo a existência de vilas de câncer).

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: obtenção de energia em lugares inapropriados.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico:-Usinas foram realocadas em locais mais distantes dos centros urbanos.

    Possíveis soluções de prevenção:-criação de uma taxa de carbono;
    -criação de alertas para a população, monitoramento constante da qualidade do ar;
    -Construção de usinas solar no meio do deserto.

    Possíveis soluções de correção:Tratamento de efluentes, Controle de poluição atmosférica.




    ResponderExcluir
  28. Vejam outras consequências da poluição na China (nossa área de estudo).
    http://pt.euronews.com/2013/01/31/china-a-beira-do-desastre-ecologico/

    A poluição chega aos 400 microgramas por metro cúbico de ar. Qual o significado desse valor após os estudos acerca das unidades de concentração?

    ResponderExcluir
  29. Área de estudo: Poluição na China

    Problemas ambientais diagnosticados: Contaminação da água e ar, ocasionando sérios problemas sociais e de saúde na população chinesa.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: destinação incorreta de resíduos industriais e lixos em rios e lagos; produção de energia baseada na queima de carvão.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: estudo das “vilas de câncer” com o intuito de alertar o governo e a população à respeito da situação atual.

    Possíveis soluções de prevenção: Investir na conscientização dos setores mais poluentes, em especial à indústria do carvão, através de uma taxa de carbono, a qual aumentará os impostos dos mesmos, fazendo com que eles reavaliem a destinação de poluentes químicos, visando utilizar um método com menor índice de agressão à atmosfera.

    Possíveis soluções de correção: Medidas propostas pelo governo em investir US$ 850 bilhões na limpeza de rios e fontes de água potável nos próximos cinco anos.


    ResponderExcluir
  30. Lilian Gardini - EGQ-331

    Área de estudo: China

    Problemas ambientais diagnosticados: Contaminação de fontes de aguá potável, poluição atmosférica, problemas de saúde e sociais.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas ambientais: poluentes químicos despejados por industrias em rios e lagos, utilização de energia através da queima do carvão (usinas termelétricas) e de combustíveis dos automóveis, crescimento econômico acelerado.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Investimento na limpeza de rios e lagos e fontes de água potável nos próximos cinco anos. Criação de uma taxa de emissão de Carbono, construção de uma usina solar. Uma das maiores frotas de ônibus movidos com gás natural comprimido esta na China, alem de investimentos em carros elétricos.

    Possíveis soluções de prevenção: Maior utilização de fontes de energia alternativas (como a solar). Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos. Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases. Monitoramento periódico das fontes poluidoras. Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.
    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm

    Possíveis soluções de correção: Tratamento dos efluentes despejados pelas industrias, incentivo ao transporte público, elaboração de leis que multam empresas que não utilizam equipamentos que controlem a emissão de gases poluentes, controle da qualidade do ar diariamente.

    ResponderExcluir
  31. Área de estudo: Poluição que afeta a saúde.

    Problemas ambientais diagnosticados: Viver em Pequim é pior do que passar a vida dentro de um fumódromo. Conclusão de análise da qualidade do ar na capital chinesa. Partículas de sujeiras no ar.

    Fator multiplicador (causador) dos problemas: A queima de carvão em termoelétricas ou de combustível nos automóveis. A China passou a queimar 40% mais carvão, a principal fonte de sujeira no ar.

    Ações já realizadas acerca do diagnóstico: Não há registros concretos de ações já realizados. O Li Keqiang político, primeiro-ministro chinês, afirmou que a solução para o problema “é de longo prazo”

    Possíveis soluções de prevenção: Tentar evitar ao máximo despejo de poluentes químico gerados pelas indústrias, nos rios e suas nascentes, e como o principal objetivo evitar ao máximo ou até se possível eliminar a queima de carvão. Também anunciado, Pequim apresentou novas regras para lidar com a poluição do ar, segundo a Bloomberg, dirigir um carro desregulado, que emite mais do que o permitido, vai render multa de 3 mil yuans (cerca de R$900). Construção de novas indústrias de cimento e aço serão barradas na cidade e fábricas serão fechadas em dias de smog. Fazer churrasco na rua em dia de smog também será proibido.

    Possíveis soluções de correção: “Há 60 anos, no dia 4 de dezembro de 1952, um imenso smog cobriu Londres. Causado principalmente pela queima de carvão e lenha, a fumaça só foi dispersada no dia 10, desencadeando uma forte crise de saúde na cidade. Pelo menos 4 mil pessoas morreram prematuramente por causa da poluição; 15 mil pessoas ficaram doentes e, nos meses seguintes ao smog, estima-se que o número de mortes ultrapassou 7 mil. A tragédia forçou a classe política a agir. Em 1956, o Parlamento aprovou o Clean Air Act (Lei do Ar Limpo). Usinas foram realocadas em locais mais distantes dos centros urbanos, a regulação tornou o processo industrial menos poluente, e Londres proibiu queima de combustível poluente em algumas regiões da cidade.
    Medidas similares foram tomadas em outros países. Essas medidas, somadas à substituição do carvão por gás e à “exportação” de indústrias dos países ricos para os países em desenvolvimento, ajudaram a reduzir a poluição do ar na Europa. Os dados mais recentes, da Agência Ambiental Europeia, mostram que nos últimos vinte anos a quantidade de poluentes caiu 26% na União Europeia.”
    É o que os chineses poderiam tentar fazer para o bem de todos. Sabe-se que em alguns países da Europa o ar ainda continua muito poluído, mais nem comparável com o que vem acontecendo na China. Medidas devem ser tomadas o quanto antes, pois pode-se imaginar que o estagio de poluição na China não é mais considerado de baixo risco. Se a Europa conseguiu diminuir por que a China também não pode?



    ResponderExcluir